O sono da criança



Constantemente leio sobre mães que preocupam-se com o sono dos filhos, algumas por acreditarem que o filho dorme demais e outras que dormem de menos. Minha experiência com o sono infantil começa muito turbulenta, meu menino até pertinho dos 3 anos não dormia uma noite completa, acordava várias vezes e muitas dessas vezes simplesmente negava-se a voltar a dormir. Essa fase foi difícil e fiz de tudo que lia na internet de como preparar o ambiente e ele para o sono, a única coisa que realmente resolveu foi esperar o tempo dele.
Quando falo sobre o sono infantil, refiro-me até as sonecas durante o dia, pois sabemos o quanto é importante que a criança tenha um sono sossegado. O sono além de proporcionar o descanso do corpo é um tempo da qual a criança precisa para regular o organismo e reparar toda a perca de energia do dia. 
O sono infantil assim como o do adulto, passa por 4 etapas que se aprofunda progressivamente durante o descanso, cada etapa dura em torno de 90 minutos, basicamente podemos dividir entre o sono leve e o sono profundo.
O sono leve é aquele onde o bebê fica em estado de alerta e o minimo barulho faz com que o bebê desperte, o sono profundo é onde o bebê dorme tranquilo e tem o maior descanso. Durante uma noite o bebê passa por essas etapas e por isso tantas vezes despertam. Para que a criança organize seu sono é necessário os pais ajudarem criando um clima de segurança e conforto para que ao despertar o bebê consiga logo voltar ao sono. 
Cada mãe sabe o que mais tranquiliza seu bebê, seja uma massagem, uma música ou uma historinha, tudo é válido para ajudar a criança a entrar no sono tranquilamente. Quanto ao resto é esperar com paciência e amor a própria criança regular seu sono e criar sua rotina noturna.

3 Comentários:

  1. Bacana esse post, e super concordo, com deixar o ambiente sossegado, e passar pra criança que ali, é um local seguro.
    Eles vão aprendendo!!!

    Blog do Caio ♥

    ResponderExcluir
  2. Com a Sofia sempre tive uma rotina antes de dormir para ela se preparar, colocar pijama, escovar os dentes, deito com ela leio uma historinha e em 5 minutos ela está dormindo... Mas nem sempre foi assim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Aqui ainda é bem complicado com o pequeno pois ele além de dormir super tarde, não dorme a noite inteira.
    Durante o dia sempre tira uma soneca, mas espero que essa fase se resolva mais breve possível.
    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir

Amo quando você comenta! Sua opinião é muito importante e cada comentário muito especial!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...