Dicas para tirar fotos do seu filho e ter ótimas memórias

Você adora olhar fotos e lembrar como eles eram pequenos ou como gostavam de usar a mesma camiseta de super-herói todos os dias? Não se preocupe porque toda mãe é assim! e você não precisa ter uma câmera profissional ou contratar um fotógrafo para ter memórias lindas dos seus filhos. 
Aqui estão algumas técnicas que vão ajudar você na hora de capturar os melhores momentos do dia a dia dos pequenos e deixar suas fotos com jeitinho de profissional. Assim, na hora em que você estiver pensando em maneiras diferentes de como arrumar o quarto do seu filho ou redecorar aquela parede sem graça do corredor, as fotografias que você tirou serão também uma ótima opção!

Imagem por Kelly Sikkema


Algumas dessas dicas podem ser mais difíceis do que parecem, principalmente se seu filho é daquele que se esconde ou fica tímido quando você pega uma câmera. Mas é fato que crianças relaxadas fazem as melhores fotos. O jeito então é mudar um pouco a tática de sempre e ao invés de falar para seu filho dar um sorriso, tenta interagir de outras maneiras. Olha só essas técnicas:

1- Comece uma conversa. Pergunte coisas que você sabe que seu filho vai se interessar e conversar, como por exemplo: qual é a sua cor favorita? O que você gostaria de lanchar hoje? A foto não precisa ser nada elaborada, mas esteja preparada. Clique quando seu filho desviar o olhar para pensar ou se empolgar de repente para contar uma história.

2- Pegue seu filho distraído. Não pergunte nada e chegue de mansinho. Tire fotos do seu filho brincando, correndo,lendo ou assistindo TV. O segredo é não pedir para ele olhar para você. Se a criança estiver em um outro quarto, abra a porta de leve e tire a foto.Você vai capturar um momento mágico quando ela estiver imersa no próprio mundo e a composição com parte da porta aparecendo pode fazer uma foto muito mais interessante.

3- Chame o nome dele baixinho. Se seu filho estiver brincando e você quiser tirar uma foto com ele olhando para a câmera, chame o nome dele baixinho. Quando ele for olhar para cima, tire a foto.

4- Fale alguma besteira. Se você quer um sorriso genuíno ou uma boa risada, se prepare para entrar na brincadeira e fazer papel de palhaço. A tática de colocar alguém do lado ou atrás de você chamando a atenção não funciona muito bem, pois a criança vai olhar para a outra pessoa ao invés da câmera. 
Tente você mesmo provocar aquele sorriso, falando uma palavra que seu filho ache engraçada, por exemplo cocô, ou faça barulho de pum. Parece totalmente ridículo, mas lembre-se que seu filho rir de coisas completamente diferente das suas. 

5- Fique na altura do seu filho. Mais do que uma técnica, essa é uma dica infalível para fotografar qualquer criança de qualquer idade. Posicione-se na mesma altura da criança. A perspectiva da foto muda completamente e fica muito melhor. 

Essas dicas não são as únicas, mas são um bom começo. Conhecer um pouco melhor o equipamento que você usa para tirar as fotos também ajuda muito, mesmo que seja um celular. As câmeras e aplicativos disponíveis hoje em dia oferecem muitas opções e valem a pena conhecer um pouquinho delas. Não precisa nem ler manual. Procure na internet dicas para tirar fotos com o modelo do seu equipamento e você vai achar muita informação.
Além disso, lembre-se que nem toda foto precisa ter sorriso. Clicar outros momentos do seu filho, enquanto ele estiver distraído ou simplesmente olhando para você, também são ótimas fotos e lindas memórias para você admirar e suspirar depois.

*Texto produzido pela equipe Mavens   




Jamilly LIma

11 comentários:

  1. MARAVILHOSAS ESSAS DICAS, REALMENTE DÁ PRA CAPTURAR MOMENTOS INCRÍVEIS DESSA FORMA TENHO TIDO ESSA EXPERIÊNCIA POR AQUI, TIRO FOTOS DOS FILHOS EM DIVERSOS MOMENTOS PRINCIPALMENTE DO PEQUENO. AMIGA ADOREI O NOVO VISU DO BLOG, FICOU BEM LEGAL BEIJOS Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  2. Que post mais legal! Adorei as dicas, por aqui adoro fotografar! Amei o layout novo, está lindo!
    Beijos Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir
  3. Aii amiga que ótimas dicas!! Realmente queremos registrar todos os momentos de nossos filhos!!

    Beijos,bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  4. amiga amo pegar as meninas distraídas
    acho que são as melhores fotos rs
    amei as dicas e o novo visu

    Linda Noite!
    Beijinhos da Nanda
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  5. E as melhores fotos são as espontâneas!! Adoro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que máximo
    Ficam guardados para sempre essas
    Amei as dicas
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu to sempre tirando fotos do Rafa, não perco nada
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  8. Realmente é muito bom guardar recordações das crianças.
    Na época das minhas era difícil e caro para tirar fotos, mas mesmo assim sempre que dava tirava fotos.
    Hoje eu procuro tirar muitas fotos dos meus netos amados e ter boas recordações deles.
    Boas dicas!!!
    Bjinhos.
    http://prosaamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. E isso mesmo trabalho com uma fotografa ela faz tudo isso ...E super funciona

    ResponderExcluir
  10. Por aqui também adoramos tirar fotos dos pequenos e da gente também,é uma forma de eternizar os bons momentos.
    bjs

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!