Apoiamos a Amamentação- A arte de amamentar por Nádia Lima

Hoje é a última participação da nossa 1ª Campanha Apoiamos a Amamentação, nossa participante é a Mamãe de segunda viagem Nádia Lima que escreve no Blog Amor Materno, mamãe da Amanda e do Calebe.


A arte de amamentar por Nádia Lima

Olá!!!
Amamentar sem dúvidas é um processo,que necessita de preparo emocional e físico.Ouvimos falar constantemente da importância para nossos bebês e muitas vezes criamos " vários sonhos" em relação a isso.

Mas,o que acontece de verdade ?

Quando nossos pequenos comilões chegam aos nossos braços,eles de forma incrível e maravilhosa,sugam e sugam a procura de alimento.E nossos seios como ficam?

Algumas mulheres iniciam um processo bem dolorido.Nossos seios são sensíveis,usamos sutiãs confortáveis de tecido macio e dificilmente tomamos banho de sol.

Quando nossos seios são abocanhados por nossos pequenos,iniciam os machucados... Tudo por não pararmos para refletir sobre o assunto antes do nascimento de nossos filhos.Conversar com outras mamães é importante,mas nosso médico obstetra sem dúvidas poderá nos informar melhor sobre o que podemos fazer para evitar essas fissuras.

Existem os cursos para gestantes que orientam e trazem técnicas importantes para quem irá iniciar este processo.

Cuidar da parte física,seja tomando banho de sol,usando um creme,deixando os seios em contato com a camisa,ajudam.Pra mim,isso é um fato e não mito.

E o psicológico como fica ? Assistimos na televisão,lemos em livros e jornais,o quanto é lindo e saudável amamentar,mas é preciso lembrar que vão existir momentos onde não estaremos tão confortáveis e até iremos torcer para que nossos pequenos mamem rapidinho durante aquela madrugada incrível de sono.

Acordar na madrugada,descabelada e caindo de sono é comum para muitas mulheres e acredito ser necessário aceitar que não somos de ferro e que isso pode acontecer...

 Já conheci algumas mamães que ficam bem tristes por não conseguirem amamentar de forma calma e sem dor,e acabam desistindo por acreditarem que são "fracas" ou que "não nasceram pra isso".

É preciso nos conscientizarmos que somos todas diferentes e que o tempo,o contato com nosso bebê e a experiência nos ajudarão a encontrar a melhor forma de amamentar e obter satisfação nessa experiência.

Com minha 1º filha,eu sofri muito,meus seios ficaram bem machucados,sangravam enquanto eu amamentava,precisei ficar uns 10 dias sem oferecer o peito para minha pequena.Pensei em desistir...Não entendia,como tantas mulheres conseguiam e eu gritava de tanta dor.O que eu tinha de errado?Nada.O tempo foi a resposta.

Agora,com meu 2º bebê,foi diferente.Meu seio machucou,mas não sangrou,nem precisei pausar.Com um pouco de banho de sol e leitura na internet sobre como posicionar o bebê para amamentar,consegui tornar este momento tão recompensador em um momento também prazeroso.

É puramente recompensador,pois quando pegamos nossos bebês no colo para amamentar,o mantemos bem próximo de nosso corpo,podemos olhá-lo,fazer carinho e ir aumentando os laços de amor. A medida que nossos bebês crescem cheios de saúde e de carinho,surgem em nós um sentimento de satisfação,além de toda economia financeira e aceleração da produção de hormônios que "diminuem" o útero,para que ele retorne ao tamanho normal.

Para finalizar,deixo um trecho do livro " Amamentar,por que não?"

O que as crianças dizem sobre o leite materno :

Uma criança sugerir"mamar" a sua mãe que estava se sentindo mal."Você se sentirá melhor logo,mamãe,ela prometeu.

Preciso dizer algo mais?

Obrigada Nádia pela participação!

beijos

Jamilly LIma

4 comentários:

  1. se podemos amamentar sim por que não
    quero muito amamentar minha filhota

    amo amamentar e sou totalmente a favor

    lindo fim de semana

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que prazer temos quando preparamos um jantar para amigos: alimentar as pessoas é mágico. Imagina alimentar um bebê e por meio do seu próprio corpo? Mágico. Adorei o post. Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que em seu coração reina td aquilo que vc deseja, pois o Senhor te fará como um jardim regado, plantado e cuidado pelo Espírito dele e fluirá como um manancial de "águas vivas" bjinhos vc é muito especial pra mim.... FELIZ PÁSCOA
    (`'•.¸(`'•.¸¸.•'´)¸.•'´)
    «`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(\__/)¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(=':'=)¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(")_(")¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
    (¸.•'´(¸.•'´`'•.¸)`' •.¸)'

    ResponderExcluir
  4. Que legal esse post. Comigo também foi assim! Para amamentar a Clara sofri muito, mas não desisti. Porém a Clara largou o peito com 4 meses, não pude aproveitar tanto esse momento.
    Beijos e Feliz Páscoa!
    Débi

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!