Ufa, que alivio!

Olá leitores.

Como eu tinha dito em uma postagem anterior chamada Lá vamos nós outra vez, ontem foi o primeiro dia de consulta com a nova fonoaudióloga. Apesar de ter sido um dia bem puxado, com muitos afazeres, foi um dia que me trouxe muito alivio. Vamos aos detalhes...

Acho que todas já sabem que meu menino não é muito de conversar, no inicio ele quase não falava nada, mas de uns 6 meses para cá está cada dia mais falante. Porém minha maior preocupação é com o dialogo, principalmente com outra crianças. Lucas adora conversar, mas sempre busca adultos para isso, o fato eu já sabia, ele convive somente com adultos, por mais que eu e meu marido nos esforcemos para que ele brinque com outras crianças, minha rua é composta por meninas e meninas já grandes, isso é: elas não querem brincar com eles por motivos obvios.

Mas agora vamos voltar para a consulta de ontem. Chegamos lá cedo, somente eu e o Lucas, papai não podê ir. Assim que chegamos, Lucas avistou logo uns brinquedos na recepção e juro que pensei: "agora ele não vai mais querer sair daí." mas ao contrário ele não reclamou em nada.


 Quando entramos na sala, a Fono me perguntou qual era o motivo principal da consulta e eu contei toda a história que vocês já conhecem, ela deu a ele vários brinquedos e ele falou as cores, as formas, os números indo e voltando, reconheceu o nome dele entre muitos outros, ordenou o alfabeto corretamente e acertou até mesmo algumas horas do reloginho. Ela observava tudo com muita atenção e depois de uns 40 minutos ela deixou ele brincando sozinho e veio conversar. Primeiramente ela me disse que ele é muito inteligente, atencioso e sabe descobrir soluções para os problemas, isso afasta de qualquer tipo de "trastorno de aprendizagem", apesar de já saber muito bem disso o alivio é muito bom! Depois desse primeiro momento ela me disse que não via nada nele que não fosse normal, a falta do dialogo é uma caracteristica da personalidade dele, mas se isso me incomoda podemos incentivá-lo a começar a dialogar, sempre conversando e sempre demonstrando a felicidade quando ele resolver conversar, porém sem fazer pressão para que isso aconteça. Depois ela me disse que observou algumas pronununcias erradas, mas que isso era aceitavel já que agora é que ele está desenrolando a fala.

A consulta durou um pouco mais de 1 hora, decidimos que vamos fazer apenas 1 por semana para não atrapalhar a rotina da escola. Mas novamente algo me incomoda, Lucas precisa de amizades, precisa de companhia durante o dia, precisa de amigos, mas não estou falando sobre aquelas amizades repentinas em pracinhas e sim de amigos que ele possa conviver, possa criar um vinculo verdadeiro.

O que fazer? ainda não sei, mas a mamãe promete filho que irá se esforçar para que você consiga amigos fora da escol.

Jamilly LIma

13 comentários:

  1. Jamilly, que legal essa consulta com a fono. E que legal estar tudo bem. Amigos a gente não impões, viu amiga? Até porquê, ele quem vai escolhê-los!!! Pode ser na praça, na escola, na família,.... sempre vai ter amigos que ele gosta, que prefere e outros que não converse. Nós também somos assim.... e isso é normal. Ele, está descobrindo isso. Apenas isso. Bjus e fiquei master feliz, de verdade. Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amiga, dá tempo ao tempo que ele mesmo vai se encarregar de encontrar um amigo! Pode ser até na escola, ele mesmo vai querer ir na casa do amigo ou chamá-lo pra casa de vcs! Não se preocupa.
    Continua levando ele nas pracinhas, na cada dos primos...
    E a fono foi ótima né???

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. amiga querida não precisa ficar nervosa
    ele já frequenta escola, então nada tão grave assim
    não ter amigos aonde mora
    minha filha não brincar na rua,
    não temos parentes perto, não vai pra casa de
    ninguém, aproveita os momentos de escola
    e quando vamos ao shopping, cinema, praia
    coisas assim no momento certo
    ele terá amigos amiga

    espero ter ajudado
    linda tarde bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vai dar tudo certo, amiga. Logo tudo irá se resolver, você vai ver!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,
    que bom que foi tudo bem na consulta.
    Já já ele vai encontrar um amigo!
    Já tendo o convívio na escola é uma grande coisa!
    Beijos em todos!
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vai dar tudo certo, é só colocar nas mãos de Deus que Ele fará infinitamente mais do que podemos imaginar, o Lucas vai fazer amigos, muitos amigos, amigos para vida toda!

    Beijos
    http://irmacorujando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amiga que bom que deu tudo certo. E fique tranquila que logo o Lucas conseguirá fazer seus próprios amiguinhos. :D
    Leve ele na casa dos primos e sobrinhos. ;)
    Por aqui a CLara tem muitos priminhos na idade dela.
    Beijos
    Débora

    ResponderExcluir
  8. Que bom amiga que esta tudo bem com ele, e que isso é de personalidade, e não se preocupe logo vai encontrar muito amigos para conviver, isso acontece com o tempo, o Isaac só tem os primos e uma menina do prédio que é da mesma idade. Só vai conhecer crianças ano que vem, pois vai para a creche. Toro sempre que de tudo certo... Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  9. Jamilly que bom que na consulta foi tudo bem, o Lucas vai fazer grandes amizades na escolinha logo logo, além disso, vc pode fazer um lanche e chamar alguns amigos da escola para passar a tarde com Lucas.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amiga... q bom q a consulta foi boa e de resultado positivo.
    Acredito q com o convívio na escola isso vai se desenrolar... por aqui Joseph tb fala pouco, faz mais gestos do q palavras, mas o q fazer?
    Incentivar - incentivamos, agora é esperar ele ter essa necessidade de se comunicar é o q a pediatra do Joseph fala.
    Convide um amiguinho q ele fale mais para um passeio ou uma tarde na sua casa, assim vc aproxima de um amiguinho, bjss

    ResponderExcluir
  11. que bom que deu tudo certo.....
    sempre da uma alivio né o ouvir o que já sabemos .
    quanto as amizades fora da escola eu passo pelo mesmo problema ,
    tenho que arrumar amiguinhos para os meus tb .
    Beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Jamilly,
    As crianças nos surpreendem hein...que bom que está tdo bem!
    Quanto às amizades, passo pela mesma situação..praticamente não têm coleguinhas por aqui onde moramos e quando aparece algum, os horários e rotina são diferentes!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!