A diferença das Papinhas caseiras das Papinhas prontas

Olá mamães e papais! 
Tudo bem com vocês? Espero que sim!








Você sabe realmente a diferença das papinhas caseiras , aquelas que nós fazemos em casa com todo amor amor e carinho, escolhendo os melhores ingredientes e daquelas papinhas prontas que compramos? 

Quando Heitor era menor, sempre vivia nesse dilema dar ou não papinhas industrializadas? Pensando nisso escrevi este post para vocês com as orientações que aprendi durante esse processo.
A sopinha caseira geralmente oferece uma maior variedade de combinações, sabores e texturas, por nós escolhermos qual alimento dar e poder misturar o que há de melhor, podendo também ser feita na medida para as necessidades nutricionais de cada criança. Por exemplo, se seu filho está anêmico  você capricha nos legumes e hortaliças com maior quantidade de ferro, se estar com prisão de ventre coloca mais ingredientes para soltar o intestino.


Outro fator a ser levado em conta é o uso de ingredientes frescos, podendo ser  orgânicos, e a possibilidade de se preparar em maior quantidade, para depois separar em porções pequenas e congelar, o que pesa bem menos no bolso.

A papinha de fruta caseira tem a vantagem de utilizar a fruta fresca, que, de modo geral, é mais saborosa e possibilita um melhor aproveitamento dos elementos nutricionais, como no caso das vitaminas. Outro benefício é se valer da diversidade de frutas disponíveis nos mercados e feiras de todas as regiões do nosso Brasil para criar misturas de papinhas bem ricas para nossos amados filhos.  Fazendo assim que eles experimentem mais variedades de frutas e legumes.


Tudo isso sem contar a arte e o prazer de uma mãe, pai ou avós que prepararam a comida de seu próprio filho ou neto, mesmo que não sejamos lá muito amigos da cozinha antes. Não conheço nenhuma mãe que não gosta de cozinhar para seu filho,  isso é um ato de amor e cuidado, mesmo que dê um trabalhão e ás vezes o filho não come nada, mas vale a pena!


Quanto às sopinhas e papinhas industrializadas, feitas por empresas alimentícias de renome, elas são práticas, de boa qualidade, elaboradas com rigor nutricional e, em geral, livres de conservantes. Porém tem menos variedade de sabores e o preço mais alto.


A maioria dos pediatras recomenda que no dia-a-dia sejam utilizadas as sopinhas e papinhas caseiras e em situações mais esporádicas (como em casos de viagem ou passeios de dia todo), as industrializadas. E fui o que fiz com as papinhas de frutas, quando saia e não tinha tempo de preparar nada ou iria ficar mais tempo fora com ele, levava as prontas. Agora nunca dei papinhas salgadas, achava horrível e também não gostou!

E vocês já deram ou dão papinhas industrializadas? 

Bjos e até mais!

Unknown

15 comentários:

  1. amiga além de ser muito mais saudável a papinha caseira super
    recomendo amiga, nunca precisei dar a minha Isa a papinha industrial não
    e também quero não dar a Bibi, amei a postagem

    lindo dia bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Precisei da uma vez a papinha industrializada, pois fomos a um evento na hora do almoço e Lucas era pequeno, porém quando abrir e sentir o cheiro desistir de oferecer e fiz uma mamadeira.
    Aqui eu fazia todos os dias a papinha, nunca nem comgelei e nem nada.

    Ótimo post!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. NOssa, eu realmente acho que essas papinhas prontas salgadas uma bosta !! Sou super a favor de fazer uma papinha gostosinha pro bebe em casa !!!!

    Conheço pessoas que NUNCA fizeram uma papinha se quer pros filhos, ou era a base das industrializadas ou a base de mamadeiras, nem uma frutinha dava pro bebe e é assim até hj !!

    Isso me revolta !

    Beijoss

    http://tamicriandoasas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu sou favor da papinha caseira , aff estás industrializadas tem cheiro daquela whiskas que minha gata come , credo
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. oi amiga ... ótimo post ...

    eu sempre fiz de tudo pra fazer tudo bem caseiro e natural para a Luma .. mas confesso que de vez em quando eu dava as da nestlé ... pois tava toda enrolada e sempre tempo nem pra morrer ... ainda bem que ela já passou desta fase e agora come de tudo .. bjsss

    Tem post novo no nosso diário, passa lá! Bjsss

    Roberta & Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tive que dar essas papinhas industrializadas para a Bibi por um tempo. Estava em processo de mudança e fiquei sem cozinha por dias. Só um aquecedor (rabo quente como chamamos aqui). Então eu passava a base de miojo e ela dessas papinhas. Agora eu faço as minhas e coloco nos vidrinhos, ela acha que é do mercado kkk

    bjos

    http://diariodasprincesasdamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei. Dei pouquissimas vezes, somente em caso extremo quando saia, mas geralmente eu levada a minha já pronta e esquentava, cansei de fazer isso.
    Eu amava fazer as papinhas, era muito gostoso, adorava colocar novos sabores e o Isaac adorava, pena não ser mais assim com as verduras e legumes. Eu nunca gostei da pronta, tem um gosto horrivel, e ele não gostava também. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  8. amiga aqui a bella come dos 2, pois ela me ocupa muito e nem sempre dar de fazer a sopinha, cuidar de 2 e mais a casa é difícil, mas tento o máximo dar tudo caseiro, mas nunca dei aquelas papinhas de frutas, as frutas ela come mesmo, só as sopinhas salgadas que as vezes é ela mesmo.
    adorei o post bjos

    ResponderExcluir
  9. Que bom gostaram do post amigas! Fico feliz!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nunca dei papinha industrializada a Lohany, prefiro as caseiras sempre... adorei o post!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Aqui essas papinhas industrializada sõ dou quando estou na rua
    Em casa dou papinha caseiras, bem melhor
    Òtimas dicas
    Bjkas
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amiga, assim como mencionou o melhor sempre natural, caseiro, mas numa saída, em passeios usava tb a industrializada... bjs

    ResponderExcluir
  13. Amigah só vou poder te responder daqui alguns bons meses combinado? rsrsrs
    Agora sem duvidas as caseiras devem ser beeem melhores, sem contar que existe um ingrediente milagroso nas comidinhas que é o amor da mamae =)
    Bjuu

    http://jessicaegregory.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já dei muito, mas depois optei por fazer mesmo é mais saudável.
    Bju
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. eu usei pouquissimo essa papinha industrializada, meus pequenos não gostavam
    com certeza as caseiras são melhores e mais saudáveis.

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!