Existe hora certa de brincar???

Olá amigas e amigos!
Tudo bem? Espero que todos vocês estejam bem e com muita saúde!

Hoje vamos falar sobre os momentos de brincadeiras dos nossos pequenos. Será que podemos deixá-los brincar a qualquer hora? A todo momento? 


Quando  escolhemos o brinquedo adequado para as brincadeiras do nosso filho, a brincadeira torna-se um aprendizado. E na infância,  não existe hora certa para brincar. Qualquer hora é hora. Brincar, nesta fase, é uma das atividades mais importantes para a criança. Ela deve brincar sempre, se possível ao ar livre, com crianças de diferentes idades, com adultos, ou sozinha. Todas essas relações interpessoais farão a criança interpretar, construir o brincar de uma maneira diferente para cada uma.

Na educação infantil os três pontos principais são: o brincar, o cuidar e o educar, que andam juntos e se misturam. Isso significa que a criança deve brincar à vontade, mas sem esquecer que existem outras coisas tão importantes quanto brincar, como por exemplo: almoçar, tomar banho, escovar os dentes, ir para a escola, dormir.

Porém todo mundo sabe que criança não tem limite, ainda mais quando se fala em brincar. É só mandar recolherem a bagunça e ir para a cama que começa o chororó : pedindo só mais um pouquinho. Mas as  crianças precisa aprender o mais cedo possível que tudo tem limite e que ela deve cumprir todas as suas obrigações, tanto as boas quanto as chatas.

Outro dilema para os pais é na hora de sair, quando a criança pede para levar seus brinquedos. Será que é saudável carregar os brinquedos para cima e para baixo? Segundo os pediatras, existem brinquedos que não devem ser levados para todos os lugares, especialmente se há perigo de perder ou quebrar, o que vai deixar a criança triste, mas é necessário. Por outro lado, há brinquedos que nos acompanham por muito tempo, muitas vezes até a adolescência, e isso é saudável.

Para a criança pequena há o brinquedo simbólico. Ela estabelece uma relação afetiva com um objeto, por exemplo, um travesseirinho, um bichinho, uma bonequinha, uma caixa de fósforos, um carrinho. Heitor por exemplo tem um macaco de ursinho  que chama de ‘’Amigão’’. Ele faz tudo com ele, principalmente dormir. Essa brincadeira simbólica permite à criança estar brincando sempre. Mesmo que aparentemente não haja um ‘brinquedo’ num determinado local, a criança inventa esse brinquedo a partir de um objeto e lhe dá um significado. Isso é muito interessante e permite o desenvolvimento da imaginação da criança

Então, brincar é importante e faz super bem e devemos deixá-los brincar muito, porém temos que impor limites e ensinar que existe tempo para tudo. 



Bjos e até mais!

Unknown

14 comentários:

  1. E verdade, essa coisa chamada educar é complicado, tudo tem que ser no meio termo, sem exageros, pois na vida tudo é assim!

    Bjs
    Gleysa
    www.demamaeursa.com
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
  2. com certeza tempo que impor limites
    brincar é bom demais
    mais com moderação
    tem tempo pra tudo
    temos que organizar o dia a dia dos filhotes

    lindo dia bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu devo estar errada então..... aqui a gente só brinca. Outras coisas: só se sobrar tempo. Quando for a escola e tiver obrigações.... aí sim. Por enquanto, somos APENAS felizes.... todo o tempo. Bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  4. Meus filhos brincam muito, quase o tempo todo, e é exatamente como vc disse na hora de dormir e guardar os brinquedos é um tal de, há mamãe! rs!
    Crianças precisam aprender desde cedo que há tempo para todas as coisas.
    Gostei muito do post, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa a brincadeira é diária, sempre esta brincando com algum brinquedo, e aprendendo sempre. Onde vamos o Isaac sempre carrega um brinquedo... Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  6. é verdade tem que deixar brincar , mas tudo na vida tem limite , o que é demais nunca faz bem
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. é amiga, temos que deixar o filho brincar toda hora, mais com limites né.
    Adorei bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, a medida que vamos crescendo, vamos deixando de brincar e ter JM é resgatar essa brincadeira a todo tempo.

    Bjus, Genis
    http://www.reciclandocomamamae.com/
    http://www.mamaesemrede.com/

    ResponderExcluir
  9. Ai menina...a Helô sempre pede pra ficar mais um pouquinho, no banho, na TV, quando está brincando...pra tudo!! Menos pra comer!!hahahaha

    ResponderExcluir
  10. Obrigada o comentário e carinho de todas as mamães! É muito bom estar aqui!
    Bjos
    TATTY

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que tem hora para tudo e tudo é permitido mas com moderação :D
    Ótimo post!!
    bjus
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito dos posts da Tatty, sempre trazem uma mensagem bacana e um ótimo aprendizado. Aqui a brincadeira rola solta mas na hora das obrigações tem que cumprir direitinho.

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

    ResponderExcluir
  13. Pra mim tem que ter hora sim apesar de gostarem de brincar.
    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Brincar é uma delícia, quando pequenos é a todo tempo... depois que crescem vamos colocando as coisas nos eixo, bjs

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!