Medo de que???

Boa Tarde!!

Medo??? isso mesmo! Meu filhote agora descobriu o medo! O que antes não passava do medo de ficar sem a mamãe, agora ele descobriu novos medos...

Tenho percebido que ele fica meio nervoso no escuro, olhando para as paredes e para todos os lados. Na hora de dormir ele coloca a cabecinha no meu pescoço. 

Apesar de saber que isso e totalmente natural em uma criança que está descobrindo o mundo e suas formas, tento tornar o escuro divertido! Mostro a ele de uma maneira bem sutil que o que tem no escuro, também tem no claro. Deixo  ele acender e desligar o interruptor da luz várias vezes. Isso tem ajudado bastante!

Mas a maneira melhor de ajudar seu filho com seus medos, é procurar ajuda-lo a enfrenta-los e não somente dizer que é besteira, bobagem e obriga-lo a fazer algo que cause e desperte o medo.

Seja de que for o medo, procure conversar com os pequenos e lembre-se que a criança possui uma imaginação super fértil, elas sempre vêem mais do que o real. Não ignorar os medos dos pequenos facilitará no processo da perda desse medo!

Tente tornar o causador desse medo, em algo construtivo, assim como eu fiz ao deixar o Lucas acender e apagar a luz! Já estou sentindo um avanço no medo dele, agora não sou mais obrigada a dormir a noite toda com aquela luz chata no rosto. Ele se contenta com a luz do corredor, mesmo que as vezes eu perceba que ele está um assustado, olhando para as paredes escuras, eu procuro conversar e cantar uma música até ele adormecer!




Já apareceram os medos dos filhos de vocês??? como você está ajudando a supera-lo?? compartilhem suas experiências!

Beijos

Jamilly LIma

5 comentários:

  1. Tadinho, minha sobrinha também está nessa fase, e assim como descreveu ajuda e muito os pequenos, belas dicas, adorei.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa Elisa demonstrou por algumas vezes medo do barulho do liquidificador, mas procurei fazer daquele barulhão algo legal e egraçado. Toda vez que ligo eu a levo para ver danço, rio e imito o barulho... agora passou!
    beijos
    www.jeitinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O meu com 1 mes acorda bem assustado as vzs rs
    Nao sei s e' medo ou sonho..bj

    ResponderExcluir
  4. Ah Biah assusta com liquidificador kkk MAis faiz parte Bjuuuus nesse gatoo!

    ResponderExcluir
  5. Jamilly ... Sophia tem medo de alguns animais! Gruda em mim e começa a tremer, e ainda fala "você me protege", me sinto a super mãe nessas horas, mas sei que preciso explicar que não precisa ter medo, que estou ali, mas também sei que preciso respeitar!

    Acho que é preciso ficar de olho e não deixar quieto, é preciso mostrar que não precisa ter medo, mas se ele tiver, é melhor respeitar!

    Beijos, Má
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!