Diferença entre o ensino tradicional e o construtivista nas escolas.

Quando escolhi a escola do Lucas, já sabia que o ensino era construtivista, mas para falar a verdade na época, isso há mais de 2 anos atrás, nem me liguei muito em procurar saber de fato quais eram as diferenças principais e de fato se existiam. Meu esposo me explicou algumas coisas e eu achei muito interessante, além de ter amado a estrutura da escola e assim matriculamos nosso menino. Minha pergunta hoje é: Você sabe qual é a diferença?



Na escola tradicional o professor é a figura central, ele ensina de maneira sistemática e o aluno absorve o conteúdo. Nas escolas mais tradicionais o ensinamento dado pelo professor não pode ser questionado e é visto como uma verdade absoluta. O tipo de avaliação é feita levando em conta a pontuação obtida pelo aluno e isso mede o tanto de conhecimento que ele absorveu durante as aulas e estudos em casa. Fonte aqui. Esse modelo de escola foi o que eu estudei minha vida toda e quase certeza tenha sido o que você estudou também. A verdade é que não sei ao certo até que ponto isso é negativo ou positivo, mas muitas vezes lembro de ter achado as aulas monótonas e sem graça

Na escola construtivista o professor não é visto como único detentor do conhecimento, o estudante constrói o conhecimento através de formulação de hipóteses e da resolução de problemas. O objetivo do construtivismo é que o aluno adquira autonomia. As disciplinas são trabalhadas em uma relação mais próxima com os alunos e envolve fatores interdisciplinares. O construtivismo foi idealizado para acabar com as provas, porém as escolas construtivistas na sua grande maioria realizam as provas normalmente. Fonte aqui.

A grande diferença está na maneira como o ensinamento é passado e cabe você descobri qual dos ensinos é melhor para seu filho. Se sua criança gosta de questionamento visite e conheça escolas construtivista, mas se sua criança prefere informações a escola tradicional é perfeita para ela.

Qual o método de ensino da escola de seus filhos?


11 Comentários:

  1. Adorei o post .. sempre é bom termos essas informações, e muitas vezes nem sabemos a diferença de uma ou de outras quando vamos escolher a escola ...

    Beijos Mi Gobbato!!!
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. muito bom amiga, quando eu estudada no ensino fundamental era o método tradicional dando nota encima de provas..e no ensino médio era os 2..na escola da alycia ainda nao sei e nosso 1° ano, vou avaliar..
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Gostei de conhecer
    Dicas ótimas,
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acredito que este tipo de ensino dá mais oportunidade à criança para construir até mesmo seu caráter, e os trata como seres individuais, respeitando suas escolhas, muito bacana mesmo!

    bjo!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu post amiga, arrasou :)
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post,mas meus pequenos ainda não vão a escola só ano que vem
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Amiga esse assunto é complicado
    Mais eu prefiro o ensino tradicional, onde os alunos na primeira série já saiam alfabetizado. E onde havia o respeito com professores. Meu filho de 7 anos ainda não sabe ler, eu que estou dando um reforço em casa. acho que o ensino construtivista não prioriza o alfabetismo np primeiro ano escolar.
    Bjs
    Ótimo post
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Heitor ainda não estudo mas quando chegar a hora de escolher vou prestar muita atenção!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a diferença, e na verdade não sabia que existia outo método fora o tradicional.
    Mas acho que o que busca melhor ensinar é válido, aprender sempre e descobrir e opinar é importante.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  10. Ajudou muito em minha disciplina de Teorias do Currículo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Amo quando você comenta! Sua opinião é muito importante e cada comentário muito especial!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...