Diabete Gestacional

O que é a Diabete Gestacional?




A diabete gestacional é um problema que aparece durante a gestação, onde a mulher fica com uma maior quantidade de açúcar no sangue. A grande maioria das vezes a diabete gestacional passa com o fim da gestação, bem diferente dos outros tipos de diabete que não possuem cura.

A diabete acontece quando o pâncreas não consegue fabricar a quantidade certa de insulina, que é o hormônio responsável por controlar a quantidade a quantidade de açúcar no sangue. O corpo da gestante precisa de insulina extra para o bebê, se o seu corpo não conseguir atender essa demanda extra, você ficará com diabete gestacional.

Logo nas primeiras consultas, seu médico irá pedir um exame de sangue, e nele será feita a medição da glicemia e jejum. No segundo semestre de gestação poderá ser necessário fazer um novo exame, onde você tomará um líquido muito doce e coletar  novamente o sangue passado uma hora e depois de duas horas.

Diabete afeta a gestação?


O principal problema do excesso de açúcar no sangue durante a gestação é que esse sangue atravessa a placenta chegando ao bebê, o que pode fazer que ele cresça demais no ventre. O bebê grande demais pode dificultar o parto, além de ficar mais propenso há icterícia e hipoglicemia após o parto. A quantidade de líquido amniótico também pode ser elevar.

A diabete gestacional pode ser controlada durante toda a gestação com ajuda médica, por isso não deixe de procurar ajuda o mais rápido possível.

Mulheres que já tiveram diabete gestacional antes, correm um risco maior de ter diabete gestacional, além de obesas, mulheres com mais idade na gestação e quem possui parentes de primeiro grau diabéticos que dependam de insulina.

Como controlar a diabete gestacional?


Certamente seu médico irá te encaminhar para um nutricionista ou endocrinologista, eles vão te orientar como controlar a taxa de açúcar no sangue, diminuindo o consumo de alimentos doces e bebidas com cafeína. Você pode manter sempre por perto uma bolsa térmica da Barbell Brasil  com alimentos saudáveis sempre por perto.

Alguns casos em que a taxa de açúcar no sangue não seja controlada com a alimentação e exercício físico, pode ser necessário o uso de injeções de insulina, mas somente seu médico poderá te orientar quanto a isso.

Exercícios são muito importantes, converse com seu médico e peça orientação de exercícios seguros na gestação. Pesquisas mostram que exercícios físicos ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Após o parto você deverá ser submetida a um novo exame de sangue afim de saber como anda sua saúde, é bem provável que esteja tudo bem.

*Fonte aqui

Meu exame.


Fiz meu exame com 24 semanas, com 8 horas de jejum, incluindo água. No meu caso foi feita uma primeira coleta de sangue e bebi um líquido sabor limão bem doce e após uma hora outra coleta e passando mais uma hora novamente outra coleta. Eu preferi não ficar com acesso, pois fico muito incomodada, então foram três furadinhas. Muitas mulheres ficam bastante enjoadas com o líquido doce, no meu caso o enjoou durou menos de 5 minutos, mas o difícil foi a fome.


Jamilly LIma

11 comentários:

  1. Super bacana compartilhar amiga, mesmo porque tem gente que ainda não sabe que isso pode surgir na gravidez também. Ah e como eu lembro desse exame, horrível mas necessário!

    Beijos
    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  2. A gente precisa sempre ficar de olho na alimentação, fazer os exames para acompanhar esse problema que pode ocorrer na gestação...
    Graças a Deus deu tudo certo na minha primeira gestação, mas na próxima pretendo tomar mais cuidado ainda e ficar mais atenta...
    Adorei o post.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus esta tudo bem,
    eu também fiz na época de Gabi na de
    Isa não fiz, e o bom é que tem controle
    mantendo uma vida saudável e fazendo exercícios
    para ajudar.

    Linda Tarde!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  4. Realmente Diabetes não é nada bom. Ainda mais na gestação que envolve 2 vidas. A da mãe e do baby. Por isso é interessante se cuidar, seguir a risca os conselhos dado pelo médico. Adorei o blog. Bem informativo. Tudo de bom! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar sobre a diabete gestacional mas não sabia muito bem o que era e lendo o post deu para entender melhor e tirar algumas dúvidas minhas.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito importante esse exame mas é bem desconfortável ingerir aquele liquido doce... fiz esse exame nas duas gestações e graças a Deus estava tudo certo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Assunto sério na gestação. Mulheres com diabetes gestacional devem ser muito bem acompanhadas! Sobre o exame, foi o pior que fiz até hoje! Passei muito mal, enjoei demais!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Fiz esse exame também e pense em um sofrimento rsrs mais tudo Ok! Se cuidar para prevenir diabetes é muito importante e poucas gestantes tem consciência disso, por isso a importância de uma boa alimentação na gravidez e a pratica de exercícios físicos!

    ResponderExcluir
  9. Realmente o difícil foi controlar a fome, lembro que sofri muito rsrsrs
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  10. Amiga precisamos ficar atentos quanto a glicose na gravidez.
    Aqui foi tranquilo, meus exames tudo ok
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post. Eu tive diabetes gestacional, controlei apenas com alimentação e Graças a Deus não afetou em nada minha filha, duas semanas após o parto eu repeti o exame de glicose já tinha se normalizado.
    Bjus***

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!