Enxaqueca, o que é?


Bom dia meninas!

Hoje venho escrever sobre algo que tem acontecido comigo pelo menos de 3 em 3 meses: enxaqueca! Doeu só de escrever! e aí doeu só de ler???
Coincidência ou não, desde quando comecei a tomar anticoncepcionais iniciarão as crises de enxaqueca, nessa época elas eram bem mais frequentes, sentia pelo menos 2 a 3 vezes por mês. Depois que o Lucas nasceu resolvi para de tomar anticoncepcional e novamente coincidência ou não, as crises tem diminuído bastante.
Já cheguei ao ponto da enxaqueca que meus olhos ficarão vermelhos e a veia da testa latejava que os outros virão, isso aconteceu duas vezes, no ano novo de 2011 e no aniversário de 1 ano do Lucas, em ambos os casos fui para a emergência tomar medicação na veia. Procurei ajuda para tratamento, mas de acordo com o médico que me atendeu enxaqueca tem prevenção e não tratamento, comecei a procurar o motivo da enxaqueca e percebi que ela acontece quando eu passo longos períodos sem me alimentar ou quando fico muito estressada.
Quem já sentiu enxaqueca sabe que que é uma dor quase que insuportável, algo que realmente tira o animo, faz perder o sono e impossibilita de fazer qualquer coisa.
Mas de fato o que é essa tal enxaqueca? comecei a pesquisar na internet e venho compartilhar com vocês.

"Enxaqueca é um distúrbio neurovascular crônico e incapacitante, com base biológica que acomete pessoas geneticamente predispostas. Esse tipo de cefaleia primária pode ocorrer em qualquer idade, mas costuma manifestar-se mais em adolescentes e adultos jovens e afeta mais as mulheres do que os homens. Sua principal característica é o embaçamento da visão ou a presença de pontos luminosos, em zigue-zague ou manchas escuras nos períodos que precedem as crises dolorosas.
A enxaqueca é uma dor multifatorial, mas algumas de suas possíveis causam ainda continuam indefinidas. No entanto, já se sabe que existem alguns gatilhos que podem desencadear  as crises, tais como: jejum prolongado, estresse, insônia, chocolate, queijos fortes, embutidos, consumo excessivo de café e de bebidas alcoólicas, fumo, alteração hormonal, certos perfumes e açúcar.  O sintoma típico da enxaqueca é uma dor pulsante e pulsátil, geralmente unilateral, de intensidade moderada ou forte, acompanhada por náuseas ou vômitos, hipersensibilidade a luz, aos sons e a certos odores que se mantém de quatro a 72 horas e piora com o movimento.
Irritabilidade, depressão, agitação são transtornos de humor  que podem está associados às crises de enxaqueca, ou antecedê-las.
O diagnóstico é clinico baseado no levantamento da história familiar  ou nas queixas dos pacientes.
Recomendações:
* Não pule refeições;
* Evite alimentos ou bebidas que possam causar a enxaqueca;
* Pratique exercícios físicos regularmente;
* Estabeleça horários para deitar-se e levantar-se e procure respeitá-los;
* Tente reservar  algum tempo para o lazer. Relaxe.

Fonte aqui

Nesse texto algumas coisas é bem o que sinto e o que antecede a crise. O fator familiar também é aceitável no meu caso, meu pai sente muitas crises de enxaqueca desde jovem.

Algumas de vocês sentem crises de enxaqueca? como evitar a crise?

beijos

Jamilly LIma

10 comentários:

  1. Olha amiga já tive, e posso dizer que é aterrorizante a dor, e a veia da cabeça fica pulsando mesmo... Doi muito!!! Mas faz tempo Graças a Deus que não tenho mais... Espero que você não tenha mais... Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  2. Ain amiga eu não tenho enxaqueca, mas tenho uma outra amiga que também tem, e ela ficava super ma mesmo. Se cuida.
    Beijos
    Débora

    ResponderExcluir
  3. ai Jam enxaqueca é ruim de mais
    ninguém merece poxa
    melhoras e que resolva com tratamento
    linda tarde bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. aI AMIGA... Q problema!
    Por aqui eu nunca tive, mas a minha irmã tem. As causas tb são alimentares, tudo q tem corante, chocolates, refrigerantes, tudo tb contribui para a enxaqueca... ah treva!
    Melhoras viu?! bjss

    ResponderExcluir
  5. aI AMIGA... Q problema!
    Por aqui eu nunca tive, mas a minha irmã tem. As causas tb são alimentares, tudo q tem corante, chocolates, refrigerantes, tudo tb contribui para a enxaqueca... ah treva!
    Melhoras viu?! bjss

    ResponderExcluir
  6. Nossa flor , melhoras ai ♥
    Doeu só de ler sim kkk

    Beijos
    http://rebeccaabordo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Jamily,

    Nossa nunca senti, mas deve ser muito chato mesmo, melhoras.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Poxa que chato amiga, mas cuide da alimentação também, vais ver como melhora.
    beijos

    www.viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Horrivel essas inchaquecas mesmo
    Tenho amiga que vão para a emergência
    Melhoras
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sei bem como é pois por aqui é hereditário mesmo. Minha mãe sofria com isso, meus dois irmãos e eu tbm temos.
    No meu caso só passa se eu deitar, no escuro e sem nenhum barulho. Mas não é uma coisa que eu sinta frequentemente pois tomo as precauções. Antes era pior pois eu tomava muito café... agora café aqui em casa é só com leite e no màximo duas vezes no dia. Melhoras pra vc

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!