Receita de pão caseiro fácil e delicioso

Receita para o dia a dia


Nessa período de isolamento social provocado pelo covid-19, me descobrir uma ótima padeira. Nunca tinha tentado fazer pão e comecei assistindo vários vídeos e lendo bastante, absorvi uma coisinha aqui outra ali e agora meus pãezinhos fazem o maior sucesso na família. Vamos a receita!

Ingredientes:


600 gramas de farinha de trigo sem fermento - tipo 1 ( dependendo da qualidade da farinha que use possa ser que você precise um pouco mais);
1 pacote de 10g de fermento biológico seco;
3 colheres de sopa de açúcar;
Meia colher de sopa de sal;
1 ovo médio;
3 colheres de sopa de óleo de cozinha;
300 ml de água fria.

Modo de fazer:

Em uma bacia coloque a farinha de trigo sem fermento + 1 pacote de 10g de fermento biológico seco + as 3 colheres de açúcar, misture tudo. Depois acrescente 1 ovo médio + 300 ml de água fria + 3 colheres de óleo e o sal.

Chegou a hora de colocar a mão na massa para sova-la. Na bancada polvilhe um pouco de farinha de trigo e mexa a massa sovando até que ela fique bem lisinha e macia, aproximadamente 15 minutos. 

Quando sentir que a massa está bem macia, coloque em uma vasilha com tampa e deixe a mesma descansar por 40 minutos, o ideal é deixar a vasilha dentro do forno desligado. Passando o tempo você notará que a massa dobrou de tamanho e ficou ainda mais macia. 

Agora divida a massa ao meio e dessas duas partes faça outras três partes de cada. Com ajuda do rolo abra cada pedacinho dessa massa na bancada e vá enrolando como se estivesse fazendo um canudinho. 

Unte a forma com óleo e passe o papel toalha para retirar o excesso, coloque os pãezinhos dando uma distância entre cada. Deixe descansar por 20 minutos.

Em uma vasilha coloque um ovo e mexa, quando os pãezinhos tiverem descansado, pincele esse ovo em cima de cada um.

Pré aqueça o forno em 180º por aproximadamente 10 minutos, coloque seus pãezinhos para assar por aproximadamente 15 minutos ou até que estejam bem dourados. Você notará que eles cresceram bastante. Depois de assado e ainda quentinhos, pincele manteiga por cima, fica ainda mais gostoso. 


Jamilly LIma

3 comentários:

  1. Parabéns por compartilhar. Receitas super facieis de fazer. Bjs querida tenha um bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Oi Jamily, eu também tenho feito pães caseiros. Uma delícia, né? Gostei da sua receita. A receita que fiz aqui em casa não tinha ovo. Vou experimentar a sua.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  3. hum delícia, vou fazer.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!