Como congelar o leite materno

Se você é abençoada com muito leite, levante a mão para o céu e agradeça, pois eu queria  ter tido muito de ver o leite escorrer, mas o post não é sobre isso. Hoje vamos conversar sobre como conservar o leite materno congelado. Você sabe como ordenha? Onde guardar? Como utilizar depois de congelado? 

Infelizmente a licença maternidade no Brasil obriga a maioria das mulheres a deixar a amamentação por volta dos 5 meses, muitas vezes pela dificuldade de retirar o leite ou por medo de como conservá-lo as mulheres acabam por retirar a leite materno antes do que realmente desejavam.


Todas nós sabemos que o leite materno é hiper importante para o bebê e que o recomendável é que o bebê mame exclusivamente até o sexto mês e continue mamando até dois anos ou mais. Quando leio sobre amamentação exclusiva até o sexto mês, fico me perguntando o porque a tal licença maternidade só dura até o 4º? Existe lei ainda em aprovação para o aumento de meses na licença maternidade, mas ainda não beneficia todas, triste.

Tanto se fala e se divulga sobre a amamentação exclusiva e sobre o elo de amor que o bebê forma com a mãe quando é amamentado no seio, mas para as mamães que trabalham fora esse elo é quebrado, então essa postagem apesar de ser triste é algo que deve ser falado para que as mulheres continuem a oferecer o leite materno nem que seja retirado e conservado.

Em uma das minhas idas ao banco de leite da minha cidade em busca de ajuda na minha amamentação, recebi vários folhetos sobre como extrair o leite e como conserva-lo. Ontem em quanto arrumava umas coisinhas em casa, encontrei a caixinha onde guardei esses informativos e achei bem válido para uma postagem, então vamos lá!

Se você é uma das milhares de mamães que voltam a trabalhar após a licença e deseja continuar oferecendo o leite, procure um local tranquilo em casa, lave bem as mãos e faça a extração dentro de potinhos com tampa, hoje em dia existe potinhos próprios para congelar, mas você pode usar potinhos de vidro bem lavados e esterilizado. 
Para esterilizar os potinhos deixei-o ferver por cerca de 15 minutos e depois deixe o potinho secar naturalmente, de boca para baixo em cima de uma toalha limpa. 

Há quem goste de tirar o leite usando as bombinhas ou mesmo manualmente (como da imagem ao lado). Após ser extraído, você pode manter o leite na geladeira, sempre nas prateleiras de cima, nunca na porta por até 8h, após esse tempo o melhor é congela-lo.

Para congelar o leite é necessário que ele fique em uma temperatura de 10 graus negativos. Nunca encha o potinho até a boca, pois o líquido aumenta o volume após congelado. Antes de congelar é muito importante que você anote em uma etiqueta no potinho a data da ordenha.

Lembre-se o leite materno nunca pode ser fervido ou aquecido diretamente, a melhor maneira de descongelar o leite é colocando o potinho dentro de um pote maior com água morna. Outra dica valiosa é nunca recongelar o leite, caso o bebê não tome todo o leite descongelado descarte-o. 

Se você tem leite de sobra, procure o banco de leite mais próximo da sua casa e se informe como ser uma doadora de leite humano, o que sobra para seu bebê, salva uma vida!

Para saber mais acesse o site Rede brasileira de Bancos de leite humano, aqui


Jamilly LIma

17 comentários:

  1. É muito bacana repassar essas informações de como faz para armazenar o leite materno, muitas mulheres não o fazem por acharem que é complicado ou difícil!

    Beijo
    www.parabeatriz.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    Super dica! Gostaria te ao menos ter tentado doar... mas não tinha mts informações na época.
    acabei não congelando... nem retirando, mas consegui continuar com a amamentação mesmo depois de voltar a trabalhar. bjs

    ResponderExcluir
  3. adorei mae a dica,
    bel legal para quem trabalha, né
    como eu trabalho em casa nao preciso, ou se tiver muito cheio.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Super dicas, adorei! eu não precisei fazer isso, mas muitas mamães precisam! bjo

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essas dicas... eu quero amamentar meu filho o máximo que conseguir... então é bom saber, pra quando precisar sair, uma coisa mais demorada, posso deixar meu leitinho pra ele...

    beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. adorei as dicas .. com certeza vai ajudar muitas mamães que tem que voltar ao trabalho .. e tbm não entendo como a licença pode ser só 4 meses (na maioria) e vivem fazendo campanha pra ter aleitamento materno exclusivo até o 6º mês...

    beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. eu congelei muito leite quando tive minha filha, voltei a trabalhar quando ela estava com 5 meses e como ainda amamentava, sempre deixava o leitinho pra ela.

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

    ResponderExcluir
  8. Amiga estava pensando sobre isso a pouco tempo. POis na gravidez da Clara tive muito leite e não sabia como proceder. Agora sei da existencia de bancos de leite e a forma de congelar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas
    vou precisar congelar o mu daqui a pouco
    beijos onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas... eu nunca precisei tirar meu leite, mas acho muito importante essas dicas para quem precisa trabalhar fora!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. amiga que tinha receio sim de congelar meu leite
    tanto que nunca fiz, acabei levando minha Isa pra perto do meu
    trabalho pra ficar uma babá saia correndo dava mama e voltava
    pense na loucura que era minha vida só pra não parar de amamentar rs
    mais valeu a pena
    lendo aqui vejo que é tão simples
    quando precisar ir ao salão vou testar
    pra ela ficar com maridinho
    mais a frente rs

    amei a postagem

    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Que dica boa hein!
    Eu nem pensei nisso na epoca, eu tinha bastante leite :(

    Beijos
    Gleysa
    www.demamaeursa.com
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
  13. Ótima informação paras as mamães que amamentam, adorei!!!

    ResponderExcluir
  14. POST SUPER IMPORTANTE E ÚTIL PARA AS MAMÃES!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei as dicas
    Muito importantes
    Bjkas
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post.
    Não é que obriga a deixar de amamentar, mas a realidades de muitas mães são outras e temos que andar conforme a música toca.
    Bju

    ResponderExcluir
  17. Super post amiga, com certeza ordenhar e poder guardar ou congelar é muito importante para mamães que precisam e não sabem como.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!