Os maiores medos da maternidade

Quais os medos mais frequentes que a maternidade trás a tona 



A maternidade na grande maioria das vezes é algo muito esperado pela mulher ou pelo casal, sendo assim muitos planos são traçados a partir do momento que o teste indica positivo. Existe toda uma preparação para que o bebê venha ao mundo, preparações físicas, emocionais e do ambiente. 

São muitas transformações e responsabilidades que a mulher ou casal enfrentará nessa jornada incrível, transformações que determinarão o estilo de vida da família inteira. Os desafios da maternidade começam quando o bebê ainda está na barriga.

Se tem uma coisa que sempre se passa na cabeça de uma gestante é sobre o tipo de parto que ela terá, muitas vezes a mulher já tem uma decisão tomada muito antes de receber o positivo, mas sempre tem quem queira opinar. 

O medo de tomar a decisão correta para essa hora é normal, mas lembre-se que para seu parto ser tranquilo siga as recomendações medicas no pré natal, tenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Passando toda essa parte da escolha do tipo de parto, bate aquele medinho do bebê nascer com algum problema de saúde, seja físico ou mental, o melhor mesmo é manter esse tipo de pensamento afastado e ter bastante calma. Caso a ultrassom aponte algum problema procure um especialista para entender melhor as orientações a serem seguidas. Lembre-se todo bebê é perfeito!

Depois do bebê nascer o medo mais comum da maioria das mulheres é sobre a amamentação. Não caia nessa que seu leite é fraco, procure orientação profissional se não estiver conseguido amamentar, tenha calma e você terá grandes chances de amamentar, mas se não der não tem problema, você continua sendo uma mãezona. 

A licença maternidade passa rapidinho, você olha aquele bebê ainda tão pequeno e pensa que nunca conseguirá voltar ao trabalho. Essa é uma etapa difícil e a volta ou não ao trabalho será uma decisão sua com seu companheiro levando em consideração as condições financeiras e emocionais. Se escolher voltar ao trabalho não se sinta "menos"mãe e se escolher a maternidade em tempo integral não se sinta "menos" profissional.

A educação daquele bebezinho que está crescendo tão rápido é uma preocupação que te acompanhará nos próximos anos, afinal, as crianças vão crescendo e as necessidades irão apenas modificar conforme a idade. Você conhecerá seu filho como ninguém, saberá suas emoções só em ver seus olhinhos, quando eles entram na adolescência as coisas tendem a ficarem mais difíceis, mas se você deu um bom alicerce agora só resta acompanhar de perto.

Conforme vão crescendo dentro da barriga o medo de perde-los se torna real, esse medo é normal, mas devemos ficar atentas a super proteção que pode levar com que a criança se torne emocionalmente fraca. 

O primeiro dia na escola ou na creche é um medo inevitável, geralmente essa etapa da vida é mais fácil para as mães que voltaram a trabalhar após a licença maternidade. Pra ficar mais tranquila, visite várias escolas antes de tomar a decisão da escolha, converse com amigos que já tenha filhos em escolas, peça indicações, confira de perto se a escola possui uma boa estrutura para as crianças e profissionais preparados. 

Sei que os medos são vários, mas vou ficando por aqui, espero que ajude as mamães de primeira e várias viagens. Se precisar conversar meu e-mail blogmaeparasempre@gmail.com







Jamilly LIma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!