Tarefas domésticas estimulam autoconfiança e o senso de colaboração das crianças

imagem aqui


Atribuir tarefas às crianças é uma das melhores técnicas de educação infantil e uma excelente maneira de criar um sentimento de competência e cooperação construindo uma unidade familiar mais forte.
As tarefas domésticas estabelecem hábitos úteis e ensinam lealdade e compromisso com o trabalho. Crianças que crescem vendo tarefas como uma parte normal do cotidiano encontram muito mais facilmente o fluxo para a vida adulta do que aquelas sem essa responsabilidade.
Aqui em casa todos tem suas tarefas,levar o lixo,arrumar o quarto,guardar a louça,entre outras,acho muito importante incluir os filhos nas tarefas do lar,aqui não tem essa de isso é tarefa de menina,aqui os meninos participam e ajudam na organização da casa.

Como começar?

Obter a ajuda do seu filho nas tarefas pode ser um pouco difícil no início, uma dose extra de paciência pode ser necessária. Para algumas famílias é relativamente fácil ensinar os filhos sobre o que fazer e como fazer, mas para outras famílias isto pode ser um grande problema.
Uma dica é que você transmita ao seu filho ainda em tenra idade que todos os membros da família devem trabalhar juntos para fazer funcionar o lar e que cada pessoa deve fazer a sua parte, incluindo ele. Outras dicas são:
  • Ensine uma tarefa de cada vez. As crianças podem ficar confusas quando são obrigadas a aprender varias tarefas de uma única vez.
  • Decomponha a tarefa em pequenas partes. Não diga para limpar o quarto, seja específica, "tire o pó""troque os lençóis" etc.
  • Aplicar conseqüências lógicas. Se seu filho se esquece varias vezes de guardar a bicicleta no lugar certo. Uma conseqüência lógica seria deixá-lo sem andar de bicicleta por alguns dias.
  • Não faça a tarefa do seu filho se ele se recusar ou esquecer. Se isto acontecer, ele estará demonstrando duas coisas: Você não tem autoridade e porque ele cumpriria tal tarefa se tem alguém que faça por ele.

Tarefas apropriadas a cada idade

Tenha em mente que nem todas as crianças são capazes de fazer as mesmas tarefas com a mesma idade. Deixe seu filho seguir suas habilidades e interesses. Dê-lhe retorno ao longo do caminho para ajudá-lo na sua aprendizagem. Lembre-se que você está preparando o terreno para seu filho se sentir "bem ajudando" e no entendimento de que os membros da família devem trabalhar juntos para manter o lar.
Segue uma lista de tarefas da qual você pode escolher algumas para seu filho:
  • Crianças de 2 a 3 anos de idade: Guardar brinquedos, colocar roupas sujas no cesto, limpar o pó das estantes mais baixas.
  • Crianças de 4 a 5 anos de idade: Arrumar cama, esvaziar lixeiras, arrancar ervas daninhas, varrer migalhas, regar flores, lavar louças de "plástico".
  • Crianças de 6 a 7 anos de idade: Aspirar o quarto, tirar o pó, ajudar a preparar o almoço, manter quarto sempre arrumado, preparar seu lanche, atender ao telefone.
  • Crianças de 8 a 9 anos de idade: Lavar louça, guardar mantimentos, ajudar a fazer o jantar, preparar a mesa, dobrar e guardar roupa, descascar legumes, passar pano no chão.
  • Crianças a partir ou acima dos 10 anos de idade: Lavar, secar e guardar louça, dobrar roupas, limpar banheiros, lavar o carro, preparar refeições simples com a supervisão de um adulto, passar roupa, cuidar da roupa suja, cortar grama, trocar a roupa de cama.
Lembre-se, cada criança tem estilos diferentes de aprendizagem e habilidades e que a lista acima não pretende ser cegamente seguida. Empurrar seu filho para fazer muito em pouco tempo pode resultar em uma criança, sobrecarregada e frustrada.



Carol Alves

24 comentários:

  1. Acho super importante as crianças terem suas tarefinhas, aqui começamos com a arrumação do quarto e estou ensinando a jogar fralda no lixo, colocar copo na pia...
    Adorei as dicas, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim também acho muito importante,que bom que gostou,bjos

      Excluir
  2. Mamãe de parabéns, boas dicas aqui, principalmente para mães de primeira viagem.

    ResponderExcluir
  3. Aqui sempre que possível incluo o Gui, ele me ajuda a preparar algumas refeições, seja pegando as coisas, ou até "temperando" a salada, coloca a comida da cachorra e dos peixes, tiro a roupa do varal e dou para ele colocar em cima do sofá para depois eu dobrar, acho super importante isso, tudo dentro do limite da criança é muito bom para ela saber que todos tem seus deveres e obrigações ...

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aqui já estou ensinando, limpar as coisas e guardar os brinquedos!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  5. Muito boa as informações
    Aqui ja coloco a Luma pra guardar seus brinquedos
    Mas ela não gosta rss
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk a Myrella também não gosta amiga,por conta da idade,tem dias que ela quer guardar tudo,ai quer me ajudar também,mas tem dias que não,mas com o tempo ela vai entender,gostar muitas vezes não vai,mas sabendo que isso faz parte da rotina dela,com o tempo vai se tornando um hábito,bjos

      Excluir
  6. Por aqui ele ajuda pegando a pá, limpando os armários, ajuda um pouquinho ou melhor atrapalha...rs
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade as vezes mais atrapalham que ajudam,mas já vão tendo uma noção rs,bjos

      Excluir
  7. Também sempre achei isso . .aqui fazemos saladas e sucos juntas .. a princesa ajuda a arrumar a mesa para as refeições . .varre a casa comigo etc ... acho importante e ela adora .. bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito bom mesmo e esse tempo que a gente gasta com a limpeza da casa,com eles juntos acaba se tornando um tempo gasto juntos,é como fazer um trabalho em grupo,bjos

      Excluir
  8. Concordo quando o Rafa for maior vou ensinar ele a me ajudar
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah sim comece aos pouquinhos,primeiro guardando os brinquedinhos,conforme for crescendo inclua outras tarefas,bjos

      Excluir
  9. sempre acreditei nisso
    desde bebê vem fazendo isso com Isa e hoje com Gabi
    acho muito importante essa interação

    Nanda
    beijokas
    Lindo Dia
    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  10. Aqui sempre faço com o Isaac e ele curte. Ele guarda os brinquedos, gosta de tirar pó, não pode ver um paninho de bobeira que sai limpando. Acho valido, tudo para sua aprendizagem. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah que legal,meu caçulinha tem 1 aninho e toda sujeirinha que ele vê,um farelinho de pão,ele limpa com a mãozinha ou com o paninho acho que quando ele ficar maiorzinho vai adorar ajudar,bjos

      Excluir
  11. caramba amei, alguma coisas peço pra mina filha fazer , e ela faz, mas ela adora , quando começo arrumar a casa la vem ela pra ajudar. bjus

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o poster, minha afilhada, adora me ajudar a arrumar a casa , ai ela gosta de segura a pa, é uma diversão .

    bjos

    ResponderExcluir
  13. que legal,é muito bom que ela ajude e ainda se divirta,bjos

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!