5 Coisas que você não deve falar para quem sofreu um aborto espontâneo

Aborto espontâneo- dor e luto.


imagem google



Gravidez é um momento lindo e mágico para a mulher, desde o comecinho ela se prepara e sonha para escutar o coraçãozinho do bebê, sentir seus chutinhos e ver seu rostinho. É algo inexplicável o elo entre mãe e bebê, logo após o positivo nosso coração já não nos pertence e já amamos o bebê e o desejamos fortemente. Porém, as vezes, por uma infinidades de questões o sonho de gerar é interrompido por um aborto espontâneo ou retido e nesse momento o que era só alegria passa a ser uma tristeza sem explicação.

A maioria das pessoas que estão próximas as mulheres que sofreram o aborto  não entendem o sofrimento, a dor e o luto. Sofri um aborto espontâneo há dois anos, uma dor sem explicação, incompreendida e solitária. 

Respeite a dor do próximo, mostre atenção, preocupação... uma futura mamãe que tem o sonho interrompido merece colo e amor, mas todo cuidado na hora de consolar.

  • Não diga nada sobre: "você é jovem, logo engravida de novo". 
Tudo que não queremos ouvir é sobre nova gravidez, juventude, saúde... Queremos consolo e não premunições de que na próxima vai da tudo certo.

  • Não diga nada sobre: "eu tive 5 abortos seguidos e conseguir engravidar"
Oi? Por tudo que é mais sagrado nesse mundo, nesse momento não queremos ouvir sobre suas percas e nem as percas da sobrinha da vizinha da melhor amiga da sua tia. 

  • Não diga nada sobre: " a dor logo passa"
Não queremos que ela passe, queremos poder sentir a dor. Parece estranho, mas é exatamente isso que desejamos.

  • Não diga nada sobre: "você estava tão bem o que aconteceu?
Não temos bola de cristal para saber o que aconteceu e muito menos queremos saber, quem sabe depois de algum tempo. 

  • Por último, não ignore a dor.
O melhor mesmo é oferecer amor, dê atenção, enxugue as lágrimas, abrace, mostre respeito pela dor e só depois com o tempo fale, prefira escutar.







Jamilly LIma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!