Amamentação mamilos rachados.

Nos primeiros dia a amamentação pode ser bem dolorida, principalmente para as mães de primeira viagem ainda sem tanta experiência na amamentação, pois a verdade é que podemos ler milhares de texto sobre como amamentar, mas somente na prática entendemos ao certo os prazeres e os desprazeres dos primeiros dias.

imagem google



É importante que você saiba que mamilos rachados e sangrando não são um efeito da amamentação, mas sim um sinal de que a pega do bebê no seio não está correta.  Você deverá mudar o jeito que amamenta para que a amamentação seja prazerosa para você e o bebê, aconselho procurar ajuda no banco de leite da sua cidade, lá terá profissionais para te ajudar e ensinar a pega correta.

Como já escrevi a principal causa para as fissuras nos mamilos é a paga incorreta, a posição certa deve ser aquela em que o peito entra bem fundo na boca da criança e não somente o bico do seio. Outra causa que poderá causar fissuras é a pele ressecada, para isso evite usar sabonetes no seio, nesse caso poderá ser necessário o uso de pomadas recomendadas pela sua ginecologista.

Minha experiência com a amamentação apesar de está sendo diferente da vez anterior, no início sentir dor e o seio machucou, na consulta com minha médica ela me receitou uma pomada chamada Millar (não use sem conhecimento do GO), para mim foi quase que um milagre, hidratou bem o seio e regenerou em poucos dias. Além da pomada por dica de minha mãe colocava um pouco de leite materno em cima da fissura, se você não sabe o seu leite é altamente cicatrizante.


O que fazer se o seio começar a machucar e sangrar?


Em primeiro lugar procure seu médico ele te passará orientações de como agir e se necessário alguma pomada para ajudar na cicatrização. Procure também ajuda no banco de leite da sua cidade para aprender como colocar o bebê para mamar corretamente.

Deixe de lado sabonetes, hidratantes convencionais e perfumes nos mamilos, dê preferência para pomadas hidratantes próprios para essa fase.

Caso seu médico não recomende nenhuma pomada, deixe o seio exposto ao sol por alguns minutinhos (nos horários recomendados ), passe o leite materno em todo o mamilo.

Você poderá usar conchas especias para amamentação, pois assim evitará o contato da pele com o sutiã, além de que o leite materno armazenado já ajuda a cicatrizar a pele (nunca dê o leite armazenado nas conchas para o bebê). 

Apesar de ser bastante incomodo amamentar com as fissuras, pense no seu bebê e na nutrição que está oferecendo a ele através do seu leite. Amamente!

Veja também!







Jamilly LIma

3 comentários:

  1. Fiquei até com saudade... tive muito problema com a Júlia no inicio, mãe de primeira viagem não sabia o que fazer direito, mas não desisti e com o passar dos dias a amamentação passou a ser prazerosa... amamentei as duas até quase 3 anos e adorava esse momento que só eu podia ter com elas...ótimas dicas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente amiga é uma descoberta incrível e as vezes dolorida para as mamães de primeira viagem. Para essa segunda gestação espero algo mais tanquilo!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  3. Na minha primeira gestação com a Dri, tive alguns problemas com a amamentação.
    Não sei se era a pegada, ou porque quase não tinha bico, mas era muito dolorido, machucava, rachava, enfim, era horrível, mas não desisti.
    Quando a dor era insuportável, retirava o leite com a bombinha e dava na mamadeira.
    Passava casca de cenoura para ajudar na cicatrização, passava bepantol, tomava banho de sol nos seios, tudo isso para não cortar o leite materno dela, e assim consegui amamentá-la até os 1 ano e 10 meses, que foi quando ela mesma não quis mais. :)

    Ótimo post amiga!
    Bjos
    http://www.maternizando.com/

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!