Proteja as crianças - ensine.

imagem 


Infelizmente ou felizmente, tenho sérias dúvidas, não é possível guardar as crianças em bolhas ou debaixo de suas ``asas´´ a vida inteira. Criança precisa brincar, precisa explorar o mundo e conhecer sensações, sentimentos e fazer descobertas, porém a cada dia que se passa deixar a criança ser criança fica cada vez mais perigoso. 

Na minha infância, a maldade humana já existia, mas não tão descarada como nos dias atuais. Sempre que olho para meus filhos, penso o quanto eles teriam se divertido muito mais se tivesse vivido na minha época. Infelizmente precisamos ensinar nossas crianças princípios básicos de proteção contra estranhos, roubando assim parte da sua inocência. 

A criança é um ser puro, livre da maldade e de sentimentos negativos, por essa razão é extremamente necessário acompanhar de perto. Por ser tão inocente, a criança tende a ser curiosa, espontânea e muitas vezes de fácil convencimento. Por isso é tão importante conversar com seu filho sobre alguns assuntos que trataremos nos tópicos a baixo. 

  1. É importante orientar a criança que caso ela se sinta em perigo, seja qual tipo,ela pode sim tentar correr, gritar e chamar a atenção de outras pessoas, ela não precisa ir com um estranho que puxou seu braço por exemplo. 
  2. Ensine a criança que somente tal adulto pode tocar em seu corpo e principalmente em suas partes intimas. 
  3. A criança precisa saber que deve contar tudo, nunca guardar segredos e que ela pode confiar extremamente nos pais. 
  4. Ensine a criança seu nome completo, nome dos pais, endereço e um número de telefone. 
Nunca, nunca, faça seu filho beijar ou sentar no colo de alguém que ela não queira, É muito comum quando chega uma visita pedirmos para as crianças da um beijo, ou um abraço no até então desconhecido para a criança. Já vi até pais forçarem esse contato. Já parou para pensar como fica a cabecinha da criança? Confusa. Posso ou não posso? 

Muitas vezes ensinamos nosso filhos guardarem segredos, seja de uma festa surpresa ou de um presente que você deu escondido do pai. Logo depois ensinamos a ela que não pode guardar segredos, que precisa contar tudo que acontece na escola, na casa dos amigos, na igreja, no parque... não confunda a criança, não ensine a guardar segredos.

Tenho certeza que você não deixaria um diamante exposto por aqui, não é verdade? Tantas coisas poderiam acontecer a ele. Ele poderia se perder, ser roubado, arranhado ou sei lá... Até quebrado. Muito pelo contrário, você guardaria a 7 chaves. Quanto mais aos filhos, que são o bem mais precioso que temos nessa vida. Filhos são herança de Deus. Precisamos cuidar, amparar, proteger e orientar.

Jamilly LIma

Um comentário:

  1. Que texto tão útil!
    Infelizmente há muitos pais que acham que só acontece com os filhos dos outros.Estou a falar com conhecimento de causa e fico arrepiada ao saber que essas crianças andam entregues a si mesmas.
    Parabéns pelo texto e obrigada por todos os conselhos.
    Um beijinho
    Beatriz
    VIDA E PENSAMENTOS
    http://pegadasdeanjo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!