Brincadeiras para entreter as crianças no carnaval.

Se neste Carnaval você decidiu fazer a folia em casa e está em busca de algumas ideias para entreter os pequenos durante o feriado, você está no lugar certo. Veja a seguir, dicas e sugestões de jogos e brincadeiras infantis para tornar as comemorações carnavalescas em família um momento inesquecível e divertido. 
Uma das brincadeiras preferidas dessa temporada é fantasiar-se. Que criança não gosta de se transformar no seu personagem favorito? Fadas, princesas, Toy Story, super-herói, as opções são muitas e há fantasias para todos os gostos. Mas, se não houve tempo de adquirir uma, você pode criar modelos fáceis em casa e ainda convidar as crianças para participar da elaboração do traje.

Foto: Pierre Schwaller

Além de produzir uma peça completamente original, os pequenos vão se divertir à beça ao preparar a sua própria roupa de Carnaval. Uma ideia fácil de fazer, por exemplo, é uma capa de super-herói, que pode ser complementada com apliques e uma máscara para a criança levar ao rosto. Já para as meninas, há alguns trajes clássicos que são práticos para fazer de última hora como os de baiana e florista ou, se preferir, com um tutu simples de balé você pode criar fantasias como as de fada e joaninha. 
Porém, se a ideia for usar a imaginação, você pode separar alguns retalhos, roupas velhas e acessórios, como colares e gravatas, para que os pequenos combinem essas peças de jeitos diferentes a fim de criar uma fantasia. E para implementar, que tal fazer máscaras de papel como parte das atividades de recreação durante o feriado? Com tesoura, papel cartolina,cola, palito de sorvete, lápis de cor, lantejoulas e purpurina dá para produzir um lindo acessório de Carnaval. E ao final da brincadeira, você pode propor um concurso e um desfile dos trajes feitos pelas crianças, vai ser super divertido! 
Assim como fantasia, boa musica não pode faltar no Carnaval. Chame os pequenos para participarem da escolha das canções. Além das tradicionais marchinhas, há várias opções de canções carnavalescas especialmente voltadas ao público infantil, confira o Carnaval do Palavra Cantada ou Samba para Crianças, que traz cantigas como Batuque na cozinha e Sambalelê e tem participação do coral de crianças da ONG Toca o Bonde – Usina de Gente.
Uma outra atividade legal para fazer com as crianças é contar um pouco sobre a história do Carnaval do Brasil através da música. Usando canções típicas de maracatu, afoxé, frevo, samba de roda e ciranda você pode apresentar algumas variações regionais da festa. Faça perguntas, peça para os pequenos identificarem instrumentos e sons. Se encontrar imagens, convide-os a descrever e desenhar as fantasias desses grupos.
Com a trilha sonora e as brincadeiras resolvidas, tudo o que resta é reunir os amiguinhos, afastar os móveis da sala para pular e cantar com muita animação, confete e serpentina. Afinal, a ordem do dia é se divertir. Um bom Carnaval a todos!

*Artigo produzido pela equipe OMO.




Jamilly LIma

14 comentários:

  1. Aqui é tudo simples
    Não muda nada nessa festa
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Super bacana as dicas!
    Seguindo aqui para não perder mais nenhuma dica!
    Bj
    Marina

    ResponderExcluir
  3. Own adorei as dicas :-)
    Logo logo é meu gui com uma fantasia2dessa rsrs
    Bjoo

    ResponderExcluir
  4. Dicas bacanas.
    Beijos,
    Ju
    http://www.maesemfronteiras.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei.. a capa meu filhote iria adorar.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, segurar as ferinhas em casa sem ocupar as cabecinhas não é nada facil rsrs

    bjss
    http://www.maeapaixonada.com/

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas
    Bjs
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Palavra cantada eu adoro!!! Reunir os amigos, com muita diversão é o que há de bom!!!

    ResponderExcluir
  9. Amei as dicas!
    Fazer máscaras de papel é bem legal, gostei dessa.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas. E aproveitar e curtir o pequeno é o que há de melhor.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas, mas o carnaval aqui significa apenas alguns dias de descanso, não curtimos.
    Beijos
    Tatiane Freitas - Prioridade de Mãe

    ResponderExcluir
  12. que dica bacana amiga
    uma peça que maravilha
    amei a ideia
    Nanda
    beijokas
    Linda Noite

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!