Alergia a ovo?

Olá queridas,


Quando Lucas tinha um pouco mais de 1 aninho, estava eu e papai jantando macarrão com ovo e Lucas pedi para experimentar, não vi nada demais e dei um pouquinho, depois sentei ele no meu colo e ele ficou colocando o dedinho no ovo e depois na boca, alguns segundos depois ele começa a se coçar, o pescoço estava bem vermelho. Corri e dei um banho, depois ofereci água e ele não conseguiu engolir, ficava se coçando todo, mais não reclamava.
Levamos na emergêrcia, mas quando chegamos lá a vermelidão já tinha desaparecido, mesmo assim a pediatra passou um rémedio para alergia. Alguns dias depois levei ele na pediatra que o atende e ele me recomendou a não oferecer ovo até os 4 anos. 
Lucas tem alergia ao ovo puro, mas no bolo, biscoito ou qualquer tipo de massa que leve ovo na preparação ele não tem. O que me deixou mais assustada nisso, foi que no sábado estava fazendo panquecas para o almoço, quebrei os ovos e deixei as cascas em cima da mesa, Lucas subiu na cadeira e quebrou a casca do ovo na mão. Quando vi ped para o papai lavar a mãe dele, mas jamais passou na minha cabeça que o fato de ele ter quebrado a casca do ovo já vazia o deixaria com alergia, mas aconteceu.
Passando uns 15minutinhos do acontecido, Lucas começa a se coçar e novamente ficar com o pescoço vermelho. Fiquei super assustada e mandei comprar o rémedio que a médica tinha passado da oura vez, liguei para a pediatra e ela me disse que ficasse de olho e se não sumisse levasse ele para a emergência. Graças a Deus antes mesmo do rémedio chegar ele já estava bem.
Conclusão: Nem comer, nem chegar perto.

Pesquisei o assunto:




Uma das alergias mais comuns é gerada pelo ovo. Este tipo de alergia ocorre quando o corpo está em contato com a albumina, ou seja, a proteína que está localizada na clara do ovo. A referida proteína tem propriedades alérgicas.
É muito importante conhecer os sintomas para detectar este tipo de alergia, uma vez que pode nos ajudar a evitar problemas de maiores no futuro.
Entre os sintomas identificamos os seguintes:

  - Ocorrência de certas manchas na pele, tanto no corpo como no rosto. - Inchaço da pele. - Ataques semelhantes aos asmáticos que tornam a respiração difícil. - Diarreia, náuseas e dor de estômago persistente. - A insônia frequente. - Dores de cabeça.
Este tipo de alergia se apresenta normalmente em crianças pequenas, principalmente até dois anos. Isso não quer dizer que esta situação é permanente, assumindo que durante os primeiros anos de nossas vidas este tipo de intolerância é mais comum. Por esta razão, é importante controlar a introdução de tais alimentos aos menores. O que fazemos é tentar adicionar ovo à sua dieta e observar muito bem se a criança não apresenta nenhum dos sintomas descritos acima.
Em muitos casos, este tipo de intolerância ou alergia ocorre geralmente em conjunto com uma intolerância à lactose. Muitas vezes, estes tipos de alergias são superadas quando as crianças crescem. Em vez disso, no caso dos adultos, esta alergia muitas vezes ocorre raramente e é muito mais complicada ao longo do tempo.
Muitas vezes, quando ocorre esse tipo de alergia, obviamente, o que você deve fazer é parar de usar o alimento o mais rápido possível.
Normalmente, depois de alguns anos sem consumir este alimento, dois ou três anos, volte a incorporá-los em sua dieta para ver se essa intolerância foi superada.

Fonte aqui


Bom meninas, devemos sempre ficar atentas aos pequenos, pois alergia é coisa séria.

Jamilly LIma

7 comentários:

  1. Que coisa, hein? A Lara nunca quis comer ovo, dava enjôo.... agora come normalmente, até gosta. Essas coisas de alergia são bem sérias, mas é cuidar direitinho que fica tudo bem. Eu tive alergia de tomate quando criança e depois, passou.... Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.com.br

    ResponderExcluir
  2. menina que curioso isso, aqui em casa nunca apresentaram alergias a alimentos não, mas em relação a certos tecidos tem demais! bjos

    ResponderExcluir
  3. que interessante
    ainda bem que ele só tem alergia a ovo puro
    e não em uso de algo.
    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa imagino o susto que vc levou....
    Tbm não imaginei que só o fato de tocar no ovo pudesse causar alergia, bom saber!
    Beijinhos
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Menina, que coisa né?
    Nunca pensei que ovo daria alergia a alguem, ainda bem, que ele se recuperou logo!
    beijos, http://principecaioandre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Realmente é coisa seria que susto enh!! mesmo adorei as informações do post Bjus http://annabeatrizrafaela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa que coisa, também nao sabia que ate ele cru daria alergia, aqui o meu não tem alergia com nada, graças a Deus...

    tem selinho pra vc no blog

    Bjinhos

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!