Apesar da minha experiência positiva com o abandono da chupeta, percebo a preocupação até antecipada de amigas em relação a retirada e o comportamento da criança, pois sabemos que muitas vezes a chupeta vira mais uma dependência dos pais do que da própria criança, a chupeta ganha a responsabilidade de consolar rapidamente um choro compulsivo no meio do shopping ou cala aquela reclamação birrenta em casa ou simplesmente ajuda a relaxar criança para dormir, isso não é critica, pois também usei a chupeta como "calmante" nos momentos difíceis.
Hoje venho escrever algumas dicas para ajudar os pais nesse processo de retirada da chupeta com as crianças maiores.
1- Se seu filho já entende como funciona uma troca, comece tentando fazer a troca da chupeta por algo que ele queira muito, como um brinquedo por exemplo.
2-Comece a diminuir o tempo do uso da chupeta a hora da soneca da tarde ou do sono a noite e assim que a criança pegar no sono guarde a chupeta, mas para isso você precisa explicar a criança que você irá retirar, para que caso ela acorde não entre em choro.
3- Peça para seu filho retirar a chupeta antes de falar insista para que ele faça isso, sempre explicando que você não consegue entender o que ele fala quando está com a chupeta na boca.
4- De acordo com os dias que você já consegue retirar a chupeta da criança depois que ele pega no sono, comece conversando e mostrando que ele já não precisa mais da chupeta para dormir.
5- Nunca jogue a chupeta no lixo sem que a criança saiba, pois ela não vai esquecer do hábito, você precisa fazer isso quando a criança já estiver preparada e participe desse desapego,
6- Tenha calma, pois esse "vício" foi oferecido por você que pode até mesmo ter insistido para que ele pegasse,
7- Não desista no primeiro choro, não será como mágica, pense que você também possui coisas que gosta muito e que nãos seria fácil abandona-las. Também não adianta muito explicar sobre os problemas de dentição que ela poderá ter com o uso da chupeta, provavelmente para uma criança isso não fará sentido.
8- Evite ter várias chupetas espalhadas pela casa, pois a criança pode aceitar jogar uma no lixo e depois de algum tempo encontrar uma no quarto, isso só vai atrasar e dificultar o processo.
9- Caso a criança fique com algum parente é necessário que o mesmo esteja em sintonia com os pais e mantenha a calma com os possíveis choros de descontentamento. Não permita que a vovó, por exemplo, compre uma chupeta enquanto a criança estiver em seus cuidados.
10- Nunca passe limão, pimenta e nada desse tipo na chupeta da criança, isso pode causar vômitos e náuseas. Como também não coloque apelidos nojentos na chupeta como: caquinha, nojinho, meleca, isso pode causar uma sensação de insegurança na criança.
11- Você pode aproveitar datas comemorativas como: aniversário ou Natal para conversar com a criança sobre o momento de abandonar a chupeta.
12- Agora o mais importante!!! Depois que tiver começado o processo não volte atrás, explique sempre que ele já está grande suficiente e não precisa mais de chupeta.
Tem mais algumas dicas para essa lista? deixe nos comentários e ajude outras mamães com sua experiência .
Oi flor, aqui em casa só o de 5 anos que usou, a minha pequena de 2 usa é meu peito mesmo,kkkkk,posta dicas de como desmamar,kkkk.
ResponderExcluirCom ele foi fácil de tirar o bico, ele usou até os 3 anos, depois começou a vomitar muito por ficar sugando só o bico o dia todo e não comendo direito, eu sempre corria e lavava o bico, mas um dia mostrei o bico e o cheirinho dele todo sujo de vomito, ai ele mesmo ficou com nojo e não quis mais....
bjs
Ah amiga eu estou tentando tirar a chupeta do meu filho, nossa mas ta dificil. bjss
ResponderExcluirOi amiga, este tbm foi meu tema ontem no meu blog. Adorei suas dicas.
ResponderExcluirBeijos
Adri
Ótimas dicas
ResponderExcluirAqui a Luma só usa para dormir
Bjus
http://segredosdaluma.blogspot.com.br/
Aqui em casa já começamos esse processo. Por enquanto estamos conseguido.
ResponderExcluirbjcas
http://estou-crescendo.blogspot.com.br/
A minha não usa bico, então estamos tranquilos.
ResponderExcluirBjs,
www.soumae.org
ÓTIMAS DICAS, VOU PRECISAR DELAS E MUITO!!!
ResponderExcluirBjos
Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem
Otimas dicas.
ResponderExcluirAinda bem que não tive problemas pra rertirar.
Beijos
http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/
amiga muito boa essa ideia da troca
ResponderExcluirgostei muito alias dicas maravilhosas
Linda Noite
beijokas da Nanda
Mamãe de Duas
Google+Nanda
Muito legal suas dicas. Adorei.
ResponderExcluirPor aqui o garotão jogou fora com 1 ano simples assim pra alegria da mamãe.
Bjks
www.maevaidosa.com
Não fico encucada com isso.
ResponderExcluirPreservo o dia sem chupeta, sempre conversando com ele... e a noite ele usa um pouco e cai...
No momento certo, acredito que ele mesmo vai deixando de usar....
Bjs
Ju
Quando meu nenino chupou chupeta fizemos a troca e deu super certo.
ResponderExcluirbju
Super dicas amiga!
ResponderExcluirAqui não conseguimos fazer Joseph pegar de modo algum
bjs
Aqui foi tudo muito fácil!! Bia estava com 2 anos e meio e já entendia!
ResponderExcluirBom post!
Ótimas dicas! bjo
ResponderExcluirAqui eu disse que o ratinho levou e ela creditou, foi compreensiva!
ResponderExcluirBjos!
Ótimas dicas amiga e são super úteis!
ResponderExcluirBjos
http://www.amaedadri.com/