O sono da criança



Constantemente leio sobre mães que preocupam-se com o sono dos filhos, algumas por acreditarem que o filho dorme demais e outras que dormem de menos. Minha experiência com o sono infantil começa muito turbulenta, meu menino até pertinho dos 3 anos não dormia uma noite completa, acordava várias vezes e muitas dessas vezes simplesmente negava-se a voltar a dormir. Essa fase foi difícil e fiz de tudo que lia na internet de como preparar o ambiente e ele para o sono, a única coisa que realmente resolveu foi esperar o tempo dele.
Quando falo sobre o sono infantil, refiro-me até as sonecas durante o dia, pois sabemos o quanto é importante que a criança tenha um sono sossegado. O sono além de proporcionar o descanso do corpo é um tempo da qual a criança precisa para regular o organismo e reparar toda a perca de energia do dia. 
O sono infantil assim como o do adulto, passa por 4 etapas que se aprofunda progressivamente durante o descanso, cada etapa dura em torno de 90 minutos, basicamente podemos dividir entre o sono leve e o sono profundo.
O sono leve é aquele onde o bebê fica em estado de alerta e o minimo barulho faz com que o bebê desperte, o sono profundo é onde o bebê dorme tranquilo e tem o maior descanso. Durante uma noite o bebê passa por essas etapas e por isso tantas vezes despertam. Para que a criança organize seu sono é necessário os pais ajudarem criando um clima de segurança e conforto para que ao despertar o bebê consiga logo voltar ao sono. 
Cada mãe sabe o que mais tranquiliza seu bebê, seja uma massagem, uma música ou uma historinha, tudo é válido para ajudar a criança a entrar no sono tranquilamente. Quanto ao resto é esperar com paciência e amor a própria criança regular seu sono e criar sua rotina noturna.

Jamilly LIma

3 comentários:

  1. Bacana esse post, e super concordo, com deixar o ambiente sossegado, e passar pra criança que ali, é um local seguro.
    Eles vão aprendendo!!!

    Blog do Caio ♥

    ResponderExcluir
  2. Com a Sofia sempre tive uma rotina antes de dormir para ela se preparar, colocar pijama, escovar os dentes, deito com ela leio uma historinha e em 5 minutos ela está dormindo... Mas nem sempre foi assim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bebê na cama dos pais não dorme bem, e nem os próprios pais dormem.Bebê no berço, é o mais ideal, porém já tem que colocar em prática planos para a transição para o quarto do bebê. Os pequenos não sabem dormir, eles irão criar rituais de adormecimento, e tudo será normal, os unicos que podem "atrapalhar" são os pais, e é o que costuma acontecer. E isso ocorre por que eles não possuem as instruções corretas no início de vida do bebê, e também nem noções de educação básicas. Em 99% dos casos o problema de infortúnios no início de vida dos bebês está nos pais; eu percebi isso nitidamente nos meus 25 anos de experiência profissional. Por isso me dediquei a construção de um material avançado, para ajudar o máximo que famílias possíveis.
    Um grande beijo!
    https://comotirarofilhodoquartodospais.com

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!