Dentinho de leite mole e agora?






Desde o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê, os pais precisam ter todo o cuidado e atenção, fazendo a higienização corretamente, afinal com os dentinhos cuidados os pequenos irão ter uma melhor transição para a alimentação como também na fala.

Como tudo começa.


Os dentes do bebê começam a se formam quando ele ainda está na barriga da mamãe, alguns bebês inclusive já nascem com dentinhos, mas o "normal" é que os primeiros apontem por volta de 6 meses, vale a pena mencionar que cada bebê desenvolve ao seu tempo, como exemplo: meu menino nasceu dois dentes inferiores com 4 meses.
Durante o processo de nascimento dos dentinhos, os bebês podem ficar bem mais irritados, com insônia, excesso de baba. Dizem os mais antigos que o nascimento dos dentes podem ser acompanhados de gripes e febre, coincidência ou não, quase sempre que nascia um dente meu menino ficava gripadinho. O ideal nessa fase é liberar o uso supervisionado de mordedores qualificados pelo INMETRO e a famosa escovinha de dedo para massagear a gengiva. Vale lembrar de que o uso de medicamentação para aliviar os incômodos do nascimento dos dentinhos deverá ser somente com autorização do pediatra.

Os primeiros dentinhos.


Infelizmente ainda hoje algumas famílias não dão a devida importância aos dentinhos de leite, mas como já foi mencionado nesse texto a primeira dentição do bebê deve ser bem cuidada, pois os dentes permanente nascem após absorver o cálcio da raiz do dente de leite. 
A primeira dentição da criança de uma modo geral fica completa por volta dos 7 anos, esses dentinhos são bem menores do que os permanentes que estão por vim.

Dentinho mole e agora?


Como tudo na vida, não existe uma idade certa para a troca dos dentinhos, geralmente isso acontece entre 5 e 7 anos. Quando o dente fica mole é sinal de que o dente permanente já está prontinho para nascer forte e saudável, cabe aos pais explicarem para a criança que isso é um processo natural do crescimento. 
O ideal é que a criança espere o dentinho que está mole cai sozinho evitando assim aquele trauma de dentista. O que se pode fazer é amolecer o dentinho com a língua ou o dedo limpinho. Não esqueça de leva-lo ao dentista nessa fase, pois esse profissional é o mais qualificado para te ajudar com as dúvidas.

Nossa experiência. 


Filhote descobriu seu primeiro dentinho mole (inferior) sozinho, ficou ansioso para o dentinho cair e deixa-lo para a fada do dente. Isso aconteceu logo após seu 5° aniversário. Minha primeira medida foi marcar com um odontopediatra, a consulta demorou alguns dias para acontecer e observei que o dentinho permanente já estava apontando atrás do mole. Imagine meu desespero! Pedi ajuda na indicação de um outro profissional que pudesse nos atender imediatamente e acabei adorando ainda mais do que o profissional que já tínhamos costume. 
Com a dentista relaxei mais um pouco, ela me explicou direitinho o procedimento de espera e solicitou um raio x. Minha grande preocupação era se o dentinho permanente voltaria a posição normal após a queda do dentinho de leite, ela confirmou que voltaria sim com o movimento normal da língua.
Uma semana após termos ido ao dentista o dentinho caiu naturalmente na escola durante o lanche e o pequeno chegou orgulhoso em casa mostrando a "banguelinha" mais linda do mundo!
Então aproveito para registrar que o primeiro dentinho do pequeno aqui caiu dia 18 de maio por volta das 9h da manha.







Jamilly LIma

7 comentários:

  1. Que bacana, o da Isa alguns também caíram sozinho
    outros não, ela não gosta de dentista
    ai fica meio complicado

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  2. Ai que ase linda imagino a alegria dele, ainda bem que ele guardo o dentinho para te mostrar :)
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal, aqui está quase chegando essa fase.. Logo Logo a fada do dente chega por aqui também hehe..
    Beijos

    www.umaboamae.com.br

    ResponderExcluir
  4. Meu filho ainda tá longe dessa fase, mas é bom saber! bjo

    ResponderExcluir
  5. Não vejo a hora do meu filho começar a trocar os dentinhos, acho lindo essa transição, sinal de que eles estão crescendo. Bjss

    ResponderExcluir
  6. Cada fase um registro, tão lindo ver eles crescendo bem...e eles ficam na maior euforia tbm rs
    Bjs

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Do meu filho caiu dois essa semana. E a fada do dente já passou por aqui.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!