Cuidando dos dentinhos

Meu príncipe começou cedo a nascer os dentinhos, aos 4 meses ele já estava com os dois dentinhos inferiores! Minha preocupação sempre foi de como cuidar corretamente de seus primeiros dentinhos, devido a famosa e temível cárie de mamadeira. Desde cedo faço a escovação de seus dentinhos, usando no inicio a escova massageadora(aquelas que colocamos no dedo mindinho), acompanhada do gel sem flúor(que ajuda a aliviar a coceiras na gengiva). Muitas mamães infelizmente , não se preocupam ou não sabem da importância de cuidar da 1º dentição dos pequenos antes mesmo que eles apareçam na boquinha. Resolvi escrever esse post, depois de uma pergunta que recebi de uma amiga mamãe de 1ª viagem de uma menininha linda. A dúvida dela era: "Realmente é necessário fazer a limpeza da gengiva depois do aleitamento?" A resposta já tinha recebido da pediatra do Lucas logo nas primeiras consultas. Sim, a limpeza da gengiva é muito importante, para evitar uma doença de boca conhecida como sapinho!
Então vamos lá. Como fazer? O que usar? Essa foi a sugestão da pediatra do Lucas, você deve consultar a pediatra de seu pequeno em cado de dúvidas.

Escova Massageadora:
Os bebês normalmente, a partir do 3 meses ,eles começam a ficar incomodados em virtude dos dentinhos e a escova massageadora em silicone é uma boa opção no alivio dessa coceira.

Escova para os 1° dentinhos


Essa escovinha, em silicone macio e confortável,  ajuda na higienização e  massageia a gengiva proporcionando bem estar ao bebê.
Antes de comprar essa escovinha verifique na embalagem do fabricante, se a mesma possui esse perfil:

-Fabricado em silicone anti-alérgico, atóxico, macio e elástico;
-É inodoro, não tem gosto, não deforma e não mela (mesmo após o uso contínuo);
- O massageador é aprovado pelo ABO;
-Pode ser utilizado pelos recém-nascidos, possibilitando uma confortável iniciação ao hábito de higiene bucal.

 O gel dental de limpeza sem flúor, foi passado para o Lucas quando os primeiros dentinhos começaram a sair.

O Lucas usava esse da Sanifil.


Fique atento na hora de escolher o seu, verifique na embalagem  se é sem Flúor, se realmente previne a formação das cáries de forma segura,  faz pouca espuma e tem baixa abrasividade, para combater os germes causadores da placa bacteriana sem agredir o esmalte dos dentes. Lembre-se que excesso de Flúor nessa fase pode levar à fluorose dental, uma anomalia que ocorre durante a formação dos dentes e afeta sua estrutura, produzindo manchas brancas ou marrons e perdas minerais.

Agora com 16 dentinhos, meu cuidado se intensificou, o medo da cárie de mamadeira!!! Porque muitas vezes, ele toma o último mingau já sonolento, dai se eu for fazer a escovação já viu, ele acorda e pronto! Esse tipo de cárie acomete os dentes rapidamente, pois durante o sono, o fluxo salivar diminui. Os primeiros sinais da cárie de mamadeira constituem manchas brancas e opacas que muitas vezes passam desapercebidas pelos pais. Quando acontece de ele dormir sem escovar os dentinhos, dou água para ajudar a eliminar os restos de leite que tenham ficado na bochecha!


Lucas, escovação após o almoço!
 A escovação dos dentes do meu pequeno, já faço com uma escova de dentes para crianças com faixa etária de até 2 anos (escova grande demais machuca a boquinha) e pasta de dentes sem flúor também com a indicação da idade. 

O Lucas adorou essa com gostinho de morango.

Espero ter ajudado com minha experiência de mãe, mas para maiores informações consulte a pediatra de seu filho!!!

beijos.

Jamilly LIma

5 comentários:

  1. Olá Jamilly, ótimo texto.Realmente muitas mães não se preocupam e depois ficam lamentando quando levam ao dentista.Por aqui não se tem essa preocupação, então fico sempre cuidando , desde antes de nascer os dentinhos da baby,ja fazia limpeza e agora ja escovo com a escova.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi..
    Acho muito bem que se cuide dos dentes dos pequenos desde o inicio..e eles ate gostam :D

    Beijoo

    ResponderExcluir
  3. Oie Jamilly

    Adorei o post.
    Nós mamães temos muitas dúvidas sobre a correta escovação dos dentes dos bebês e a eterna dúvida sobre quantas vezes por dia devemos escovar e sobre a questão mamadeira x dormir x escovar os dentes.
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Seeu menino é lindoo!!!
    Não vejo a hora de ter o meu tbm, vi o coment's que deixou pra mim =D
    To com um pouco de medo do normal, mas não tenho escolha a médica disse que acesarea só será decidida na hora! =//
    Mas vai dar tudo certo, se Deus quiser.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post, agora vou correndo conferir lá no cantinho, bjss

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!