O poder das palavras

 
 Por Marcos Albuquerque
Na minha adolescência, li um livro que mudou completamente a minha vida. Sempre acreditei nessa verdade: as palavras têm o poder de encorajar ou abater as pessoas. Elas despertam alegria ou levam a derrota. Por causa de palavras não medidas, duras e desprovidas de misericórdia lares são destruídos, filhos abandonam os pais, amizades são rompidas. Podem despertar alegria ou angústia, construir ou destruir. São responsáveis por uma série de situações que poderiam ser evitadas se houvesse maior cuidado com o que se fala.
Precisamos estar bem atentos ao que falamos, pois vamos prestar contas a Deus por tudo, inclusive por nossas palavras. O salmista Davi conhecia muito bem o poder das palavras a ponto de preferir ficar calado a ofender alguém. Fico muito triste quando vejo um pai ou uma mãe chamando o filho de burro ou danado. Com meu filho, sempre o chamo de campeão. Acredite! As palavras têm poder.
Todo cuidado com o que vamos falar ainda é pouco, pois palavras uma vez proferidas cumprem seu propósito, pois são como sementes plantadas tanto para o bem como para o mal. O futuro do seu filho pode ser comprometido e até destruído em decorrência do mau uso da língua. Se profetizarmos um futuro de bênção para nossas vidas e de nossas famílias assim será, caso contrário o mal também se estabelecerá. Em provérbios 18.21 encontramos que a morte e a vida estão no poder da língua, então preste muita atenção no que você irá falar. Muitos têm aberto feridas em corações por palavras impensadas e lançadas em momentos de raiva. E, aqueles que desconhecem o poder da língua vivem amaldiçoando tudo: vida financeira, filhos, casamento e depois não sabem por que vivem de mal a pior, não sabem por que tudo em suas vidas dá errado.
O texto de Efésios 4. 29 nos traz um grande ensinamento ao dizer “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe e, sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade e, assim transmitam graça aos que a ouvem.” Como é bom saber que somos instrumentos de Deus para transmitir graça aos que nos ouvem. Assim, não esqueça: As palavras têm poder!

Para leituras sobre o universo materno e infantil, recomendo o blog da amiga Carlah, Intensa Vida, siga aqui

Intensa Vida - Carlah ventura

 

Jamilly LIma

12 comentários:

  1. As palavras realmente tem poder, temos mesmo que tomar cuidado com o que falamos e com que ensinamos aos nossos filhos!
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Marcos estou adorando essa seção do blog Mãe para sempre. Realmente as palavras tem poder, com minha meninas tenho apreendido a ficar mais calada, a pensar antes de falar, pois elas estão sempre com o gravado ligado kkk e reproduzem tudo que falamos/fazemos.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom post! Uma palavra pode mudar o rumo das coisas. Devemos sempre elogiar e sermos francos quando algo não foi legal. Isso vai ajudar muito a torna-los seguros.

    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. realmente as palavras tem poder , eu sou explosiva, mas eu ja melhorei bastante , muitas vezes fiquei calada , e não respondi o que pra mim já bastante coisa
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Todo cuidado é pouco com as palavras elas são muito poderosas e podem modificar toda uma conversa.
    bjus
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. sim também acredito que a palavra tem poder
    por isso temos que prestar muita atenção
    no que falamos

    boa tarde

    sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. As palavras tem poder mesmo
    Amei a resenha
    Bjkas
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Temos que vigiar e nos policiar nesse sentido.
    Obrigado Jamilly por divulgar meu cantinho.
    Bjs!!!

    Carlah Ventura
    Blog Intensa Vida

    ResponderExcluir
  9. Bem verdade, precisamos tomar cuidado no que falamos.
    Admiro muito o salmista Davi, mesmo sendo falho e pecador ainda assim era um homem segundo o coração de Deus.
    Aqui profetizo na vida do meu filhote, na minha família.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. As palavras ferem a alma.
    E a maneira que são lançadas faz estragos irreversíveis.
    Bju

    ResponderExcluir
  11. Super bem falado, devemos tomar muito cuidado com o que falamos, as palavras tem poder para o bem e para o mal. Lindos versiculos para reflexão.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  12. lindas palavras...
    verdade a palavra tem poder, por isso tem de ter cuidado

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!