Moleira e cuidados com o bebê



Uma das maiores preocupações dos pais após o nascimento do bebê é a moleira. As fontanelas, nome verdadeiro da moleira, são aberturas do osso do crânio do bebê.

As funções das fontanelas no alto da cabeça dos bebês é facilitar o parto normal, ajudando a passagem pelo canal vaginal e permitir que o cérebro cresça. 

No primeiro ano de vida o cérebro do bebê cresce metade do seu tamanho que terá na fase adulta e chega a quase seu tamanho total ao final do segundo ano de vida.

As aberturas do crânio fecha-se por volta de 1 ano e seis meses. Caso a moleira feche antes de um ano é necessário procurar ajuda médica. Somente o médico irá dizer o que fazer nessa situação, por isso é extremamente importante a ida ao pediatra todos os meses até o primeiro ano do bebê.

A moleira pode ficar baixa nos dias quentes e nem sempre indicam desidratação, mas não é normal ela ficar levantada, pois sinalizada o aumento da pressão intracraniana, a causa pode ser uma infecção ou algum problema metabólico. Caso aconteça procure ajuda médica. 

A pulsação da moleira de forma moderada é normal, principalmente se o bebê chora, mas você precisa se preocupar se a pulsação for muito forte e o bebê apresentar outras coisas como febre.

Os pais e cuidadores do bebê precisam passar a mão delicadamente na cabecinha do bebê na hora do banho , passar o pente delicadamente, mas não apertar.




Jamilly LIma

Um comentário:

  1. TÃo importante manter estes cuidados com os bebês, muito boas dicas, bom feriado , bjs https://patriciacharleaux.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!