Teste do coraçãozinho- entenda.



Muito se fala sobre o teste do olhinho, linguinha e pezinho, mas confesso que nunca tinha escutado falar sobre o teste do coraçãozinho até o nascimento do Samuel. O teste foi feito ainda na maternidade e recebi o resultado impresso na alta hospitalar. O teste foi gratuito na maternidade que ele nasceu. 

É importante saber que esses testes são muito importante para detectar possíveis doenças após o nascimento e assim tratar o quanto antes. 

O teste do coraçãozinho serve para detectar defeitos cardíacos, na verdade o teste é bem simples e leva menos de 5 minutos, o teste mede a concentração de oxigênio no sangue através de uma pulseirinha, as mamães não precisam se preocupar, pois o teste é completamente indolor. Caso haja alguma alteração após o teste, essa descoberta precoce pode salvar a vida do bebê. Geralmente o teste é feito entre 24h e 48h de vida do bebê.

O teste do coraçãozinho ainda não é muito divulgado no Brasil como os demais testes já conhecidos para o recém nascido na triagem, vale a pena a mamãe procurar informações e garantir o direito de seu bebê em realizar o teste, no SUS o teste já é lei por determinação do Ministério da saúde.

Já escrevi aqui no blog sobre o teste do olhinho e da orelhinha, vale a pena a leitura! 





Jamilly LIma

6 comentários:

  1. Todos os testes são muito importantes, e esse teste do coraçãozinho não é muito divulgado mesmo... muito importante as mamães ficarem atentas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que interessante... esse eu não conhecia! Não me lembro de terem feito esse nos meus! Bom saber!!!!
    Um beijo
    http://www.mamaeaprendiz.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa esse é novidade pra mim!!Não lembro da Bia ter feito quando nasceu!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Verdade é muito pouco divulgado
    eu fiz da minha pequena
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Quando ganhei as gurias não existia nenhum desses testes.
    Mas acho que e de grande ajuda para manter os bebês saudáveis.
    Porque no caso de alguma doença, descobre no inicio e já trata.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha, esse eu ainda não conhecia, mas é muito bom saber que está cada vez mais facil descobrir e tratar os futuros problemas tão precocemente!!

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!