Os riscos de livre acesso da internet para crianças

O perigo por detrás da tela


O uso de tablets e celulares por crianças está sendo iniciado cada vez mais cedo, muitos pais (incluindo a mim) tendem a oferecer com desenhos para deixar a criança sossegada um pouco enquanto realizam algum trabalho em casa ou esperam em um fila no banco ou mercado. 

No mundo em que vivemos onde as crianças são abordadas desde novinhas a mexer em tecnologias, proibir o uso de equipamentos ligados a internet é quase surreal. Muitas vezes até na escola as crianças são ensinadas por meio de agenda eletrônica, material complementar dos livros, pesquisas escolares e aulas de computação entre outras. Proibir não é a questão! Ensinar e controlar essa é nossa missão. 

Um dos sites mais usados pelas crianças para assistirem desenhos, é o youtube, afinal é um site free e de fácil uso, mas infelizmente um desenho inocente pode ser interrompido por um anuncio não tão legal ou seguido por um outro vídeo mascarado. 

O perigo não se esconde somente aí, afinal no youtube há muita coisa legal, também existe o aplicativo youtube Kids que é bem mais fácil de controlar, o perigo maior está em sites de relacionamentos. 

Os sites de relacionamentos não foram feitos para crianças, tanto é que possuem idade minima para uso, mas não é difícil ver perfis no facebook e instagram de crianças em seus dias a dias. Para os predadores da internet, uma simples e inocente foto na praia pode tornar-se o atrativo ideal para começar um dialogo. 

Os "predadores de internet" usam da simpatia para conquistar a criança, eles estudam o perfil da vitima atrás de informações que os ajudem a inciar um conversa: Personagem ou tima favorito, uniformes escolares, marcação de lugares frequentados entre outros. Eles podem fingir ser uma criança de idade aproximada da vitima para que a mesma não tenha medo de se comunicar e contar sobre usa vida. As conversas geralmente se dão em vários dias até que ele chegue a tentar algo mais ousado.

Cabe a nós pais vigiar e controlar de perto o uso das crianças com a internet. Está sempre dando uma busca no histórico de sites acessados, bloquear bate papos para desconhecidos, evitar a postagem de fotos intimas, seja na praia ou de pijama ou só de calcinha ou cuequinha. Devemos ensinar nossos filhos a não acreditar no que se enconde atrás da tela.  Veja na minha postagem sobre fotos que não se devem ser postadas na internet mais dicas. 

Para as crianças maiores devemos além de tudo a ensinar a não marcar encontros sem a presença dos pais, não aceitar solicitação de amizade de desconhecidos, evitar postar em redes sociais o número do whatsapp e sair de grupos desconhecidos que sejam adicionados por qualquer pessoa. 



Vale a pena a leitura do livro infantil a Floresta Misteriosa, perfeito para ler junto com as crianças. O livro conta a história de Mariana, uma menina que adora usar a internet. O livro trata a internet como uma floresta misteriosa e lá Mariana encontra um lobo vestido de ovelha. O livro trás uma alerta para os pais sobre o uso de computadores por crianças.








Jamilly LIma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!