Dicas para o melhor aproveitamento do estudo on line para crianças

Estudo on line durante o isolamento social

Não é de hoje que sabemos que as crianças tem uma maior facilidade de se adequar ao novo e principalmente em manusear aparelhos eletrônicos. Comumente ouvimos a frase que as crianças já nascem sabendo mexer em celular e amando botões. 

Todos esse interesse em tecnologia que muitas vezes assusta a nós pais que ficamos preocupados com a quantidade de informações recebidas através da tela, já escrevi uma postagem sobre os perigos por detrás da tela, nos dias em que estamos vivendo onde o estudo está sendo feito on line, podemos enfim usar todo esse interesse a nosso favor. 

Não coloque pressão 

Estamos vivendo dias difíceis não só para os adultos, mas também para as crianças, o isolamento social provocado pelo covid-19 mexe com o psicológico e as emoções. As crianças pequenas sentem falta dos amigos e das professoras e de todo ambiente e rotina escolar.

Levando em consideração isso, minha primeira dica é não colocar pressão na criança, não faça do momento da aula on line um transtorno a mais. Deixe o ambiente confortável e longe de distrações, siga a rotina de estudos, se a criança preferir ela pode até vestir o fardamento escolar. 

Mantenha a rotina fazendo com que a criança acorde no horário correto, faça a refeição apropriada, tome banho, escove os dentes, tudo sem pressão e sem correria. Não adiantará expulsa-la da cama para assistir aulas recém acordando.

Faça pausas 

As escolas que aderiram as aulas on line precisam fazer pequenas pausas para que as crianças possam beber água ou ir ao banheiro. Peça para que seu filho use essas pausas para suas necessidades evitando que se ausente durante o conteúdo. 

Durante a pausa entre uma aula e outra ajude a criança a organizar o material que usará como livros e cadernos, isso ajudará bastante, evitando a perca do conteúdo para procurar o livro. 

Mantenha contato com os amigos

A maioria das pessoas possuem grupos pelo what com os pais da turma do filho, use esse grupo para sugerir encontros on line entre as crianças. Deixe-os a vontade para conversarem, trocarem dicas de desenhos, filmes e jogos. Além de puderem usar esse contato on line para tirar dúvidas sobre os conteúdos já vistos.


Aos pais

Tenho percebido pais desesperados sentindo-se despreparados para essa nova rotina, sobrecarregados com o trabalho, com a casa e com o estudo das crianças. Não se cobrem tanto! Mantenha a calma e relaxe. Quando tudo isso passar e a escola voltar os professores e todo o corpo docente escolar estará preparado para receber da melhor forma os alunos e incentiva-los e ensina-los recuperando o tempo. 


Jamilly LIma

2 comentários:

  1. Nossa, preciso comentar essa postagem, aqui tenho três crianças nesse processo, e eu ainda faço duas faculdades EAD, esse processo no começo me deixou bem estressada, mas hoje graças a Deus estou mais acostumada e montando rotinas que tem funcionado bem para mim.Tudo que vc descreveu no post eu já pratico. Bjs Monalise Nogueira www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir
  2. OI Jamilly, é uma novidade para pais, alunos e professores. Todos se adaptando e aprendendo juntos como usar essa nova ferramenta. Muito boas as suas dicas.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!