Diferença entre o ensino tradicional e o construtivista nas escolas.

Quando escolhi a escola do Lucas, já sabia que o ensino era construtivista, mas para falar a verdade na época, isso há mais de 2 anos atrás, nem me liguei muito em procurar saber de fato quais eram as diferenças principais e de fato se existiam. Meu esposo me explicou algumas coisas e eu achei muito interessante, além de ter amado a estrutura da escola e assim matriculamos nosso menino. Minha pergunta hoje é: Você sabe qual é a diferença?



Na escola tradicional o professor é a figura central, ele ensina de maneira sistemática e o aluno absorve o conteúdo. Nas escolas mais tradicionais o ensinamento dado pelo professor não pode ser questionado e é visto como uma verdade absoluta. O tipo de avaliação é feita levando em conta a pontuação obtida pelo aluno e isso mede o tanto de conhecimento que ele absorveu durante as aulas e estudos em casa. Fonte aqui. Esse modelo de escola foi o que eu estudei minha vida toda e quase certeza tenha sido o que você estudou também. A verdade é que não sei ao certo até que ponto isso é negativo ou positivo, mas muitas vezes lembro de ter achado as aulas monótonas e sem graça

Na escola construtivista o professor não é visto como único detentor do conhecimento, o estudante constrói o conhecimento através de formulação de hipóteses e da resolução de problemas. O objetivo do construtivismo é que o aluno adquira autonomia. As disciplinas são trabalhadas em uma relação mais próxima com os alunos e envolve fatores interdisciplinares. O construtivismo foi idealizado para acabar com as provas, porém as escolas construtivistas na sua grande maioria realizam as provas normalmente. Fonte aqui.

A grande diferença está na maneira como o ensinamento é passado e cabe você descobri qual dos ensinos é melhor para seu filho. Se sua criança gosta de questionamento visite e conheça escolas construtivista, mas se sua criança prefere informações a escola tradicional é perfeita para ela.

Qual o método de ensino da escola de seus filhos?


Jamilly LIma

15 comentários:

  1. Adorei o post .. sempre é bom termos essas informações, e muitas vezes nem sabemos a diferença de uma ou de outras quando vamos escolher a escola ...

    Beijos Mi Gobbato!!!
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. muito bom amiga, quando eu estudada no ensino fundamental era o método tradicional dando nota encima de provas..e no ensino médio era os 2..na escola da alycia ainda nao sei e nosso 1° ano, vou avaliar..
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Gostei de conhecer
    Dicas ótimas,
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acredito que este tipo de ensino dá mais oportunidade à criança para construir até mesmo seu caráter, e os trata como seres individuais, respeitando suas escolhas, muito bacana mesmo!

    bjo!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu post amiga, arrasou :)
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post,mas meus pequenos ainda não vão a escola só ano que vem
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Amiga esse assunto é complicado
    Mais eu prefiro o ensino tradicional, onde os alunos na primeira série já saiam alfabetizado. E onde havia o respeito com professores. Meu filho de 7 anos ainda não sabe ler, eu que estou dando um reforço em casa. acho que o ensino construtivista não prioriza o alfabetismo np primeiro ano escolar.
    Bjs
    Ótimo post
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Sou defensor do construtivismo. Minha opinião é, quando se fala e disciplina e respeito, creio que isso tem que vir de casa (Alguns pais querem terceirizar essa responsabilidade e jogam a culpa nas escolas). Segundo ponto, como o construtivismo vem de construir/interação com os outros alunos (uma forma de aprender com os outros também), o próprio aluno já vem com uma bagagem de casa e a partir disso o professor vai formular a melhor maneira de trabalhar com determinado aluno(s). Desenvolvendo assim a capacidade de pensar, refletir e se questionar e não a de simplesmente memorizar conteúdos. Terceiro ponto seria a responsabilidade da família como á falei, de educar o filho e o mais importante acompanhar a vida educacional do filho, como? Participando de reuniões da escola, monitorando a aprendizagem do filho, CONVERSANDO COM SEU FILHO, acompanhando as atividades que foram, estão ou vão ser feitas por ele. Abraço, fica na paz.

      Excluir
  8. Heitor ainda não estudo mas quando chegar a hora de escolher vou prestar muita atenção!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a diferença, e na verdade não sabia que existia outo método fora o tradicional.
    Mas acho que o que busca melhor ensinar é válido, aprender sempre e descobrir e opinar é importante.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  10. Ajudou muito em minha disciplina de Teorias do Currículo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Jamilly, vou te dizer a real: se você realmente ama seu filho,não deseja que ele seja um analfabeto funcional e quer ver o conhecimento dele evoluir saudavelmente, mantenha ele longe de qualquer escola construtivista. Deixe eu falar um pouco de mim: sou pai de um menino de um pouco mais de dois anos e professor de Física de um curso de licenciatura. Estou recebendo nas minhas turmas os primeiros alunos "alfabetizados" pelo método construtivista, e o desempenho de tais alunos é terrível. Eles não conseguem interpretar textos simples e são incapazes de executar cálculos elementares. Estes alunos são o que chamamos de analfabetos funcionais, e os considero caso perdido.

      Vou colocar aqui um trecho do seu texto e tentar explicar o porquê do construtivismo ser uma grande mentira:

      "o professor não é visto como único detentor do conhecimento, o estudante constrói o conhecimento através de formulação de hipóteses e da resolução de problemas."

      Veja só Jamilly, numa sala de aula cheia de crianças que estão aprendendo a ler e escrever, quem seria o outro detentor do conhecimento relacionado à alfabetização senão o professor? Outra coisa , é impossível a criança construir o conhecimento por si só e muito menos a formulação de hipóteses , pois vejamos, ela não é capaz por si só inferir as regras de formação de palavras só observando textos com palavras repetidas e figuras. Para isso a criança teria que ser um gênio indutivo do nível de Aristóteles.
      E como funciona a alfabetização construtivista? Por exemplo, quando vai se ensinar a palavra "gato", é apresentado textos onde aparece várias vezes a palavra e o seu contexto social. E também é apresentado cartões com esta palavra e o desenho do gato ao lado, isto repetidas vezes até a criança associar a palavra "gato" com o animal. Mas se no texto tiver a palavra "gata", a criança pensará que é "gato" , pois ela não aprendeu a decodificar a palavra através da combinação das letras.

      No método traficional, a criança por memorização dos fonemas e suas combinações , e da memorização dos símbolos e suas combinações, consegue decodificar palavras e frases, levando a verdadeira alfabetização.

      Por isso é importante a figura do professor e sua autoridade. Ele com seu conhecimento acumulado e experiência, sabe o caminho das pedras, e assim vem com a receita de bolo. Com sua autoridade ele conduz os alunos ao caminho das pedras.

      Eu recomendo para você Jamilly, o curso de alfabetização do professor Carlos Nadalin. Ele ensina como devemos alfabetizar nossos filhos em casa. Este curso vem apresentando grandes resultados na alfabetização de crianças e estou começando a aplicar com meu filho e gostando bastante dos primeiros resultados.


      Excluir
    2. Perfeito.Sou pedagoga e concordo com vc Unknown.

      Excluir
  11. Tenho que discordar em muito no seu texto, meu filho estudou por tres anos em escola construtivista e o desenvolvimento dele foi maravilhoso. Leu e escreveu super cedo, aprendeu a fazer questionamentos desde novinho. Não podemos julgar todo o ensino por seus alunos, correto? Como disse em meu texto, os pais devem saber o tipo de ensino melhor para seus filhos.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!