Apoiamos a amamentação: Doação de leite Materno

Olá queridas amigas!

Essa semana o blog está promovendo uma campanha a amamentação e estamos recebendo depoimentos de mamães que também querem participar da campanha, se você também deseja nos contar alguma experiência sobre amamentação deixa um recadinha que entro em contato.


A mamãe dá vez é a Taniguá que irá nos contar sobre sua experiência sobre doação de leite materno.



Olá sou a Taniguá tenho 27 anos e sou mamãe do Antonio que faz 2 anos final de abril, tenho o blog Meus dias com Antonio (tanigua.blogspot.com) mas está meio abandonado ultimamente por falta de tempo.

Mãe Para Sempre: Você fez alguma preparação no seio antes do bebê nasce?
Taniguá: Passava esponja no banho mais bem de leve, nunca tomei banho de sol no peito, pois onde eu morava se abrisse a janela todos viam e na última semana usei diariamente concha flexível para ajudar no bico do seio.

Mãe Para Sempre: Como foram os primeiros dias de amamentação?
Taniguá: Como fiz cesarea não tive leite na hora, deixei ele sugando a vontade na maternidade mas não tinha nem colostro, saimos da maternidade 28h após a cesarea aí em casa que vei descer o leite e quase empredou. Nos pimeiros dias sentia muita dor , rachou e por ter muito leite sempre tinha que tirar após as mamadas pois senão começava a empredrar.

Mãe Para Sempre:  Como ou quando foi quee você perebeu que poderia doar o excesso de leite.
Taniguá: Quando ele tinha uns 15 dias percebi pois mesmo ele mamando muito, ficava em torno de 45 minutos no peito, eu dava um lado de cada vez, sobrava muito e o outro peito quase explodia!

Mãe Para Sempre: Como conheceu os bancos de leite?
Taniguá: Conheci durante a faculdade,pois sou enfermeira e fiz estágio no banco de leite, mas na maternidade eles vão lá ajudar as mamães e entregam folhets explicativos sobre amamentação.

Mãe Para Sempre: Antes da primeira doação você foi conhecer o banco de leite para qual doou? deve informações de como  conservar de como fazer a "ordenha" manual?
Taniguá: Quando decidir fazer a doação fui pessoalmente no banco de leite para te todas as informações e entregar meus exames pré natais que eles pedem e já aproveitei e levei frascos de casa.

Mãe Para Sempre: Você teve o apoio da família para fazer a doação? como foi?
Taniguá: Tive o apoio do meu marido, sempre após amamentar ele que fazia o Antonio arrotar enquato eu fazia a ordenha para a doação.

Mãe Para Sempre: Para a doação você ia até o banco de leite ou eles coletavam na sua casa? Por quanto tempo você foi doadora?
Taniguá: Eu fazia em csa e congelava os frascos e uma vez por semana eles iam na minha casa buscar o leite e entregar mais frascos. Fui doadora desde que ele tinha 15 das até os 7 meses de vida dele. E hoje ele está com 1 ano e 11 meses e ainda mama no peito.

Mãe Para Sempre: Qual o sentimento que mais te motivou a doar o leite materno? porque.
Taniguá: Saber que o leite materno é essencial para os bebês, saber que ele tem os nutrientes e imunidade que nenhum leite artificial tem.

Mãe Para Sempre: Você receberia doação de leite materno caso tivesse precisado:
Taniguá: Com certeza, pois é o melhor leite que existe.O leite é sempre examinado ao chegar no Banco de Leite então ão tem risco nenhum de ter algo ruim nele, como doenças, basctérias e fungos...



     Mãe Para Sempre: Para você qual a importancia da amamentação?
     Taniguá: O leite materno pussui inumeros beneficios para o bebê como eu já falei acima, mas fora isso é o laço que une mãe e filho, é um momento só nosso, de carinho, envolvimento, proteção e muito, muito amor!


    Mãe Para Sempre: Você aconselha as amigas a fazerem a doação? como.
    Taniguá: Sim aconselho! muita gente acha que se doar não vai ter leite para o próprio filho e isso é engano, pois quanto mais você tira mais leite seu corpo produz! Explico isso as amigas e falo como é boa a sensação de saber que você está ajudando vidas tão pequenas.

    Mãe Para Sempre: Em uma próxima gestação se for possivel voltará a ser doadora?
    Taniguá:  Com certeza! sem dúvidas sobre isso!




Recadinho da Taniguá para todas as mamães!

Quero lembrar as mamães que logo entraremos no inverno e é a época em que os Banco de Leite mais precisam, pois muitas mães acabam não doando pelo frio! Aproveitem enquanto já está dando mamá para seu filho, assim que terminar já faça a ordenha, é rapidinho e vc vai ajudar muitos bebês, pra vc um frasco pode parecer pouco mas para um recém nascido prematuro 10ml de leite ajuda muito!
  

Obrigada Taniguá pelo carinho nas respostas!




Beijos e espero sua participação!

Jamilly LIma

4 comentários:

  1. Amiga adorei essa entrevista. Eu mesma sofri muito para amamentar e tinha muito leito no inicio. Infelizmente por falta de informção não doei leite, mas para a próxima gravidez, se der tudo certoconcerteza irei doar. ;)
    Parabéns pela iniciativa.
    Beijos
    Débi

    ResponderExcluir
  2. Adorei amiga... Doar leite é super especial, eu deveria ter doado pq tinha muito, até hoje se apertar ainda sai... Amei esta proposta de incentivar a amamentação. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  3. Q lindo amiga! Não tinha conhecido ninguém que tivesse feito doação.
    Eu não fiz, por falta de conhecimento, falta de informações e apoio, mas quem sabe numa próxima gestação.
    Parabéns Taniguá, bjs

    ResponderExcluir
  4. Amei a entrevista, e parabens a Tani pela explicações e pela doação!

    Bjinhos

    Vitoria & Nathan

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!