Erros mais comuns que atrapalham o desfralde

O desfralde completo ocorreu super tarde aqui em casa, filhote tinha aversão a fazer o número dois no vaso, uma luta da qual eu fui vencida várias vezes, confesso.
Uma das dúvidas maiores que nós mamães temos é de como identificar o momento certo do desfralde. Será que o bebê está preparado? será que nós mamães estamos preparadas? O que se passa na cabeça de muitas das mamães, foi o que se passou na minha, é: ele arranca a fralda, sendo assim já está pronto para o desfralde! Será? Nem sempre.
Hoje quero compartilhar com vocês alguns dos erros mais comuns que cometemos com nossos filhos em relação ao desfraldar, vem comigo!


O que devemos saber é que não existe plano infalível e nem muito menos formulas secretas e idade certa, porém seu bebê te dará alguns sinais de que ele está pronto para iniciar, leia bem, iniciar o processo, pois o desfralde não acontece da noite para o dia. 
Minha dica é RELAXE! Quando perceber que o bebê sente incômodo por estar com a fralda suja ou que avisa quando está fazendo xixi, ligue o botãozinho de alerta!!!
Lembre-se o bebê adquiri primeiro a capacidade de segurar, o de "esvaziar" no local certo é um processo mais demorado, o que significa que paciência precisa ser sua amiga.
No ponto paciência, querida amiga, preciso te dizer, que quase todas as crianças deixam escapar o xixi ou o cocô,ou pior os dois, durante o desfralde, sujando assim o seu tapete novinho ou o chão que você acabou de deixar brilhante, isso faz parte do processo! RESPIRE, conte até 10. 
Pode acontecer do desfralde está indo a 100% e de repente um dia você tenha que limpar o chão e trocar as roupas da criança várias vezes, isso não é regresso, não mesmo, isso também faz parte. RESPIRE. Não repreenda a criança, pois aí sim vai ser um regresso, a criança pode passar a sentir insegurança e frustração.
Atenção, atenção.... xô, xô comparações!!! Coloque isso na sua cabecinha, não é porque seu primeiro filho desfraldou antes dos dois aninhos que o segundo será igual.
O processo do desfralde precisa ser lúdico e natural para a criança, você poderá ajudar tornando esse momento mais tranquilo, que tal levar um livro ou decorar o banheiro com adesivos?
Agora o mais importante de tudo PARABENIZE! Todos nós gostamos de ser parabenizados quando conseguimos realizar algo, seu bebê também gosta! 
Um ponto a ser tratado é: se não foi dessa vez, espere mais um tempo e tente novamente. O desfralde vai acontecer no tempo certo!



Jamilly LIma

14 comentários:

  1. Muito bom, o poster, realmente, é uma época que tem q incentivar, a criança, parabenizá-la ate mesmo pelas tentativas, pois assim com paciência, ela aprende.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Jam é isso mesmo. Em casa o número um foi tranquilo, mas o dois demorou bastante. Coincidentemente no meio do desfralde o João começou a ir na psicóloga e uma das dicas dela é relamente o ludico, tornar aquele momento uma grande brincadeira. Teve épocas de ter mais brinquedos no banheiro do que no quarto de brinquedos kkk. Mas é isso mesmo tudo no seu tempo e muita paciência. Não adianta querermos acelerar o processo, isso só piora. Bjs, Lu
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amiga, falou tudo!
    Pq ficamos de comparações... cada criança tem seu tempo sim, e se com uma deu certo não necessariamente dará com outra, aqui Joseph não pede! Algumas vezes faz sim no chão outras se segura... até a hora do banho, perguntamos, chamamos, levamos até o vaso e nada, o número dois então... afff
    Mas eu espero o tempo dele e continuo nas tentativas, bjs

    ResponderExcluir
  4. Disse tudo,e cada criança tem seu tempo não adianta ficar forçando,nem comparando,meu primeiro filho foi tão fácil,com 1 ano e 6 meses expliquei pra que servia o piniquinho,ele foi lá e fez,foi simples assim,achei nossa como é fácil,no mesmo dia ele já parou de usar fralda de dia,com dois dias tirei as da noite,e obtive o mesmo sucesso,quando tive o segundo achei que seria assim e não foi,demorou mais,e com os outros também cada um tem o seu tempo,é preciso ter paciência e entender que cada criança é uma e cada uma tem seu tempinho,não adianta forçar,comparar,bjos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post ... aqui não foi dificil, confesso até que pensei que seria bem mais trabalhoso, principalmente na parte de acontecer os vazamentos, pois algumas vezes antes de começar o desfralde mmo no banho que ele tinha vontade de fazer xixi e caia uma gota na perna ele travava geral, mas no geral foi td muito tranquilo, rápido e no tempo dele

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Super post amiga. O importante como falou, é paciência e nada de comparação. Tudo tem que acontecer naturalmente, aqui o processo no começo foi dificil, depois ele mesmo não quis usar mais a fralda,e depois para sair, e assim estamos desfralde 100%.
    Cada um tem seu tempo, e esperar a hora certa é o importante.Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  7. Situação complicada essa rss
    Paciência mesmo, porque om tapete novinho sendo dujo, ng merece
    Mas ai quem tem tira rss
    Amei as dicas
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Paciência e tranquilidade é tudo no desfralde, estamos nesse processo!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  9. é uma fase bem complicada, mais paciencia e esperar o momento certo do desfralde é o que ah pra fazer!
    Bjinhos


    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. O mais importante e eficaz para tudo é mesmo dar os parabéns aos pequenos nos seus acertos ... bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não passei por isso, mas acho que vc tem razão ter paciência e ficar alerta é essencial
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. é paciência sim e nada de comparações
    eu nem gosto, boa ideia dos adesivos
    Nanda
    beijokas
    Lindo Dia
    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  13. Acho que a paciência é a melhor dica
    Tudo no tempo certo, sem pressas
    Em casa os desfraldes foram tranquilos, agora falta mais um
    Beijos
    Sou Mãe de cinco

    ResponderExcluir
  14. Muito dificil ainda não consegui bjus

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!