A fase em que eles jogam tudo no chão!

Quem já teve um bebê em casa, vai se lembrar dessa fase, quem ainda não tem, se prepara, ela vai chegar...Aqui em casa o caçulinha Enzo Rafael, que completou 1 ano e 6 meses ontem, entrou nessa fase já faz um tempinho. Vamos confessar que as vezes é de tirar nossa sanidade, tudo eles tacam no chão, e se divertem com o número de vezes que abaixamos pra pegar.Eu já passei por isso 4 vezes, analisando parece que estão te desafiando, o Enzo já entende quase tudo o que a gente fala, já responde executando algumas ações e tarefas e de bobo não tem nada. Cheguei a me perguntar,não só dele,mas quando passei por isso com os outros, será que é um problema de comportamento?Mas nunca tinha lido nada sobre o assunto,até que esses dias olhando a página da revista Crescer,li uma matéria muito esclarecedora...Lá dizia assim: “Um hábito que se inicia por volta dos 8 meses e se intensifica entre 1 e 2 anos é o de arremessar objetos ao chão. No início, a vontade é de perceber que sua ação tem uma conseqüência – o que cai no chão faz barulho – e de que os objetos não deixam de existir porque saíram do seu campo de visão, já que os adultos o pegam e o devolvem à criança.Na fase seguinte, os bebês fazem isso motivados pela vontade de descobrir os objetos. Por isso, não perca a paciência! Segundo os especialistas, não se trata de uma provocação, já que apenas depois dos 3 anos a criança se torna consciente de que pode desafiar os pais. O que acontece é que o bebê se sente capaz de explorar o mundo sozinho, realizar tudo aquilo que tem vontade de fazer. Nesse contexto, apesar de desgastantes, as repreensões são indispensáveis para inserir a criança no mundo real, cheio de limites. Mesmo assim, procure reservar as broncas mais enérgicas para situações que oferecem risco à criança.”Essa informação caiu como uma luva.Ela simplesmente reproduziu tudo que estava acontecendo e o que eu vinha pensando sobre o assunto (eu pensava: “poxa, lá com 8 ou 10 meses é normal fazer isso, afinal, eles estão descobrindo os objetos. Mas agora? Maiozinho? Quando já entende muita coisa ao seu redor? Não consigo entender, só pode ser birra”).Ler essa explicação para o comportamento do meu pequeno me tranquilizou. Me fez perceber que é normal esse tipo de comportamento e que não se trata de uma forma desenvolvida por eles para nos desafiar ou testar nossos limites. Ufa! Ainda bem!O que a matéria ainda sugeria, para essa fase conturbada dos bebês, é os pais manterem a calma e terem muita paciência.Segundo ela, essa fase passará quando o bebê descobrir outra atividade tão ou mais divertida que jogar objetos ao chão...Espero que o meu descubra logo kkk,afinal minha coluna agradece!!!Mesmo já tendo passado por isso,com cada um o tempo que começou e durou foi diferente,a gente sabe que passa logo,mas fica sempre essa dúvida,será só uma fase?Será que é birra?Estão nos desafiando?E vocês mamães,estão nessa fase?Já passaram por isso?Tinham essas dúvidas também?

Carol Alves

10 comentários:

  1. Nossa aqui em casa eu passo por isso, o meu filho me deixa de cabelo em pé kkkk
    bjss

    ResponderExcluir
  2. aff nem me diga! rsrsrs e a gente atrás catando tudo! bjo

    ResponderExcluir
  3. Não sabia disso, adorei o post super esclarecedor, passei isso com o meu sobrinho hehe, ainda bem que ele já passo dessa fase.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. estou passando por ela, amiga, meu pequeno adora jogar as coisas no chão
    aja paciência e sabedoria pra lidar rsrsr
    beijos

    ResponderExcluir
  5. A minha é assim, aqui que fase chata, não vejo a hora de passar

    http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eles são terríveis .. não podemos dar ibope ... a Luma fez umas duas vezes .. não mais ... felizmente. NO mais é ter paciência e esperar que vai passar!

    Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  7. ainda não passei por essa fase, estou planejando para ter filhos ano que vem.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  8. oh fase dificil viu! Aqui agora está no terrible twoi, testar minha paciência! Mas tudo passa né!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  9. Nossa aqui aconteceu muito. E confeço que era muito ruim ficar pegando os objetos que o Isaac arremessava. Mas depois aprendeu que não era legal, e se jogasse iria pegar de volta. Eles fazem muito, e acabando testando a nossa paciência. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!