Sobre Ser Mãe Adolescente!

Como minha intenção aqui como colunista do Blog é deixar uma visão melhor para as mães adolescentes, dar dicas e poder sanar muitas dúvidas das leitoras. Vamos começar pelo começo né? 

Sobre ser mãe adolescente. Não é normal, não é uma coisa que a sociedade aceite, não é fácil, não é um conto de fadas e como todo mulher cada menina tem sua história. Tem meninas de 16 ou 17 anos que optaram por ser mãe, tem meninas que foi um susto (como eu), tem meninas que estão com o pai da criança e outras não. 

Ser mãe adolescente é uma decisão muito difícil de ser tomada, a primeira coisa que passa na cabeça quando você descobre é  "vou abortar". Horrível né? Mas vou ser bem sincera, é sim. Logo depois a imagem das pessoas comentando, de como contar para os país, do preconceito, da escola e todo o mundo lá fora. E por último como contar para o namorado ou pai da criança? E nesse momento você tem que pensar com você mesma, o quanto você foi responsável por fazer isso acontecer e quanto você madura para assumir está situação.

Existem história com final feliz, outras também só que não do modo que a sociedade "quer" ou "padronizou" e outras não. Já ouvi histórias de todos os tipos. Mães solteiras, meninas que tiveram o filho e deixaram para a mãe criar, mães casadas com o pai da criança e as meninas que optaram pelo aborto. 

Não é fácil ser mãe adolescente, primeiro você enfrenta a sua família, depois os seus amigos, depois uma sociedade inteira que vai te olhar torto toda hora, em qualquer lugar que você for. Independente de você estar com o pai da criança ou não.Você vai ter uma jornada dupla de escola e bebê. Uma tripla se você escola, bebê e trabalho (como eu).

Escrevi um breve texto, para descrever o que eu sinto sobre ser mãe adolescente (uma pequena declaração para o Murillo)

"Você chegou virou minha vida do avesso, me deixou confusa, me fez chorar muito e ter medo. Me completou, me mostrou realmente quem são as pessoas, me ensinou a amar incondicionalmente e me fez acreditar em um futuro melhor. Você chegou antes do que eu imaginava e queria, mas já chegou quebrando tudo, tudo o que era ruim, ficou para trás. Trouxe paz, trouxe amor, trouxe tudo o que faltava na minha vida. Me fez amadurecer e crescer! Larguei as baladas e alguns amigos, ganhei carinho, um companheiro para o resto da vida e os amigos verdadeiros ficaram.
Você é mais do que qualquer "PREÇO" que falaram que eu iria pagar. Obrigada por me trazer a vida, por me mostrar o verdadeiro sentido dela... Difícil acreditar que vive tanto tempo sem você!
Você não foi o "erro" da minha vida, você é a MELHOR coisa que já poderia ter acontecido na minha vida!

Sua mãe adolescente, que TE AMA mais do que qualquer coisa na vida dela!"  



Uma coisa que eu quero deixar para vocês nesse primeiro texto, post é ENFRENTE tudo e todos por esse amor, você merece, foi um presente. Acredito que nada aconteça atoa em nossas vidas. 



Camila Gomes

25 comentários:

  1. Que linda declaração, mostra o quanto ama o Murillo, e como ele te completou, mas infelizmente nem sempre acontece desse jeito, muitas ficam sozinhas, e cuidam do filho e outras não. Mas cada uma sabe o melhor para si.
    Amei o post.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  2. isso mesmo amiga
    as mamãe adolescentes precisam de apoio
    amizade ajuda, e o amor é muito importante postagem fantastica

    lindo dia bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, realmente tudo vale a pena quando sentimos o verdadeiro amor pelos nossos filhos. Parabéns!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu penso sempre nisso..... não vejo tantos blog's de mães de adolescentes.... mas vamos chegar lá. E aí? Bom post. Bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  5. eu tb fui mãe aos 16 anos , não arrependo .....
    mas não foi por opção foi no susto .
    adorei seu texto
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto.
    Mas gostaria de expor minha opinião.
    Não tenho preconceito se a mãe é adolescente ou mais velha, não importa.
    Oque realmente importa é o amor, o compromisso a responsabilidade e isso independe de idade.
    Mas hoje vemos muitas meninas que ainda nem se desenvolveram direito e já estão grávidas, muitas não tem uma vida estruturada e não falo financeiramente mais emocionalmente e encaram isso como algo natural, isso eu não acho legal.
    Apoio sim aquelas que mesmo sem ter planejado, assumem o compromisso e vão a luta pra dar um futuro aos seus filhos pra que eles não sejam apenas mais um número nas estatísticas.
    Conheço muitas mães adolescentes que são guerreiras, acredito que você seja uma também.
    Bjs!!

    Carlah Ventura
    Blog: Intensa Vida

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto Camila, você é uma guerreira e merecedora de tudo isso.
    beijos

    http://viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br/2013/08/dia-dos-paes.html

    ResponderExcluir
  8. Que Linda declaração! Você é uma mãezona!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Linda declaração Camila, a minha irmã também foi mãe adolescente e eu sei o que ela passou, as dificuldades são enormes, mas amor supera tudo.
    Você é uma guerreira, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Não deve ser fácil ser mãe adolescente porque queremos curtir e um bebê é mt responsabilidade, a sociedade super estranha e acha logo que será irresponsável, mas tem algumas que surpreende, muito bom abordar esse tema, bjs

    ResponderExcluir
  11. Amei sua declaração e relato, com certeza não é facil principalmente nessa idade, mais com amor consegue superar qualquer dificuldade que enfrenta pela vida !
    Bjinhos


    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Vc é uma foooooooooooooooofa!!!
    Adorei seu depoimento!
    Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  13. Ser mãe na adolescência não é fácil, se privar de muitas coisas além de matar um leão a cada. Sou mãe de dois adolescentes e sei o que passou e o que passa sinti na pele isso. Mas se conselho fosse bom ouviámos. Agora penso assim, mas antes na adolescência era a minha opinião que prevalecia até que vem os filhos e como mudados... Aprendemos a ser mãe e a amar e ouvir a nossa mãe e a todas as mães que nos cercam.
    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. amiga tudo que falou é verdade..a primeira coisa que vem na cabeça é ABORTO...tambem engravidei num susto rsrrs
    mas hj elas são minha vida ....

    ResponderExcluir
  15. Acho q a maioria engravida pq tanto faz, n é assim tão no susto não, tenho muitas amigas com bb e grávidas, e acho terrível. sempre falta estrutura emocional e financeira então nem se fale, ainda tem aquelas q ficam na casa dos pais ( essas normalmente foram no susto ) mas oq tem de amiga q fica gravida pq não sabe oq quer da vida... xiiii de monte!!

    é triste de ver. e acho literalmente um ansurdo quando engravida ainda na maior cara de pau pela 2 x ...

    a maioria é sim totalmente irresponsável e só percebe isso quando o bb já tem 1 ou 2 aninhos. coitada da criança juro q tenho dó.

    eu não gostaria de ser filha de uma mãe adolescente. é uma boa pergunta a se fazer antes de trepar por ai igual coelho.

    desculpe o desabafo, mas é muito ruim de ver tanta sonsa.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho RIDÍCULO, pessoas que acham que falando asneiras de outras mulheres que engravidaram ou estão grávidas na adolescência, até por que ninguém sofre o que elas sofrem, ninguém é quem compra, fraldas,roupas,sapatinhos, enfim,cada pessoa sabe o quão difícil é trabalhar pra conseguir sustentar um bebê, e também não achem que é legal depender de outras pessoas, é horrível...
    Ta ser mãe na adolescência não é fácil, mas não é tão anormal, existem mulheres de bem que amam cuidam dos seus filhos melhor do que mulheres de 20, 30, 40... Mas também tem mulheres mal intencionadas, que vendem seus bebês, que maltratam da pior maneira, que desfazem, e as que abortam sem ao menos ter o privilégio de traze-lo ao mundo, sem ter a alegria de ver seu rostinho!
    O recado que eu quero dar, é pra que parem de criticar, parem de criar falsos argumentos, se você é uma mãe adolescente ou foi, você vai entender, agora se não foi e não é, apenas tenha consciência de que não é nada feio,ser mãe na adolescência e sim mais uma prova de que o mundo ainda está dividido entre pessoas boa e pessoas ruim...
    Ah mulheres que merecem o respeito da sociedade e as que merecem muito menos que desprezo!
    Um filho é uma vida, é amor, é uma bênção!!!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Camila você e uma obra de de Deus,e Deus e perfeito em tudo que faz que deus lhe abençoe sempre querida. WWW.MARABADIARIO.COM

    ResponderExcluir
  18. nossa lindo post.....ameei...uma linda mensagem de apoio a todas as mamães queacabaram sendo mãe cedo...eu estou para ganhar minha filha a Sophia ela é tudo para mim apesar de ter sido no susto eu não me arrependo.....amo ela mais q tudo nessa vida <3

    ResponderExcluir
  19. Linda declaração.....uma otima alto ajuda para quem está passando por isso...vcs dois são lindos...e filho é benção...ser mãe não é para qualquer um...fui mãe jovem tmb estou para ganhar minha princesinha Sophia..e apesar de tudo só posso dizer q minha filha é TUDO para mim eu amo ela muito..

    ResponderExcluir
  20. Parabéns lindo me endifico ❤
    Irri postar no meu facebook!

    ResponderExcluir
  21. Liindaa a declaração me identifiquei
    #copiei

    ResponderExcluir
  22. Parabéns!! Acho que estou grávida... Sou estudante de agropecuária e meu noivo é professor estamos na espectativas kkkk já faz 9 dias que era para minha menstruação ter vindo e nada

    ResponderExcluir
  23. Vejo três lados, as que defendem, as que concordam ou discordam, e não se trata disso, a meu ver se trata de uma nova "reflexão" sobre o tema, ter um olhar de carinho consigo mesmas,se amar primeiro, ír em busca dos seus sonhos e objetivos para então começar a se preparar para a nobre missão que é a de criar e educar nossos rebentos com amor e responsabilidade. Fui mãe solo aos 30 anos, independente desde os 18 anos e não vou dizer que foi um mar de rosas, depois do casamento veio o divórcio e a negligência paterna. Chefiar a casa, cuidando dos filhos e trabalhando fora, alguém vai ficar em falta...e são os nossos filhos.
    Hoje minha filha tem 27 anos e se lembra das noites que esperava me ver chegar, não aguentando, adormecia e no dia seguinte quando acordava, eu já tinha saído. Esse é um novo mundo e que venha também uma nova mentalidade sobre o tema e a necessidade de colocar no mundo, crianças saudáveis tanto físico, e mental e emocional. Dizem que um caminho trilhado é mais fácil de percorrer, então fica a minha mensagem em torno do tema com todo o meu amor e respeito por 57 milhões de histórias vivenciadas.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!