Mamãe pensativa, parte 2


Olá meninas!

Hoje meu post é um questionamento da minha cabeça de mãe, já conversei com algumas amigas que assim como eu acreditam que não tem nada errado nisso que vou relatar, mas quero saber a opinião de vocês também!
Tenho em casa um verdadeiro artista, um menino muito ativo, criativo e que adora ter o que fazer, mas as vezes também adora ficar sentado assistindo um desenho. Desde que Lucas é pequenininho sempre estimulei com giz de cera, depois com lápis de cor e chegamos a tinta. Porém sempre percebi que ele não gosta muito de pintar com lápis de cor ou com o giz, ele prefere vê outra pessoa pintando, mas se for com tinta a história muda, ele ama tinta. 
Já comprei vários tipos de lápis de cores, de todos os formatos, tamanhos, espessuras e marcas, mas o ato de pintar com o lápis não o estimula. Algumas vezes ele até rabisca, mas pintar um desenho inteiro não mesmo. Ele usa bastante o lápis para desenhar.
Conversando sobre isso com uma amiga professora ela me disse sobre o esforço que a criança faz para usar o lápis e pode ser desse esforço que o pequeno aqui não gosta. Ela me disse ainda que existem crianças que cansam de pintar.. isso meu filho não puxou de mim, pois eu sempre amei pintar com lápis de cor, até hoje eu pinto.
O problema de ele não gostar de pintar não me preocupa nem um pouco, pois ele é maravilhoso em outras coisas: quebra cabeça, jogo memoria, números e até mesmo pintar com tinta. Porém tenho recebido uma reclamação da professora do Lucas em relação a isso, ela me conta que ele simplesmente se nega a pintar com o lápis e até mesmo se ela insistir muito ele chega a rasgar a folha para não ter que pintar. Quando não tem jeito e ele tem que pintar, ele chora e reclama muito (muito mesmo).
Também estamos tendo a dificuldade em troca de atividades na escola. Quando ele gosta da atividade não quer parar. Apesar de no meu pensamento isso não ser nada preocupante, pois eu que já sou adulta, reclamo quando não gosto de fazer alguma coisa (passar roupa) imagine uma criança.
Bom, eu tenho consciência de que a escola não pode mudar uma atividade somente por uma criança, não sei se é somente ele que não gosta de usar os lápis na escola, mas muitas vezes acontece de uma criança não gostar e não reclamar. A reclamação dele é que está sendo o problema e ele é especialista em reclamar. Apesar de ainda ser pequeno e sua personalidade ainda está sendo formada, ele já mostra que tem atitude e opinião, quando não gosta, não gosta e ponto final, não adianta trocar por sorvete, passeios, chocolates....
Tenho uma reunião na escola na terça que vem, mas o assunto já foi adiantado pela professora que é justamente a reclamação. Eu vou preparada para dizer que nem toda criança é igual a outra, que nem toda crianças tem as mesmas aptidões.  

Agora que você já sabe quero saber sua opinião, o que você acha disso? 







Jamilly LIma

15 comentários:

  1. me pegou de surpresa, acho que não posso ajudar... assim alycia gosta de tudo, risca e rabisca, paredes, ela mesma, quardaroupa, adora pintar....
    Mas, eu sei que vc incentiva a ele a gosta de pintar, conversa com ele por que ela não gosta do lapis de cor...

    Espero que vc consiga resolver esse problema
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga não sei opinar sobre isso, mas vou conversar com minha irmã que é pedagoga e venho te dar uma opinião mais formada sobre isso.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, cada criança no seu quadrado. Acho que com o tempo ele vai mudando e gostando de outras coisas.

    ResponderExcluir
  4. Jamilly acredito que não seja nada de mais, somente talvez ele ache mais fácil pintar com pincel ou tinta.

    Minhas meninas não gostam muito de lápis de cor também agora põe o pincel ou tinta na mãos delas, elas pintam o papel, a casa e até elas próprias :).

    Acalme seu coração, talvez o Lucas seja só diferente de você.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Jam querida não tem nada de mais em não querer
    pintar a lápis, mas tente conversar com ele
    falando que na escolinha é um pouco diferente
    que só por que ele não gosta de algum dever não
    deve rasgar, e peça a professora para não insistir se ele não quer
    tente trocar o lápis pelo de dera na escola pra vê
    pois são mas leves,
    espero ter ajudado
    linda noite bjs

    http://mamaeamelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Jamilly, o meu ama desenhar e faz desenhos maravilhosos, mas tbm detesta pintar, depois de muitas conversas descobri que ele não gostava pork alem dele ter preguiça ele achava a pintura dele feia, então passei a ensina-lo a pintar direito sem forçar, ensinei a pintar com o dedo (o pó de lapis de cor) e ele adorou.. ele ainda não é fã de pintar, mas quando precisa pinta e fica lindo.. mas não é nada p se preocupar, apenas conversa com ele e tente saber o pork ele rasca a folha... bj

    ResponderExcluir
  7. Oie... Relaxa... Quando a Isadora, minha filha n°4, tinha três anos, nas atividades escolares fazia apenas, um risco. Imagine, a cena, várias atividades com apenas um risco, rsrs... Mais a prof. me tranquilizou e disse que era uma fase, que o ideal era não forçar e sim esperar o momento dela. Hoje com 5 anos, adora desenhar a família, pintar com lápis e já pergunta os nomes das letras, pra poder escrever. Pede pra prof. esperar o momento dele e não forçar de modo algum. Pois a maneira que ele tem de se expressar e dizer que não quer, é rasgando os papéis. Dê tempo ao tempo. Bjs

    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi!!! Eu conversaria com ele, dizendo que na escola a gente precisa fazer as atividades que a tia pede... e que em casa, ele pode escolher o que quer brincar, mas lá é escola, e é necessário seguir as orientações da professora. Mas... sem neuras, estresses... espera o tempo dele.

    beijinhos

    www.aprendendoasermaehoje.com

    ResponderExcluir
  9. Amiga eu mesma quando era criança eu adoravaaaa pintar, mais quando uma professora mandava desenhar a coisa mudava eu ODIAVA hahaha
    É coisa de criança mesmo, são gosto, ele nao gosta de lapis de cor é um direito dele =)
    bjuuu
    http://jessicaegregory.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bom, dependendo do jeito que seguramos o lapis doi a mão... sera q ele nao tem esse desconforto? O complicado eh a escolinha... tbm não saberia oq fazer... nos conte depois!!
    Bjs

    Hoje no Papo de Mamãe Amélia tem post sobre Artesanato!
    http://mamaeamelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu não sou especialista no assunto, mas vou dar a minha opinião de mãe... Eu penso que assim como nós não gostamos de algumas atividades, os pequenos também tem as suas atividades preferidas e aquelas que não gostam. Mas nós entendemos que precisamos fazer aquilo que não gostamos e os pequenos ainda não entendem isso. Então, talvez a saída fosse você conversar com ele e a professora também para que aos poucos ele entenda que precisa fazer também as atividades de que não gosta.
    Boa sorte!
    Luciana
    www.lumaedamalu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eita amiga... curioso ele não gostar de pintar e ainda se recusar e rasgar o papel, mas como disse cada criança tem suas coisas preferidas, aqui Joseph tá na moda de pintar tudo, principalmente as paredes.
    Creio que já tem conversado com ele, temos que esperar o tempo dele adquirir o interesse, mas não se preocupe, ele é só um menininho de manias, bjss

    ResponderExcluir
  13. Minha opinião sobre esse assunto é a mesma da Dani.
    Ele pode não gostar de pintar por muitos motivos, é algo que pode até mudar com o tempo. Mas é preciso que ele entenda que na escolinha, tem que acompanhar as atividades, mas a professora não deve força-lo. Tudo tem que ser com conversa e muita paciência neh.
    Difícil essa situação, mas espero que consiga resolve-la.

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida


    ResponderExcluir
  14. Olá Jamilly,
    Lucas está sem motivação ou vontade de fazer as tarefas porque são tarefas que não desperta interesse para ele, são tarefas que não sejam adequada pra sua idade e outra coisa, são atividades repetitivas, quer coisa mais massante do que ter que fazer toda atividade igualzinha de novo. Lucas está sendo forçado a fazer algo que não quer,a sua professora tem que ter um jogo de cintura pra não perder o controle e mais tarde ele ficar com raiva de estudar. Tudo na vida tem a lei do retorno que pode ser positivo e negativo, isso deve ser revisto e conversado com muito cuidado pra não deixar sequelas. Afinal é o futuro do Lucas que está em jogo.
    Bju
    Toninha
    Ele vai ter muito tempo na vida para fazer muitas tarefas, deixe ele viver a infância passa tão depressa

    ResponderExcluir
  15. Meu filho tem 4 anos e tambem esta assim. Estou tendo muitos problemas na escola com ele pois ele faz qualquer atividade mas se tiver que pintar ele entra em desespero. Conversei com a pedagoga mas ela acha que devo incentiva lo a pintar, mas já fiz de tudo e ele sempre me pergunta: Mae pq eu preciso pintar? Já dei todas as respostas mas até hoje não tive sucesso e agora ele chora todo dia pq não quer ir a escola.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!