Pico de crescimento e salto de desenvolvimento nos bebês




Nesses dois meses com o Samuel já percebi que existem dias mais difíceis do que outros, há cerca de 10 dias esse pequeno fofinho está me dando olé nas madrugadas, acorda e não dorme por nada saí do berço para a cama, da cama para a rede, da rede para a cadeirinha e da cadeirinha para o bebê conforto e nada o agrada. Nessa fico vendo o sol surgir no horizonte todos os dias e depois de muito peito e carinho o pequeno adormece nos braços- só nos braços. Como uma boa mãe internauta comecei a procurar no "santo Google" e deparei-me com o pico do crescimento! Isso mesmo meu pequeno tá crescendo.

O sono do bebê pode ser atrapalhado por diversos motivos, dentre eles: Fralda suja, fome, cólicas, gases, calor, frio, ausência da mãe e o pico do crescimento e desenvolvimento, mas afinal o que é esse tal pico? O bebê passa pela fase de aprendizado acelerado e desacelerado, quando estão na fase de aprendizagem acelerado tudo o que eles querem é praticar suas novas conquistas, inclusive nas horas que eram para estarem dormindo. 

O salto de desenvolvimento acontece quando o bebê aprende uma habilidade especifica como: endurecer o pescoço, sentar, desenvolvimento motor... Muitos dos bebês que dormiam tranquilamente nesse período tendem a ficar mais espertos e até chorões. Os pais precisam de muita paciência e amor para conseguir fazer com que o bebê volte a dormir.Além do sono nota-se nessa fase que o apetite do bebê muda, ele quer mamar mais, necessita de mais alimento para crescer.

A maioria dos bebês passam por esses mudanças em apenas algumas dias, mas pode acontecer de o bebê ficar assim por até semanas. 
* No primeiro mês o bebê passa a enxergar melhor, a visão muda e eles querem ficar acordados conhecendo tudo.
* No segundo mês (onde meu pequeno se encontra) os bebês passam a controlar melhor as mãos e pés e querem melhorar essa habilidade brincando- a mãozinha vai para boca, agarra o cabelo da mãe, quase arranca suas próprias orelhas e coça os olhinhos.
* No terceiro mês o bebê passa a conseguir virar-se no berço, nessa fase toda a atenção deve ser redobrada.
*  No quarto mês o bebê aprende a reconhecer seu nome, já adora brinquedos e os passa de uma mãe para outra e adora a atenção dos pais.
* No sexto mês geralmente os bebês conseguem sentar sem apoio, nessa fase a angustia da ausência da mãe já é percebida, é uma fase difícil para o bebê e a mãe.
* No sétimo mês o bebê aprende que consegue alcançar os objetos desejados, começa-se aí as primeiras engatinhadas.
* No oitavo mês o bebê diminui suas sonecas durante o dia e isso pode deixa-lo bem irritado e cansado.
* Com um ano o bebê passa por muitas conquistas, dentre elas os primeiros passos e os primeiros sons já com sentidos para os pais.

Vale lembrar que cada bebê desenvolve-se no seu tempo e os picos e saltos irão acontecer de maneiras diferente e em tempos diferentes, então é importante respeitar o tempo do seu filho e ajuda-lo nessas fases de conquistas.







Jamilly LIma

9 comentários:

  1. sei bem como é esse pico de crescimento Jamilly, passei por ele três vezes e ainda continuo nele. O Danilo aprendeu a falar e agora não quer dormir pra ficar contando historias, conversando e cantando a madrugada toda. Com um ano e meio e a Bibi entra na onda e não quer dormir também. Tem vezes que eu durmo e eles ficam hehe Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amiga ele cada dia está mais lindo... sobre o pico do crescimento já ouvi falar tb... prejudica o sono...
    Aí... resta a mamãe #zumbi na área.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Minha irmã está passando por isso com a minha sobrinha Laura que acabou de completar 3 meses, parece que nada agrada a Laurinha e ela não dorme de jeito nenhum... essa fase passa loguinho, o Samuel está cada dia mais lindo, parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Outro dia amiga estava reparando o quanto o Samuel realmente está se desenvolvendo rápido, outro dia tava tão pequenininho e de repente já aparece nas fotos como um bebê que aparenta bem mais idade do que tem na realidade.

    Passei por alguns momentos como esse com a Dri de ficar horas acordada na madrugada sem saber o que fazer para conseguir colocá-la para dormir, agora que vem outro bebê aí já fico pensando nesses momentos de novo... rsrs

    Parabéns pelo Samuel, ele está lindo demais!
    Bjos
    http://www.maternizando.com/

    ResponderExcluir
  5. Benditos picos de crescimento para tirar nosso sono rsrs passei por poucas e boas com a Jú nessa fase =/

    ResponderExcluir
  6. Minha bebê quando estava passando por essa fase
    dormia muito mal, foram dias difíceis
    até que fui me acostumando
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa, como ele já está grandinho!!
    Eu já passei por essas fases, acompanhava mês a mês, é assustador como desenvolvem rápido e que de um mês para o outro mudem tanto!! Ótimo post para as mamães acompanharem!

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar no pico do crescimento, quando estava grávida, já que eu vivia fazendo pesquisas sobre bebês. Não notei nenhuma diferença no comportamento ou no sono de Bryan até um aninho. Ele era tranquilo e calmo, dormia a noite toda, e dormia a tarde também. Depois de um ano começou a querer fuçar acordado a noite pra brincar ou ver TV. Com o tempo isso foi melhorando e hoje estamos no terrible two. Uma fase muito difícil, meu filho ta irreconhecível rs. Ele demorou mais nas coisas que você citou, talvez por ele ser prematuro, o médico sempre me avisou que ele ia se desenvolver mais devagar. Mas e verdade que toda criança tem seu próprio tempo pra tudo. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quando o Be estava com seis meses conheci o pico de crescimento. Faz parte todas nos mamães passamos por isso. Seu Baby ta lindo.

    Beijos,bom final de semana.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!