O quase adeus a mamadeira.


Já tem um tempo que venho tentando tirar a mamadeira do Lucas, ele ainda toma leite na mamadeira de manha e outra vez a noite, isso é, são duas mamadeiras por dia. Ano passado na reunião de pais na escola, a professora me orientou começar a ensina-lo a tomar o café da manha e dá adeus ao mingau, confesso que nessa época o conselho dela entrou por um ouvido e saiu por outro, pois ainda hoje não vejo mal nenhum de uma criança tomar mingau pela manha em vez de pão, biscoito, café ou iorgut.
De uns meses para cá comecei a luta para que ele deixasse a mamadeira por livre e espontânea vontade, mostrando a ele que tinha uma outra maneira de tomar o mingau e que era divertido fazer bigodinho de leite. Eu não gosto de forçar o desenvolvimento, mas claro que dou uma ajudinha sem pressão, foi assim com a chupeta e será assim com a mamadeira, no tempo dele sem rios de lágrimas e sem coração partido.
Há alguns dias atrás ele me ajudou a preparar o mingau e pediu que eu colocasse no copo, um pouco para ele e um pouco para mim e assim o fiz. Agir naturalmente e ele foi caminhando com o copo até o quarto, lá ele bebeu tudo rapidinho e pediu uma história. 
Quando o papai chegou incentivei a ele próprio contar a novidade e ele fez isso cheio de orgulho do seu feito. 
No terceiro dia sem mamadeira, simplesmente ele se nega a usar o copo, tentei várias vezes, ofereci outro alimento, mas ele queria o mingau e na mamadeira. Conversamos um pouquinho e eu acabei sendo convencida a da a mamadeira a ele ( tá, sei que posso ter errado nesse ponto).
Hoje estamos caminhando ao adeus a mamadeira, ora ele quer somente o copo, ora quer somente a mamadeira, mas o importante é que ele já sabe que não precisa mais dela para tomar o mingau e sei que logo mais ele conseguirá o adeus definitivo.

Como foi aí o adeus a mamadeira, dicas!


Jamilly LIma

15 comentários:

  1. Meu filho já não toma mamadeira tem um tempo...ele não gosta muito de leite..tomava 1 mamadeira dormindo e agora quase parou..ele adora um copo! rsrsrs beijo
    Meninas, bom dia! venham conferir hoje no blog a resenha dos batons Beauty Color Make Up! Cores lindas! Sigo de volta quem seguir!
    http://vivaverdevivabem.blogspot.com.br/2014/01/maquiagem-resenha-batom-hidratante.html

    ResponderExcluir
  2. Vc vai ver quando menos esperar já se libertou da mamadeira.
    Apesar de que minha filha mamou até os 10 anos e filho até aos 7 anos kkkk
    E fazia mamadeira mesmo kkkkk
    Sabe que se eu não tivesse parado estavam mamando até hj kkkk
    Eles que dizem kkkkkk
    Bju

    ResponderExcluir
  3. amiga Isa não tomou mingau
    nunca quis, já recordo do meu irmão deu um trabalho
    mais ele tá bem amiga
    parabéns pelo meninão mesmo querendo um dia copo e no outro
    a mamadeira.
    lindo dia
    Nanda
    beijokas
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  4. Ai..aqui em casa só o de 4 aninhos que pegou mamadeira a minha pequena de 2 não quis e mama no peito ainda..apesar de comer bem.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Minha filha foi dificil tirara a mamadeira
    sofremos viu
    mais vai na fé que aos pouquinhos elel larga
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Em casa foi bem tranquilo o adeus a mamadeira. Eu a substituí pelos copos com tampa de 3 furinhos. O João se adaptou muito bem. De manhã ele pede o leite e à noite e sempre damos no copo. Água, sucos e refrigerante ele toma numa caneca de super-homem que ganho em um ovo de páscoa. A Ana Júlia também já está tomando água e sucos no copo com tampo, acho que logo logo vou oferecer o leite também. Mais já já você vai ver o Lucas largar de vez a mamadeira, conforme vão crescendo, vendo os amiguinhos usando xícara e copo ele vai querer fazer igual. O João foi assim com a chupeta, só ele usava ainda a chupeta, então começamos a trabalhar que não precisava, que os amiguinhos não usavam e um belo dia ele disse que não queria mais e adeus a chupeta. É bem como você falou, nada de acelerar o desenvolvimento, tudo tem seu tempo. Bjs
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que bom que o adeus a mamadeira está sendo de forma natural.
    O Guilherme não usa mamadeira, só copinho
    Bjs
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Jamilly, estou seguindo seus passos desde o seu primeiro post sobre isso.... mas está difícil aqui. Lucas tá ótimo no empenho. bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  9. Aqui isso não é problema, acredito q por eu ter amamentado exclusivo até os 6 meses, foi difícil aceitar a mamadeira, usa pouquíssimas vezes e também não pego chupeta... mas o que ta pegando mesmo é o desmame, estamos passando por um processo bem doloroso :(
    Vc esta certa, e acho q mãe sente qndo chega a hora de orientar e consegue ter o discernimento de como fazer isso... boa sorte por aí!!! bjss
    http://www.historiasdeumamaeapaixonada.com

    ResponderExcluir
  10. No começo é assim mesmo, eles alternam os dias...aos poucos ele mesmo não vai querer mais a mamadeira.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ah amiga cada um no seu adeus... aqui estou no desmame, mas como vc não tenho pressa e nem quero mt chororô, mas ao contrário do que pensei está super tranquilo... 11 dias, um progresso!
    bjss e sucesso

    ResponderExcluir
  12. Muita paciência amiga
    Aqui a Luma só dorme depois da mamadeira dela
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. No começo é assim amiga,mais só um pouquinho de paciência e logo logo o Lucas deixa a mamadeira de vez. Beijos,ótima semana.

    ResponderExcluir
  14. Nossa amiga que bom que já ouve progresso. Tudo no seu tempo. Começamos ontem, experimentou mas hoje não quis tomar. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  15. Daqui a pouco ele desapega rsrs.
    Aqui não foi difícil com a menina e com o menino nem passaremos por essa fase
    ele não pegou mamadeira nem chupeta... pra mim foi um alívio.
    Beijos Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!