Brincadeiras aquáticas para as crianças

Com o verão a todo vapor, nossos filhos constantemente pedem visitas à piscina. Além das aulas de natação, é possível fazer diversos outros jogos e brincadeiras infantis dentro da água. Hoje, o blog traz várias atividades que nossos pequenos podem fazer para se divertir na piscina:  

imagem aqui

1) Aqua-vôlei: é uma versão aquática e com menos impacto que o popular voleibol. Utilizando de uma rede de vôlei ou de peteca, divida a piscina em duas metades iguais e distribua o número de crianças entre os dois lados. Com uma bola leve, impermeável e de tamanho médio à grande, as crianças devem passar a bola de lado a lado sem deixar ela tocar na água. O número de toques permitidos, assim como o número de participantes em cada lado pode ser negociado.

 2) Marco Polo: nessa versão aquática da famosa brincadeira "pega- pega", uma criança deve tentar "pegar" as outras, nadando de olhos fechados e dizendo "Marco", enquanto os outros participantes devem dizer "Polo", guiando assim a pessoa que está tentando encontrar as outras crianças. A pessoa que for tocada primeiro, torna-se o novo "Marco".
 3) Queimada: a brincadeira clássica da escola também pode ser feita na água. Divida a piscina em duas partes com uma corda que flutue de lado a lado e, utilizando de uma bola macia, as crianças devem acertar alguma parte do corpo das crianças do outro time, eliminando-as uma a uma. Na queimada aquática, não é permitido mergulhar a cabeça. Assim, pelo menos uma parte do corpo da criança estará à mostra todo o tempo.  
4) Cabo de guerra na piscina: brincadeira clássica em colônias de férias e gincanas escolares, o cabo de guerra aquático é uma versão divertida, porém desafiadora, uma vez que a resistência da água acaba sendo um obstáculo a mais para os dois times.  
5) Caça-moedas: nesta brincadeira, as crianças devem jogar várias moedas e deixar que elas afundem até o chão da piscina. Depois, cada uma delas deve pegar o maior número de moedas de uma só vez, embaixo d'água. Vence quem conseguir juntar mais moedas em menos tempos, sem voltar à superfície para tomar mais ar.
 6) Jogo do tubarão: nesta brincadeira, uma criança é escolhida como o tubarão e os outros como os peixinhos. O tubarão deve se posicionar no centro da piscina enquanto os peixes começam em um dos cantos da mesma. O objetivo dos peixinhos é nadar até o outro lado e voltar, sem deixar que o tubarão os toque. Caso isso ocorra, os peixes devem ficar parados ("congelados"), até que um outro peixe possa tocá-los e libertá-los desse "feitiço". Ganha quem conseguir atravessar a piscina mais rapidamente e sem ser tocado. Praticamente todas as brincadeiras populares que são feitas ao ar livre podem ser adaptadas para a piscina. Com imaginação e criatividade, seus pequenos também poderão inventar ou adaptar outras brincadeiras. E não se esqueça que o protetor solar deve estar presente todo o tempo! 

*Texto produzido pela equipe OMO.



Jamilly LIma

16 comentários:

  1. Eu adorava jogar queimada, na água então fica ainda mais divertido rsrsr; Bjs, Lu
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas, criança adora água! bjo
    www.beautyinforlife.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro! Água já é um brinquedo. Agora nas férias, fiz um dia de brincadeiras na piscina com a Lara #coisasdeferias que podemos fazer sempre. bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosas brincadeiras de verão!
    Sempre com os devidos cuidados com o sol, tudo fica divertido!
    Bj

    Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir
  5. essas brincadeiras são maravilhosas nessa época
    mas com muito cuidado e atenção para garantir o divertimento
    Beijos Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  6. Amei a dica
    Aqui a Luma ama piscina
    Mas quando cansa pula fora rss
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas .. realmente piscina + brincadeira = diversão garantida

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Show de dicas como sempre .. adoramos jogar bola na piscina .. rs

    Roberta Aquino
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Realmente da pra se divertir muito com água
    Adorei as dicas de atividades
    Bjs
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Bem divertidas, agua, piscina tudo de bom...
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas,quais crianças que num gostam de brincar na água né.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Aqui adoramos agua, e brincar na agua é ainda melhor, o Isaac adora. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!