Brincar e aprender: veja quais brinquedos são mais indicados para cada fase da educação infantil

Com o início das aulas, a diversão pode estar alinhada com o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.


O início do ano letivo está chegando. Como os pequenos estão se preparando para iniciar ou voltar à escola, brinquedos educativos são a aposta para unir estudos e brincadeiras nessa época do ano. Eles auxiliam no desenvolvimento motor e cognitivo em idades variadas de crianças que frequentam a educação infantil.

Os itens não devem ser vistos apenas como um passatempo. Vale ressaltar que o brinquedo tem papel fundamental para o desenvolvimento durante o ato de brincar. Afinal, é ele quem auxilia e possibilita, junto à imaginação, a oportunidade de crescimento da criatividade, da expressão e habilidades motoras, por exemplo.

Hoje em dia, muitos pais se preocupam em dar brinquedos tecnológicos para as crianças, como tablets e celulares, cada vez mais cedo. Mas Nadia Vacinaletti, do setor de marketing da Calesita Brinquedos, destaca a importância de oferecer, principalmente, os brinquedos educativos. “Eles são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Pecinhas de montar, por exemplo, auxiliam a criança a ter noção de coordenação motora”.

Nadia lista algumas dicas de brinquedos para diferentes fases das crianças:

1 ano: Ilha da Palmeira
Nessa fase, a criança está descobrindo que é independente. A partir de um ano, começa a falar, a andar e desenvolver habilidades. Por isso, peças de encaixar atraem tanto os bebês. Além de divertir, a Ilha da Palmeira, um brinquedo didático com um circuito de atividades, vai ajudar a desenvolver a coordenação motora fina, ou seja, mãos e dedos.


1 ano e meio: Smart Table
Com essa idade, a criança é muito curiosa e já tem mais firmeza nas mãos e, muitas delas, no andar. Gosta muito de objetos e brinquedos coloridos e que reproduzem sons. A dica é a Smart Table, já que o brinquedo oferece várias opções, como peças giratórias, engrenagens e música, itens que despertam a atenção das crianças.


3 anos: Riva Block
A criatividade da criança está muito aguçada nessa fase. Quer montar, encaixar e descobrir novas formas de brinquedos. As peças de montar auxiliam muito os pequenos de cerca de três anos, já que estimulam a criatividade e imaginação, além de desenvolver a coordenação motora.


Sobre a Calesita
Há 15 anos no mercado nacional, a Calesita é uma empresa de Pomerode (SC), que atua com itens para crianças de primeira infância. As especialidades da empresa são os segmentos educativo e passeio, entre outros.


*Nota a imprensa.







Jamilly LIma

2 comentários:

  1. Eu achei esse da ilha da palmeira bem divertido! Faria sucesso aqui
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Por aqui a Maya ama brinquedos educativos...
    Convido-te a visitar meu blog!
    http://coisas-da-maya.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!