Dicas de como retirar a chupeta da criança.



Ofereci chupeta ao meu filho quando ele tinha por volta dos 3 meses, mas como uma forma de acalentar a noite e ele usou até completar 2 anos e 1 semana. Durante todo esse tempo pensei sobre como faria para retirar a chupeta do pequeno, já que tinha em mente somente até os 2 anos. Já escrevi isso por aqui mas para quem não leu ainda, meu menino era alérgico a maioria dos plásticos das chupetas que encostam na bochecha, não era qualquer chupetinha que ele podia usar e isso dificultava muito quando ele perdia. Quando ele completou os dois anos que tinha em mente para o fim da chupeta, comecei o processo de retirar a chupeta, mas foi completo quando ele escondeu a própria chupeta e não encontramos, aí pensei: se ele conseguiu passar um dia todo sem, então conseguirá ficar sem a chupeta e foi assim até bem fácil, sem muitos choros e sem tantas reclamações. 
Apesar da minha experiência positiva com o abandono da chupeta, percebo a preocupação até antecipada de amigas em relação a retirada e o comportamento da criança, pois sabemos que muitas vezes a chupeta vira mais uma dependência dos pais do que da própria criança, a chupeta ganha a responsabilidade de consolar rapidamente um choro compulsivo no meio do shopping ou cala aquela reclamação birrenta em casa ou simplesmente ajuda a relaxar criança para dormir, isso não é critica, pois também usei a chupeta como "calmante" nos momentos difíceis. 
Hoje venho escrever algumas dicas para ajudar os pais nesse processo de retirada da chupeta com as crianças maiores.
1- Se seu filho já entende como funciona uma troca, comece tentando fazer a troca da chupeta por algo que ele queira muito, como um brinquedo por exemplo.
2-Comece a diminuir o tempo do uso da chupeta a hora da soneca da tarde ou do sono a noite e assim que a criança pegar no sono guarde a chupeta, mas para isso você precisa explicar a criança que você irá retirar, para que caso ela acorde não entre em choro.
3- Peça para seu filho retirar a chupeta antes de falar insista para que ele faça isso, sempre explicando que você não consegue entender o que ele fala quando está com a chupeta na boca.
4- De acordo com os dias que você já consegue retirar a chupeta da criança depois que ele pega no sono, comece conversando e mostrando que ele já não precisa mais da chupeta para dormir.
5- Nunca jogue a chupeta no lixo sem que a criança saiba, pois ela não vai esquecer do hábito, você precisa fazer isso quando a criança já estiver preparada e participe desse desapego,
6- Tenha calma, pois esse "vício" foi oferecido por você que pode até mesmo ter insistido para que ele pegasse,
7- Não desista no primeiro choro, não será como mágica, pense que você também possui coisas que gosta muito e que nãos seria fácil abandona-las. Também não adianta muito explicar sobre os problemas de dentição que ela poderá ter com o uso da chupeta, provavelmente para uma criança isso não fará sentido.
8- Evite ter várias chupetas espalhadas pela casa, pois a criança pode aceitar jogar uma no lixo e depois de algum tempo encontrar uma no quarto, isso só vai atrasar e dificultar o processo.
9- Caso a criança fique com algum parente é necessário que o mesmo esteja em sintonia com os pais e mantenha a calma com os possíveis choros de descontentamento. Não permita que a vovó, por exemplo, compre uma chupeta enquanto a criança estiver em seus cuidados.
10- Nunca passe limão, pimenta e nada desse tipo na chupeta da criança, isso pode causar vômitos e náuseas. Como também não coloque apelidos nojentos na chupeta como: caquinha, nojinho, meleca, isso pode causar uma sensação de insegurança na criança.
11- Você pode aproveitar datas comemorativas como: aniversário ou Natal para conversar com a criança sobre o momento de abandonar a chupeta.
12- Agora o mais importante!!! Depois que tiver começado o processo não volte atrás, explique sempre que ele já está grande suficiente e não precisa mais de chupeta.

Tem mais algumas dicas para essa lista? deixe nos comentários e ajude outras mamães com sua experiência .



Jamilly LIma

17 comentários:

  1. Oi flor, aqui em casa só o de 5 anos que usou, a minha pequena de 2 usa é meu peito mesmo,kkkkk,posta dicas de como desmamar,kkkk.

    Com ele foi fácil de tirar o bico, ele usou até os 3 anos, depois começou a vomitar muito por ficar sugando só o bico o dia todo e não comendo direito, eu sempre corria e lavava o bico, mas um dia mostrei o bico e o cheirinho dele todo sujo de vomito, ai ele mesmo ficou com nojo e não quis mais....


    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah amiga eu estou tentando tirar a chupeta do meu filho, nossa mas ta dificil. bjss

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, este tbm foi meu tema ontem no meu blog. Adorei suas dicas.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas
    Aqui a Luma só usa para dormir
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa já começamos esse processo. Por enquanto estamos conseguido.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A minha não usa bico, então estamos tranquilos.

    Bjs,
    www.soumae.org

    ResponderExcluir
  7. Otimas dicas.
    Ainda bem que não tive problemas pra rertirar.

    Beijos
    http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. amiga muito boa essa ideia da troca
    gostei muito alias dicas maravilhosas

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  9. Muito legal suas dicas. Adorei.
    Por aqui o garotão jogou fora com 1 ano simples assim pra alegria da mamãe.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  10. Não fico encucada com isso.
    Preservo o dia sem chupeta, sempre conversando com ele... e a noite ele usa um pouco e cai...
    No momento certo, acredito que ele mesmo vai deixando de usar....
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  11. Quando meu nenino chupou chupeta fizemos a troca e deu super certo.
    bju

    ResponderExcluir
  12. Super dicas amiga!
    Aqui não conseguimos fazer Joseph pegar de modo algum
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Aqui foi tudo muito fácil!! Bia estava com 2 anos e meio e já entendia!
    Bom post!

    ResponderExcluir
  14. Aqui eu disse que o ratinho levou e ela creditou, foi compreensiva!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Ótimas dicas amiga e são super úteis!
    Bjos

    http://www.amaedadri.com/

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!