Como calcular o dia fértil- Aprenda!

Aprender a calcular o dia fértil te ajudará a engravidar ou evitar uma possível gravidez

O período fértil é a fase do ciclo menstrual em que o corpo da mulher está preparado para fertilizar, caso ela tenha relações sexuais sem proteção e esteja em idade fértil, isso é, ainda não esteja na menopausa. Para ser ainda mais especifica, nesse período a mulher biologicamente falando, está apta para engravidar. 

Em mulheres com ciclos de 28 dias o período fértil começa 3 dias antes do 14º dia, contando do primeiro dia da menstruação e termina 3 dias depois dessa data, havendo uma repetição todos os meses até que se encerre a fase fértil. 

Apender a calcular esse período ajuda as mulheres que planejam uma gravidez e até mesmo aquelas que não desejam. Tanto para evitar ou planejar é necessário que a mulher conheça bem seu ciclo e fique atenta a duração média da menstruação. 

Se você possui o ciclo irregular, a contagem não é tão segura, já que menstruação ocorre em dias diferentes. Para as mulheres com ciclo irregular, pede-se que ela observe por um ano seu ciclo, anotando durante esse tempo a duração de cada ciclo e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao mais longo.

ex: Se seu ciclo mais curto foi de 21 dias e o ciclo mais longo de 30 dias, você fará a conta da seguinte forma. 21 -18 = 3 e 30 -11 = 19, ou seja seu período fértil conforme exemplo seria entre o 3º dia e o 19º dias do ciclo. 

Caso deseje engravidar, as mulheres com ciclo irregular podem recorrer aos testes de ovulação que são vendidos em farmácias, além de ficarem sempre atentas as respostas que o próprio corpo dá, como:

  • Secreção vaginal transparente
  • A temperatura corporal aumenta um pouco
  • Irritação ou instabilidade emocional
  • Leve dor no baixo ventre
  • Surgimento de espinhas
  • Aumento do libido  
De todas as formas, lembre-se que a visita ao seu ginecologista de confiança é sempre necessária e ele poderá te ajudar e aconselhar da melhor forma. 

Se você já estiver esperando seu bebê, confere essa postagem com uma seleção de 3 aplicativos maravilhosos para gestantes
Se estiver procurando um aplicativo que te ajudará a controlar os dias da menstruação e te mostrará o período fértil, dá uma olhada nessa postagem: Dica de aplicativo feminino

Até a próxima!


Jamilly LIma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!