Como estimular o movimento de pinça em crianças


O movimento de pinça consiste em ensinar seu bebê a pegar objetos usando os dedos indicador e polegar, esse movimento é muito importante para a coordenação motora fina e mais tarde ajudará seu filho no processo de aprendizagem de escrever, recortar, fechar um zíper por exemplo.

Todo bebê tem seu ritmo no processo de desenvolvimento, mais por volta dos 6 meses você já pode começar o estímulo, o movimento vai ficando mais confortável para realização por volta de 8 meses. 

Apesar de parecer fácil, para os bebês esse movimento precisa ser treinado de forma lúdica, é um movimento que exige bastante atenção e cuidado. Como a maneira mais fácil de estimular uma criança é brincando, com esse movimento não será diferente. 

Dê para o bebê pedaços de papeis e ensine-o a rasgar, o bebê irá achar bem divertido, você pode também cortar pedaços de frutas para que o bebê use os dedinhos para pega-las e leva-las a boca. 

Com os bebês já maiorzinhos e você estando sempre de olho na brincadeira, coloque caroços de feijões crus em uma vasilha e ensine a criança a colocar os feijões um por um dentro de um copo, lembre-se de deixar o bebê bem a vontade brincando sob sua supervisão, muitas vezes de inicio eles desistem, mas você pode estimula-lo em um outro momento. 

Além desas brincadeiras você pode estimular a criança a enrolar bolinhas de papel ou colar caroços de milho em um desenho. Leve sempre em consideração o processo de  desenvolvimento do seu filho e suas preferências nas brincadeiras. 

Jamilly LIma

Um comentário:

  1. OI Jamilly, esse movimento de piça é mesmo muito importante e não é fácil para a criança. É legal estimular esse movimento porque ele vai ser fundamental para os demais e mais tarde para a escrita. Ótimo post. Gostei muito.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!