Chupeta: usar ou não usar?!


"É importante dizer que o bebê já nasce com o impulso de sugar. Essa sucção servirá para que ele possa se alimentar (amamentação) e também como a primeira forma de satisfação psicoemocional (sensação de prazer).
A chupeta mais recomendável é a ortodôntica. Mais ainda a partir dos dois anos a criança já tem a maioria dos dentes, e é preciso ter cuidado para não atrapalhar a acomodação da língua, nem provocar danos no formato da boca da criança.
A decisão dos pais de oferecerem aos seus filhos a chupeta, deve fazer com que os mesmos tenham a percepção de quando usar.
O uso correto da chupeta é com moderação, feito assim com certeza pais e filhos serão beneficiados apenas das vantagens.

Vantagens:
- Acalmar o bebê;
- Relaxa o bebê quando está com cólica;
- É preferível a chupeta do que o dedo cujo vício é mais difícil de interromper, pois o dedo é parte do corpo da criança e estará sempre ao seu alcance;
- Funciona como treino para sucção no caso de bebês prematuros;
- Ao sugar os batimentos cardíacos do bebê ficam mais regulares;

Desvantagens
- Se o uso permanecer por mais de cinco anos, há risco de surgir uma deformação na arcada dentária;
- Pode transmitir microorganismos se não for bem limpa;
- Otites médias;
- Infecções em Geral;
- Problemas dentais;
- Problemas de fala;
- Prejuízos à amamentação."


 


O meu filho usa chupeta, desde os 2 meses de vida, sempre uso as ortodônticas,dos males o menor. Ele fica realmente mais calmo e pega no sono mais rápido usando a "pepeta" dele! Mas até 1 aninho dele tive um sério problema causado por alergia ao plástico da chupeta, o bochechinha dele ficava vermelha e com os dias descascava (dermatite), de acordo com a Dermatologista que o atendeu esse tipo de alergia é muito comum em bebês mais novinhos e com o passar do tempo a pele acaba que se "acostumando". Mas como não podia simplesmente esperar esse processo, acabei optando por mudar a chupeta por a de acrílico, bem mais difícil de achar(e casos de perdas), pois não vendem em qualquer lugar! 
Depois da mudança e no estoque que tenho agora em casa...kkk deu tudo certo, a alergia sumiu...
Essa é a que ele está usando recentemente, do Nemo, ele adora!!!

Jamilly LIma

3 comentários:

  1. OI MAMAE, Alycia não usa, não pq eu não dei mas pq ela não quis....Ainda bem que vc mudou de chupeta..
    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Thayna pelo carinho, volte sempre

    ResponderExcluir
  3. Nossa nem me fala na chupeta!!! Antes de ficar grávida e durante a gravidez sempre disse que não daria. Quando a Malu nasceu continuei com esse pensamento, mas aí ela começou a colocar o dedinho na boca, aí acabei comprando!! Só dou para dormir, as vezes ela pega, as vezes joga longe!!kkkkk
    Só depois de ser mamãe que revemos nossos conceitos!!!rsrsrs
    bjs Jamilly

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!