Criança e episódios de vômitos

O que fazer quando o vômito vem?



Criança é sinônimo de alegria, energia e risadas, quando vemos uma criança muito quietinha no canto da casa, sonolenta e querendo apenas dormir já sabemos que alguma doença aparecerá. Na infância, é bem comum os resfriados , alergias e viroses nos pequenos virem acompanhadas de febre e indisposição, mas e quando vem com vômito o que fazer? 

Sem dúvida a nossa primeira reação como mães é querer correr para o pediatra, mas é importante reconhecer os sinais que acompanham o quadro de vômito. Se notar que a causa é por ingestão acidental de remédios ou quando a criança cai batendo a cabeça ou se o vômito é persistente, se é acompanhado de febre procure imediatamente o hospital mais próximo. 

Crianças pequenas tendem a ficar desidratadas rapidamente quando há vômitos seguidamente, os sinais são: lábios rachados ou pouca quantidade de urina podendo ter cor e cheiro forte, assim é necessário reidratar. Em alguns casos essa reidratação será necessário ser feita no hospital, diretamente na veia. O pediatra também pode solicitar a reidratação feita em casa com soro comprado em farmácias ou com o soro feito em casa. Siga a orientação médica.

Para evitar que a criança se engasgue com o vômito, sente-a e incline-a um pouco para a frente, facilitando a expulsão do vômito. Caso a criança esteja dormindo deitada, deixe-a virada de lado até que pare de vomitar, evite deixar a criança que está com episódios de vômitos dormir sozinha ou dormir de barriga para cima, essa posição poderá sufoca-la quando vomitar. 

Após o episódio de vômito espero de 2 a 3 horas para oferecer alimentos sólidos, enquanto isso ofereça bastante líquido, após esse tempo dê preferência por alimentos bem leves como uma sopa ou um mingau, mesmo que ele coma só um pouquinho. Evite alimentos gordurosos e de difícil digestão. 


  

Jamilly LIma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!