A crise do 3° mês- bebê.





De repente aquele bebezinho tranquilo e que mama super bem, dá lugar para um bebê mais irritado e que empurra o seio da mãe , esses são uns dos sinais da primeira crise da vida do bebê: a do terceiro mês!

Juro que não sabia que um bebê de três meses podia iniciar uma crise, até o dia que notei Samuel agitado, nervoso e mamando menos, aí cai na tentação de recorrer ao google e o que me aparece é a tal da crise. De inicio não dei muita bola, mas de acordo com que fui lendo em vários sites, fui percebendo que tem tudo haver com o que estamos vivendo esses últimos dias, assim resolvi compartilhar com vocês.

Aos três meses a visão do bebê está bem melhor do que nos meses anteriores, ele passa a enxergar melhor as cores e tudo o que está a sua volta merece ser explorado com os olhos. A primeira coisa que parece bem divertida para o bebê é a mãe, ele a procura com os olhos e as mãozinhas alisando seu rosto e cabelos, assim mesmo que ainda remotamente ele começa a perceber que a mãe não é um pedaço dele.

Soma-se a isso o fato de que o bebê passa a mamar menos (isso é o que pensamos), a verdade é que nessa fase o bebê já está bem craque na sucção. assim ele só precisa de poucos minutos para completar sua mamada. Pode ocorrer também que a partir dessa idade o bebê não mame mais tranquilo, ele se esforça para durante a mamada olhar tudo o que está a sua volta e um simples barulho de televisão pode ser o vilão para interromper a mamada para nosso desespero, lembre-se , o bebê agora sente-se o dono do mundo, ele quer sentir, vê e ouvir todas as sensações!

Meu bebê está mamando rápido e super nervoso, parece não mais se concentrar na mamada, fica olhando em volta procurando motivos para sorrir, mama dois ou três minutos e nem adianta insistir que ele não aceita mais. Liguei para a pediatra quase chorando pedindo ajuda acreditando que ele estava desmamando naturalmente. Com calma a pediatra me explicou que é nessa fase que as mamães mais desistem de amamentar exclusivamente, acreditando que o bebê não quer mais o seio e até mesmo que o bebê já não a ama quanto antes. 

Mesmo ouvindo as explicações da pediatra e achando vários artigos na internet sobre a crise do 3º mês eu ainda estou nervosa achando que ele não está se alimentando suficiente. No momento da mamada entro no quarto, fecho a porta e tiro tudo que possa chamar sua atenção, mas ele sempre consegue se distrair até com um sujinho na parede. De acordo com que tenho lido a crise vai embora junto com o 3° mês ( faltam apenas alguns dias para isso )

Somando-se as mamadas rápidas e distraídas com o reconhecimento da mãe não ser uma parte dele, o bebê ainda pode acordar chorando no meio da noite ou na soneca da tarde, tudo que ele irá precisa é de colo, chamegos, o seio e sua voz.

Para quem está passando por isso, paciência! O 4º mês chega rapidinho e novas experiências virão!!!




Jamilly LIma

6 comentários:

  1. Passei por isso com a Sofia, mas conversando com a pediatra dela que disse que a fase iria passar, não desisti de amamentar não... infelizmente conheço mães que pararam de amamentar nessa fase por achar que o bebê não queria mais o peito. Adorei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ele pode tudo Milly. Essa coisinha fofa pode esbravejar que eu não ligo não kkk
    Mas falando sério. Tenho a nítida impressão q as fases estão acontecendo mais cedo!!! E nessa idade eles reconhecem que estão fora do útero e que a mãe não é única e exclusiva deles. Aí colocam a boca no trombone mesmo!!!
    espera chegar os 10,11 anos amiga kkk
    BJKS

    ResponderExcluir
  3. Nossa não sabia dessa crise, vou ficar de olho quando os bbs nascerem, obrigada pelas dics. Bjss

    ResponderExcluir
  4. Não sabia dessa crise, estou iniciando a dos dois anos..rs

    ResponderExcluir
  5. Pra mim tudo era cólica e refluxo, mas sei que aos 4 meses tudo se ajeitou mesmo!!
    Não sabia sobre essa crise!!
    Bom saber!!

    ResponderExcluir
  6. Bem legal esse post.. Confesso que num me lembro te der passado por essa crise dos 3 meses não.

    Beijos,bom final de semana!!

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!