Arte faz bem!


Olá mamães e papais! Tudo bem com vocês! Espero que sim!

Quando eu tinha 15 anos sabia desenhar como Rafael, mas precisei de uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças.(Pintor Pablo Picasso)


Hoje vamos falar de arte, mas ''Arte'' mesmo, aquelas que as crianças adoram que é rabiscar, pintar, colorir, fazer um desenho... Enfim tudo que nossos filhos amam fazer! 
Aqui Heitor está começando entrar no mundo da arte, pintando e desenhando algumas coisas. O que me fez refletir e pesquisar sobre o assunto e cheguei a seguinte conclusão: Arte faz muito bem!

Quando disse isso tenho certeza que se referia à pureza, inocência e simplicidade das crianças em fazer arte. Pois nós temos um monte de regras que nos deixam presos na hora de criar, as coisas de quer ser assim ou assado, exemplo: quando fazemos uma arvore e a colorimos, os galhos são morrons e as folhas verdes, a criança não, colore e faz tudo conforme ela imagina. A criança risca, rabisca, pinta, colore, inventa e pira sem que ninguém dizendo o que esta certo ou errado, bonito ou feio.  Ou pelo menos deveria ser assim!Quando uma criança desenha ou pinta, não está em questão o julgamento estético de uma escola de arte. O que se vê ali é uma criança contando a sua história particular e única,Ou seja deixe seu filho criar, sem julgamentos!

Fazer arte é um processo, não um produto. é colocar para fora todas as visões, sentimentos, sensações de um  mundo. E as crianças sabem muito bem fazer isto, melhor que nós, que só nós preocupamos com os resultados da nossa arte.
Então mesmo que para você o desenho dos filhos não façam sentido nenhum, não faça criticas, isso só vai bloqueá-lo impedindo assim que faça outras criações. O ideal é que peça seu filho(a) para explicar sobre aquele belo trabalho (desenho), contando como criou e o porque usou aquelas cores.Mesmo com formatos estranhos todos os desenhos são uma forma de comunicação da criança, como ela enxerga seu mundinho e como consegue expressá-lo, podendo dar indícios do momento que está  vivendo e até mesmo de sua personalidade. E isso vale para todas as idades.

Dizem os especialistas, que crianças que desenham tudo pequeno, são crianças mais retraídas, introvertidas, chamam menos atenção ou são mais reprimidas. Já aquelas que desenham ocupando mais espaço no papel são mais expansivas, mais soltas, se sentem mais livre. 

O desenho é fundamental no desenvolvimento da linguagem da criança. Além disso estimula a criatividade, a habilidade motora, a percepção, e claro a inteligencia. E para os pais é uma forma de conhecer melhor o próprio filho(a).

E não estou falando apenas de desenhar, arte é muito mais... pode ser através de massinhas, areia, água, argila, objetos de diversas formas, tamanho, curvas. Colagem de figuras, pinturas...Enfim muitos tipos de arte, basta encontrar o que mais combina com seu filho(a) e se entregar e brincar com ele.
Arte é se sujar, lambuzar, experimentar. As regras vem depois!

Como estimular meu filho(a):
Você pode estimular sua criatividade de pais, fazendo por exemplo uma exposição das obras de arte do seu filho. Essa é uma forma de valorizar seu trabalho, e além  de tudo vai ser ótima para autoestima e desenvolvimento dele.

'' Costuma-se pendurar nas paredes aquilo que se tem apreço. Logo um desenho que entre nesta categoria, traduz-se como valorização.''

E aí como andam as artes dos filhotes?

Até mais !

Unknown

16 comentários:

  1. Penso da mesma forma! A criança deve ser livre para manifestar a sua expressão artística da forma como desejar, livre de julgamentos e críticas!!! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro deixar as meninas brincarem com tintas, as secretárias e minha mãe é que piram com a sujeira da tropinha kkkk

    Excelente Final de semana

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Deixo Lucas ser livre em suas artes, sem forçar isso ou aquilo. o jeito que ele faz para mim é perfeito.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. O nome já diz tudo ARTE.
    Um rabisco que é pra nós pra eles é um carro, papai, mamãe acho lindo tudo.
    Liberdade é melhor pra criar uma boa imaginação.
    Bju

    ResponderExcluir
  5. Que deliciaaa!!
    Por aki adoramos e estimulamos a Luma a desenhar e fazer arte com tudo o que ela acha pela frente .. tb achamos tudo lindo .. tem como ser diferente? hehehe

    Beijos e Bom fim de semana!!

    Roberta & Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/
    http://motivosparaestareserfeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho muito importante dar a criança a liberdade de inventar, por aqui eu deixo Lohany ter contato com tintas, giz de cera, massinha de modelar... mas ela ainda está numa fase de querer rabiscar e fazer arte nas paredes da casa, rs!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa nossas coisas tem muita arte! Adorei o post. Bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  8. Estimular as crianças a arte é super importante e fundamental para o desenvolvimento delas.
    Aqui filha adora desenhar e eu tô sempre dando o maior apoio.
    Bjs Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  9. é amiga muito importe
    e o elogio também
    mesmo que não veja nada significativo
    pra vc pois pra ele a muito
    mei a postagem bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  10. Criança tem que brincar se lambuzar de tinta, minha irmã pira quando meu
    sobrinho quer brincar com tintas kkk, beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Aqui o pequeno adora, e agora os desenhos começaram a tomar formas e amo. E deixo ele usar a imaginaçao e pintar e desenhar o que quiser. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  12. Aqui em casa é um deus nos acuda rsrs, minha filha gosta muito de pintar, desenhar, fazer recortes, artesanatos, ela tem assinatura da revista da princesas que tem um quadro chamado faça você mesma, ela ama fazer as artes que vem nessa revista. A mamãe aqui fica doida né, mas deixo ela a vontade. rsrs

    Bjos*

    http://prioridadedemae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. estimular o desenvolbvimento deles é muito importante, deixar ele abrir a sua imaginação pra criar, pintar oq quiser é muito bom pra eles, criança é isso mesmo eles fazem o que imaginam isso é muio bom
    bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Arte faz bem pra mente, desenhar, criar! beijos

    ResponderExcluir
  15. obrigada por todos comentários, que bom gostaram!
    Adoro estar aqui neste cantinho!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  16. Oi querida, a arte, os desenhos dizem muito do que nossos pequenos estão vivendo, com certeza.
    Que bom seria se todas as mamães estimulassem a arte em seus pequenos.
    Bjus

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!