Nem mil palavras podem dizer...

De todas as felicidades do mundo, acredito que a maior é uma mãe ouvir pela primeira vez seu filho chama-la de mamãe! Aquele mamãe especial que sempre vem acompanhado de brilho nos olhos... muito mais do que o mamã que os bebezinho falam... estou falando daquele mamãe que só quem já escutou é que entende!

Já escrevi diversas vezes aqui, sobre a demora no processo da fala do Lucas, já escrevi aqui também que estamos sendo acompanhadas de uma fono... isso já doeu muito, mas agora sei que esse "bicho de 7 cabeças" não morde! Agora posso dizer que (com o perdão da palavra) QUE SE DANE as comparações, QUE SE DANE as perguntas, QUE SE DANE também a falsa preocupação... e digo isso para mim mesmo QUE SE DANE o medo, a insegurança e principalmente a CULPA.
Agora 1 mês e 1 semana após descobrirmos a " pasta" (explico já) posso escrever aqui com letras MAIÚSCULAS:

TENHO UM BEBÊ(nem tão mais bebê assim) FALANTE!

Meu menino começou a desenrolar a língua e agora fala palavras como: urso, gato, pato, sapo, porco... e tantas outras... parece pouco? Não, para quem tem uma criança de 2 anos e 6 meses em casa, completamente saudável que não usava as palavras como meio de comunicação simplesmente porque não queria.
Tenho que confessar que as primeiras idas a fono, foram totalmente desapontantes. Por mais que eu quisesse o "pozinho mágico" ou a receita para o desenrolar da linguagem, ela (a fono) não podia oferecer... as primeiras sessões foram meio "mortinhas" até que descobrimos a pasta!
A pasta é um colecionador simples, mais recheado de figuras de animais e também do dia a dia... nele estimulamos a fala através de imagens e sons. Algo tão simples que trouxe um grande resultado ao processo de comunicação do Lucas. 
Agora aquela carga que eu carregava nas costas aos poucos estão sendo substituídas por palavrinhas mil vezes repetida do meu filho e que eu não me canso de escutar!
Quando escrevo sobre culpa, não estou dizendo que me culpo 24h pela demora no processo da fala dele, mas sim me culpo sempre quando alguém me indaga sobre isso. A verdade é que  já estava cansada de dizer que ele não é surdo, nem mudo e nem outras coisas que algumas pessoas (desculpe mais uma vez a palavra) "jumentinhas" indagam. Ué você nunca viu uma criança saudável que não fala? Eu conheço várias... Depois que passei não pensar mais sobre a questão da fala, as coisas estão se encaixando. 
No consultório da fono que atende o Lucas, tem muitas crianças e na maioria meninos que estão desenrolando a língua... conversando com outras mamães comecei a perceber que isso não se passa somente comigo. A verdade é que é completamente, vou repetir COMPLETAMENTE  aceitável que uma criança chegue até o 3º ano com um vocabulário ainda pequeno. 
Estou escrevendo , para que se você mamãe estiver passando por isso não se sinta sozinha no mundo, não se sinta culpada... pois a tempo para tudo debaixo do céu
Um dia estava pensando e acabei conversando sobre isso com minha irmã e disse a ela assim: se Deus perguntasse para mim: Jamilly, pedi o que tu queres que eu te dou. Sem pensar meia vez eu responderia: Que o Lucas hoje fale por teu poder e graça. Isso até parece meio egoísta, não? tanta coisa para se pedir a Deus... mais teria tido isso, pois tenho o coração de mãe!
 Hoje, só tenho que agradecer a Deus, sim!!! isso mesmo... primeiramente pelo filho lindo e saudável e depois pela benção obtida! Não sei se você se lembra, mas escrevi que estava usando o poder da fé!

Quero agradecer a todas que deram suas palavras de carinho na minha ultima postagem sobre esse assunto, cada palavrinha que vocês escreveram serviram de tijolos fortes que me ajudaram a perceber que a ida a fono não era um bicho papão.

beijão

Jamilly LIma

9 comentários:

  1. Ta vendo! Tudo ficou e vai ficar cada vez melhor, daqui a pouco vai estar falando cada vez mais, pelos cotovelos, cantando e tudo mais que tiver direito e deixa pra lá comparações, todo mundo faz isso, é peso, é altura, nenhuma criança é igual a outra mew!!

    ResponderExcluir
  2. Ah... esse texto eu gostei! Acho super natural! meu sobrinho tem a idade dele e tbm não tem um vocabulário grande não. Muitas palavras a gente nem entende ainda! Cada criança tem seu momento, aqui todo mundo comentava que o Enry era atrasado pra caminhar. E foi mesmo, quanta criança não anda antes mesmo de completar um ano? Ele só andou com 1 ano e 4 meses. No tempo dele. E olha, eu acho o equilibrio dele perfeito, raramente ele cai!

    Não te preocupa que teu tagarela daqui há pouco se solta!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Jamilly!
    Primeiro que lhe agradecer pela visita em meu blog e dizer que a escolha certa é a que o nosso coração permite, então fique com o Lucas e aproveite cada minuto que tem com ele!
    E quero agradecer mais ainda por esse post.
    Ando preocupada com o Yan que esta com 2 anos completos e não fala quase nada.
    Resmunga algumas palavras apenas enquanto tantos amiguinhos da mesma idade j´´a falam frases inteiras...
    Quantas vezes me culpei por achar que não estou estimulando ele, ou que esta demorando á desenrolar por conta da minha ausencia...
    Seu post acalmou meu coração!
    Bjs nossos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Neinha adorei seu comentario, obrigada pelo carinho e por compartilhar comigo!

      Cada criança tem seu tempo e nossa "culpa" não vai amenizar isso, caso queira que te conte mais sobre a pasta me manda um email.

      Excluir
  4. Me emocionei Milly. Parabéns. Eu sabia que isso ia acontecer. Mas sabe que o Matheus completou 1 ano a menos de um mês e todos me cobram se já fala. Affff. Hoje pensei numa resposta: "Sim, duas linguas, uma fluente e outra está aprendendo." Ai claro que a criatura vai querer saber mais: "Fala nenenês fluentemente e portguês está aprendendo."!!!! Bjs e boa semana com seu falante!!!

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu post ... o que acontece que muitas pessoas "adoram" comparar seus filhos com os outros, não sei pq é tão difícil essas pessoas entenderem que cada criança tem seu tempo e seu ritmo, algumas demoram mais para andar, falar, sair das fraldas entre outras coisas ...
    Parabéns pelo desenvolvimento do seu filho, e com certeza vai ser cada vez melhor e mais gostoso !!!

    beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post, emocionante !
    bjs
    http://mamaedeunhafeita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Demais seu post, viu. Temos uma amiga aqui no condomínio vivendo exatamente. Vou passar seu limk pra ela. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!