A importância dos cuidados com a pele


 A importância  dos cuidados com a pele



  • O  QUE E A PELE  ???

A pele é o revestimento   estremo  do  corpo, é o  maior órgão  do  corpo  humano. Algumas de suas funções incluem, entre outras tantas, a proteção  dos tecidos  inferiores, a regularização da temperatura corporal reserva de nutrientes, contenção das terminações nervosas sensíveis, etc. A pele e composto de três camadas vamos conhecer um pouco sobre elas 

  • AS CAMADAS DA PELE 






                Epiderme, Derme e Hipoderme.



APIDERMEÉ a camada mais profunda da pele, formada basicamente por vasos sangüíneos e células de gordura que funcionam como um isolante térmico e dão forma ao contorno do corpo.

DERMEEsta camada vem logo apos  a epiderme.
É a camada intermediária da pele, responsável por sua sustentação e nutrição. Constituída por fibras de colágeno, elastina e glisaminoglicanos (gel coloidal) que garantem a firmeza, a elasticidade e o equilíbrio da pele. É nela que encontramos as glândulas sebáceas, produtoras de sebo que formam parte da emulsão natural que protege a pele de irritações e evita o seu ressecamento. A derme é a segunda camada da pele, sendo responsável por sua sustentação e nutrição.


Ela é constituída por uma substância de consistência semelhante à de uma gelatina não muito firme, chamada de gel coloidal. No gel coloidal estão mergulhados elementos responsáveis pela firmeza, elasticidade e equilíbrio da pele. Estes elementos são:
  • folículo piloso - estrutura onde nascem os pêlos;
  • glândulas sebáceas - responsáveis pela produção de gordura;
  • glândulas sudoríparas - responsáveis pela produção de suor;
  • vasos sangüíneos - responsáveis pela nutrição e oxigenação das células e pela eliminação de toxinas, impurezas da pele;
  • fibras de colágeno e elastina - que se entrelaçam, como uma teia, dando firmeza e elasticidade à pele
  • terminações nervosas - responsáveis pela sensibilidade da pele: dor, tato, calor;
  • fibroblastos - células responsáveis pela produção de colágeno, elastina e substâncias que compõem o gel coloidal.
O gel coloidal é muito rico em nutrientes e água, que lhe conferem a consistência. Ele é muito importante para a pele, pois mantém sua estrutura densa e firme, mantendo as fibras e demais elementos organizados.


HIPODERME


É a camada mais superficial da pele. Por estar em contato direto com o meio exterior, é a responsável por proteger o organismo dos agentes externos e refletir o aspecto saudável em sua superfície.

A renovação celular

A epiderme é formada por várias camadas distintas. A primeira, mais profunda, é denominada germinativa ou basal. Nela existem milhares de células de dois tipos principais: as primeiras são responsáveis pela coloração da pele, enquanto as outras se renovam a cada dia, formando uma barreira natural. Essas células são alimentadas por vasos sangüíneos localizados na derme. Com o passar dos dias, as células mais novas vão empurrando as mais antigas para cima, até chegarem à camada mais superficial da epiderme, chamada camada córnea. À medida que vão sendo empurradas, essas células se endurecem e morrem, formando uma estrutura compacta e protetora até se descamarem. É a este processo ininterrupto e totalmente natural que chamamos de renovação celular, fundamental para manter a pele saudável.O ciclo de vida de uma célula é de aproximadamente 28 dias.

Manto Hidrolipídico

Na superfície da pele, o suor produzido pelas glândulas sudoríparas e a gordura produzida pelas glândulas sebáceas misturam-se para formar o manto hidrolipídico. O manto hidrolipídico é um hidratante natural produzido pelo organismo. Sua função é prevenir o ressecamento da pele e protegê-la de agressões. É uma película protetora que deve ser preservada.

O envelhecimento da pele

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a estrutura de nossa pele, vamos ver como ocorre o processo de envelhecimento. O envelhecimento é um processo natural, fisiológico e, portanto, progressivo e irreversível. Sua causa principal está na herança genética, que é um código dentro de nossas células transmitido de geração a geração.
Com o passar dos anos, algumas doenças e dlsfunções ainda mais as funções dos órgãos e tecidos. Entretanto, alguns fatores externos como o vento e a exposição ao sol também contribuem para o ressecamento e o envelhecimento precoce da pele (envelhecimento extrínseco).
Por isso, é necessário que tanto a mulher quanto o homem adotem cuidados para minimizar os danos causados pela própria natureza e, principalmente, pelos agentes externos.


O que são os poros ??
Elesgem sao  responsaveis pela funçao respiratoria, trazem  a susperficie da pele  as secrecoes das glandulas sebaceas e sudoripares , e levam para o interior do corpo oxigenio necessario para a manutençao  do  equilibrio  termico .antes de inciiar a maquiagem verifique  a parecncia  da pele , como os poros  se apresentam , pois  assim fica  mais facil de identificar  o tipo  de pele  e qual o procedimento  a ser  tomado  antes de inciar  a maquiagem ...
Fique  atento!
COMO E BOM TOMAR UM BANHO  BEM QUENTE !MAS, CUIDADO!BANHOS MUITO QUENTES RESSECAM A PELE , QUE JÁ SOFRE DIARIAMENTE COM O  VENTO  E A TEMPERATURA BAIXA.A ÁGUA QUENTE ,ESPECIALMENTE QUANDO  COMBINADA COMO O  USO  DE  BUCHA   E DE SABONETE COMUM,REMOVE  O  MANTO HIDROLIPIDO, A CAMADA NATURAL DE PROTEÇÃO  DA PELE FORMADA POR ÁGUA E GORDURA .

OS BANHOS QUENTES E PROLONGADOS DEIXAM A PELE MUITO  RESSECADA ,UM CONVITE AO ENVELHECIMENTO PRECOCE!

O PROFISSIONAL DE ESTÉTICA DEVE ORIENTAR O SEU  CLIENTE O SEU  CLIENTE SOBRE ESTE RISCO E , ALEM DISSO  REALIZAR TRATAMENTOS PARA TORNAR  A PELE  DE SEU CLIENTE  SAUDÁVEL ,HIDRATADA  E COM UM ASPECTO  HIDRATADA E COMO UM ASPECTO BRILHANTE  E DE PLASTICIDADE ,FAZENDO  USO DE PRODUTOS COM COMPONENTES  OU  FORMULAÇÕES QUE PERMITEM DIMINUIR  OS PROBLEMAS RELACIONADOS COM A DESIDRATAÇÃO 

LEMBRANDO QUE  IMPORTANTE TAMBÉM  O  FILTRO SOLAR   CASO  O SEU  HIDRATANTE NÃO POSSUA FILTRO SOLAR ,APOS  A HIDRATAÇÃO  APLIQUE  O  FILTRO SOLAR INDICADO PARA CADA TIPO DE PELE. LEMBRE-SE QUE A RADIAÇÃO  ESTA EM TODOS OS LUGARES ,INCLUSIVE  EM LAMPADAS BRANCAS, O SOL EM EXCESSO ENVELHECE  E ROUBA GRADATIVAMENTE  A BELEZA E O  BRILHO  DA PELE,E PODE CAUSAR CÂNCER . NÃO

DESCUIDE  DESTA ETAPA !










Então  foi isso meus amores estarei  logo logo  estou começando  a partir de agora do  início  hoje e como  ter   os cuidados com a pele e a importância  pele ..bjos espero que goste ...beijocas






Unknown

10 comentários:

  1. confesso que não estou cuidando da minha pele
    como deveria, ótimo post
    me deixou mais alerta

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post. Meu hidratante não tem protetor solar, uso o protetor depois.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Agora está chegando o verão não dá mesmo para ficar sem filtro solar.
    E mesmo que o creme facial tenha filtro solar, ainda coloco filtro no rosto!
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  4. que bom aprender um pouquinho sobre a nossa pele, eu sempre uso o protetor solar até mesmo dentro de casa.... costumo deixar minha pele bem limpa sem muita oleosidade pois tenho tendência a ter muitas acnes e isso me incomoda ....
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ainda mais quando a pele é oleosa como a minha, passo sabonete específico no rosto todos os dias, só tem um porém, a pele é oleosa só no meu rosto, no corpo é seco, dá-lhe hidratantes!

    ResponderExcluir
  6. eu cuido muito da minha pele e não lavo com água quente meu rosto para não ficar oleoso
    bjcas
    www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito importante conhecermos um pouquinho sobre a pele, filtro solar deve ser usado desde sempre.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  8. Ótima informações
    Ja sábio tudo isso
    devemos ficar atenada nessas coisas
    Bjus
    Segredosdaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei. Na correria do dia a dia e com filhos acabamos esquecendo de nós mesmas. Vou me cuidar mais.
    BJKS

    ResponderExcluir
  10. Sempre cuidei muito bem da minha pele e da Arianne. Acho que pele macia e bem cuidada é tudo!
    Beijos, Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!