10 dicas simples de fazer com os filhos na quarentena- Coronavírus

Luzia Costa, empresária e mãe, dá ideias de entreter as crianças no isolamento social.



Além de pensar nos negócios, nas finanças e em outros assuntos importantes neste momento de quarentena, muitas mães empreendedoras precisam se adaptar para realizar todas as tarefas de casa, do trabalho (muitas vezes home office) e principalmente, ter momentos de interação com os filhos que estão em casa.

"O isolamento social nos faz compartilhar as 24 horas do dia com nossa família e podemos tirar momentos incríveis, deixando os dias mais leves com brincadeiras e muito entretenimento", afirma Luzia Costa, fundadora da rede Sóbrancelhas e mãe de dois filhos.

Pensando em auxiliar nas ideias do que podem fazer nesses dias em casa, Luzia separou algumas dicas simples de atividades para realizar com os filhos. Confira abaixo:

1. Importância de serviços domésticos

Este é o momento ideal para os filhos ajudarem em atividades de casa, como lavar a louça, arrumar a cama, o armário, varrer a casa, tirar o lixo, enfim. Para esses momentos não serem marcados por preguiça, faça uma gincana entre filhos, intercalando as atividades.

2. Brinque com materiais reciclados

Aproveite materiais que iriam paro lixo para produzir objetos de artesanatos, como caixinhas de leite que podem virar bolsinhas, tampinhas e latas que podem ser porta-trecos, entre outros. Assim é uma maneira de entreter e ensinar a importância da reciclagem de materiais.

3. Monte um acampamento na sala

Que tal montar um acampamento para as crianças na sala de sua casa? Improvise uma cabaninha com lençóis, cadeiras e almofadas pelo chão da sua sala. Esta brincadeira irá entreter por bastante tempo seus filhos. Aproveite e faça um piquenique com comidinhas como bolachas, sucos e frutas, por exemplo!


4. Faça um jogo da memória

Que tal pedir para seus filhos separarem objetos que eles mais gostam? Após a escolha, tire uma foto, imprima duas cópias de cada e recorte em quadradinhos. Prontinho, você terá um jogo da memória personalizado da sua família.

5. Faça uma exposição de desenhos

Hoje em dia, crianças e adolescentes vivem na era dos jogos e conteúdos online. Relembre com eles as brincadeiras da sua infância como passa anel, telefone sem fio, stop, bolinha de sabão, batata quente, entre outras brincadeiras que passam o tempo além de serem superdivertidas.

7. Hora da pipoca

Todo dia da semana, separe um tempinho para assistirem filmes e desenhos juntos. A ideia é que cada dia, uma pessoa escolha o título para ficar um momento descontraído e dinâmico, agradando o gosto de cada um!

8. Brinque de "quem sou eu"

Esta brincadeira é muito divertida e a família toda irá adorar. Separem em um papel, o nome de um personagem, artista, até mesmo uma pessoa do convívio da família. Cada um que escreveu, gruda na testa do participante ao lado, sem que ele veja. Cada pessoa com o papel grudado precisa fazer perguntas para os outros participantes para adivinhar quem ela é. Por exemplo: "Eu sou homem?", "Sou famoso", e assim por diante. Os jogadores só poderão responder sim ou não.

9. Faça massinha de modelar

Todos gostam de brincar de massinha, não é mesmo?! Além de passar o tempo, estimula a criatividade e ameniza ansiedade e estresse. Prepare com seus filhos a própria massinha com os seguintes ingredientes: 1 xícara de sal, 1 xícara e meia de água, 4 xícaras de farinha de trigo, 3 colheres de sopa de óleo, e se você tiver, acrescente corantes. Misture tudo e pronto, a massinha está pronta!

10. Cozinhem juntos

Quanto mais tempo em casa, mais bate aquela vontade de comer, não é mesmo?! Separe um tempo para cozinharem juntos e também incentivar seus filhos a aprenderem receitas. Comece com dicas simples como brigadeiros, bolos, entre outras coisas gostosas que vocês adoram comer juntos!


Jamilly LIma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!