O bebê de 1 ano- desenvolvimento e descobertas





Desenvolvimento e descobertas 

Samuel- 1 ano

  

Agora que o bebê cresceu e tornou-se o bebezão da mamãe, ele torna-se mais independente e com essa independência toda recém adquirida chega as novas preocupações.  Chega o momento de ensinar os primeiros passos e as primeiras tão sonhadas palavrinhas.

Primeiros passos.

A maioria dos bebês dão seus primeiros passos já pertinho do primeiro aninho de vida, claro, que isso varia muito de bebê para bebê, não se trata de uma regra, então se seu bebê já está com 1 ano e ainda não andou nada de desespero!

Deixar a criança com o contato do chão é muito bom nessa fase, só temos que tomar os devidos cuidados com a área em que o bebê ficará, mantenha sempre limpo, arejado e principalmente longe de tomadas e moveis com quinas.

Você pode estimular os primeiros passos sentando um pouquinho afastada do bebê e chama-lo mostrando um brinquedinho, ajude-o sempre que precisar.  A maioria dos bebês começam a andar com as pontas dos bebês e aos poucos ele vai fazer direitinho.

Alimentação e brincadeiras.

Outro grande passo que seu bebê dará após o primeiro ano será em ralação a comida, agora mais independente e com uma habilidade motora melhor, ele começará a ter interesse em comer sozinho. Ofereça a colher e ele ficará super satisfeito. Aproveite a bagunça que ele fará e faça muitas fotos, elas renderam boas risadas no futuro.

Uma das brincadeiras favoritas nessa fase é arremessar tudo que vê pela frente e por incrível por pareça , quanto mais caro o objeto melhor rsrs isso inclui celulares e tablets. 

A panelas e talheres também rendem uma boa diversão, preparem os ouvidos para o barulho e curta o som maravilhoso que seu pequeno músico cria. Os bebês adoram empurrar, lançar e jogar! Chegou a hora de oferecer ao bebê brinquedos de encaixar, quanto mais colorido melhor. 

Nessa fase os objetos continuam indo para a boca, por isso toda atenção redobrada, o bebê andando consegue ir até os objetos que antes não tinha contato. Muito cuidado com pilhas, botões, moedas e qualquer outro objeto pequeno.

O sono do bebê.

 O bebê está cheio de novas habilidades e a coordenação motora está bem desenvolvida, as sonecas durante o dia deixam de ser interessantes. Ele quer explorar o mundo e tudo que está em volta, essa é a razão que eles resistirá bravamente aos cochilos durante o dia. 

Para ajudar crie o ritual do sono, mantenha próximo ao horário da soneca atividades mais relaxantes, um banho também ajuda relaxar, leia um livro ou cante uma música, isso pode ajudar.

Desenvolvimento da fala.

O processo da fala está começando a se desenvolver, alguns bebês após o primeiro ano falam palavras como: mamã, papa, dá... outros já falam mais palavras e também há aqueles que falam frases inteiras da maneira dele, tudo é normal! Não se desespere se o bebê da vizinha já fale e o seu não.

Você pode ajudar nesse processo mostrando o objeto e falando corretamente os nomes, resista a falar como bebê ou encurtar o nome. 

Lembre-se cada bebê se desenvolve no seu tempo, não há regras na maternidade!









Jamilly LIma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!