Dormir durante o dia pode não ser uma boa ideia para as mães

Especialista do Hospital CEMA explica por que não é recomendável que as mães compensem o sono noturno com sonecas à tarde e ensina como dormir melhor




Se tem uma coisa que falta na vida das mães é o sono. Seja por que o bebê precisa mamar ou está com o dente nascendo, ou por que a criança sente medo ou está gripada. Pergunte para uma mãe o que ela acha de tirar um cochilo e experimente ver a alegria nascer no rosto dela. Muitas, na ânsia por dormir, aproveitam as sonecas da tarde do bebê e vão dormir junto. No entanto, essa atitude pode não ser tão adequada. “A regulação do sono se dá por uma série de mecanismos, o sono da noite faz parte do ciclo natural das pessoas, e a qualidade dos sonos é melhor quanto mais natural puder ser. Dormir durante o dia não compensa a alteração de sono noturno, podendo, inclusive, alterar ainda mais a qualidade do sono”, explica o otorrinolaringologista do Hospital CEMA e membro da International Sleep Surgery Society, Emerson Thomazi.

Segundo o médico, o mais indicado é ter uma rotina consistente, ao invés de tentar entrar na rotina dos bebês. “Acompanhar o ritmo deles pode ser pior do que ficar sem dormir durante o dia”, alerta. Quem tem filhos pequenos sabe, eles demoram a engatar um sono de noite inteira. Para as mães, as consequências dessas noites mal dormidas vão desde inseguranças, cansaço e muita aflição, até conflitos no casamento, mal humor, agitação e muito estresse causados pela falta de sono.

Para os filhos, os danos também são sentidos. Além de contarem com mães cansadas, estressadas e, muitas vezes, isoladas pela falta de compreensão - o que impacta negativamente na relação entre mãe e filho - há o risco de que o sono das crianças fique ainda mais prejudicado. Principalmente se a mãe sofrer de insônia. Um estudo da Universidade de Basel, na Suíça, e de Warwick, no Reino Unido, concluiu que mães com insônia afetam diretamente a qualidade do sono dos filhos, fazendo-os dormir menos e de maneira mais superficial. “Talvez as crianças aprendam a imitar os padrões de sono dos pais, embora a insônia tenha também uma influência genética”, avalia o especialista.

Mas, como conseguir ter boas noites de sono? O médico dá algumas dicas. “A atividade física contribui para um sono melhor, além de aumentar a autoestima e disposição. Beber água com frequência também é importante, pois ajuda a regular o funcionamento do organismo. Comer bem, de modo saudável, sem recorrer a dietas desnecessárias, evitar o excesso de equipamentos eletrônicos, pois eles são péssimos para um sono de qualidade, são algumas ações que podem ajudar”, aconselha.

De acordo com Thomazi, outra medida essencial é adotar uma rotina consistente, para que o corpo se adapte e o relógio biológico funcione de modo adequado.  Por último, é importante que as mães tenham clareza de que essas alterações de sono no início da vida dos filhos fazem parte do pacote da maternidade. “É importante saber que não é a única mãe a passar por esse período de adaptação. Isso diminui as angústias e incertezas geradas nessa fase. Vale a máxima de que esse período passa rápido”, finaliza o médico.

Jamilly LIma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!